A música no cálculo mental das quatro operações nos anos iniciais do ensino fundamental:

um MIX potencial matemático

  • Dara Domingos FIRMINO
  • Herica Cambraia GOMES Pontifícia Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Esquema de Corporeidade. Musicalidade. Cálculo Mental. Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Este relato de experiência baseado na metodologia do ensino de matemática denominada: Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental, objetiva descrever o benefício da Musicalidade (corporeidade, ritmo e som tipicamente humano) como ferramental de ensino da música e matemática. As observações iniciais apontam a relação da ludicidade para a construção do conceito de número e a manipulação do sistema de numeração decimal. A atividade de conteúdo curricular composta de compassos, figuras rítmicas, pausas e sequencias musicais completam a proposta da atividade que possui seus desdobramentos cunhados pelos alunos durante seu exercício. Este experimento faz parte da pesquisa de maior expansão de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que visa a construção de conhecimentos do planejamento didático. Os resultados parciais apontam sua eficácia por meio das respostas imediatas dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental durante as atividades ao realizarem as quatro operações matemáticas por meio do cálculo mental e da expressão corporal. Além disso, foi possível realizar a transposição das vivências para a linguagem musical e para a linguagem matemática por meio de escrita individual e coletiva.  

Biografia do Autor

Dara Domingos FIRMINO
Pesquisadora do LIPANEMA. Centro Universitário de Barra Mansa. Acadêmica do curso de Música
Herica Cambraia GOMES, Pontifícia Universidade de São Paulo
Doutora em Educação Matemática (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática/PUC - SP), Coordenadora Pós-Graduação UBM (Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas), Pesquisadora Responsável Projeto de Extensão (Mix Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade (2019-2020), Professora Ensino Superior Pedagogia e Pós Graduação cursos: Física, Educação Matemática, Ensino Superior, Pedagogia, Psicopedagogia, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Neurociência Educacional, Ética e Filosofia. Pesquisadora Responsável - LIPANEMA -Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática; Coordenadora e Formadora de Professores da Educação Especial APAE - CEMAE/ Barra Mansa - RJ; Responsável Consultoria Técnico Pedagógica Neurociência Música e Matemática Colégio Augusto Ramos SP (2020 e 2021) Mestre em Ensino de Ciências e do Meio Ambiente, Pós-Graduada Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Alfabetização, Pedagoga (Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Magistério Ensino Médio e Administração Escolar) Musicista, pianista e teoria musical
Publicado
2022-05-25
Seção
Artigos