A importância do conhecimento docente para o exercício Música e matemática na educação infantil

  • Hérica Cambraia GOMES Pontifícia Universidade de São Paulo
  • Maria Euda Leandro LACERDA Centro Universitário de Barra Mansa
  • Rosemar Alexandrina MEYER Centro Universitário de Barra Mansa
Palavras-chave: Conhecimento Docente, Atividades Música e Matemática. Educação Infantil.

Resumo

A pesquisa em andamento objetiva identificar conhecimentos necessários à intencionalidade docente como mediador do processo ensino-aprendizagem da matemática por meio da musicalidade. A metodologia tem abordagem qualitativa e pretende contribuir com proposta da formação docente. Ainda, por meio de relato de experiência utilizou-se como suporte teórico a interdisciplinaridade de áreas da didática, musicalidade e matemática e fundamentos da educação musical. Os resultados apontaram conhecimentos acadêmicos indispensáveis ao mediador docente acerca da neuroaprendizagem, planejamento didático, construção do conceito de número e teoria musical básica. Os apontamentos das atividades foram realizados em duas turmas de educação infantil, em dois municípios distintos por duas pesquisadoras participantes do grupo de estudo mix potencial, do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática.  

Biografia do Autor

Hérica Cambraia GOMES, Pontifícia Universidade de São Paulo
Doutora em Educação Matemática (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática/PUC - SP), Coordenadora Pós-Graduação UBM (Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas), Pesquisadora Responsável Projeto de Extensão (Mix Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade (2019-2020), Professora Ensino Superior Pedagogia e Pós Graduação cursos: Física, Educação Matemática, Ensino Superior, Pedagogia, Psicopedagogia, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Neurociência Educacional, Ética e Filosofia. Pesquisadora Responsável - LIPANEMA -Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática; Coordenadora e Formadora de Professores da Educação Especial APAE - CEMAE/ Barra Mansa - RJ; Responsável Consultoria Técnico Pedagógica Neurociência Música e Matemática Colégio Augusto Ramos SP (2020 e 2021) Mestre em Ensino de Ciências e do Meio Ambiente, Pós-Graduada Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Alfabetização, Pedagoga (Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Magistério Ensino Médio e Administração Escolar) Musicista, pianista e teoria musical
Maria Euda Leandro LACERDA, Centro Universitário de Barra Mansa
Pesquisadora do LIPANEMA. Centro Universitário de Barra Mansa
Rosemar Alexandrina MEYER, Centro Universitário de Barra Mansa
Pesquisadora do LIPANEMA. Centro Universitário de Barra Mansa, UBM.
Publicado
2022-05-25
Seção
Artigos