Desafios que afetam a realização da avaliação de alunos com TEA por professores de AEE

  • Juliana Prado Silva MOURA Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: avaliação pedagógica, transtornos do espectro autista, atendimento educacional especializado

Resumo

O atendimento educacional especializado de alunos com transtornos do espectro do autismo (TEA) tem sido alvo de reflexões e propostas diferenciadas, uma vez que a inclusão destes alunos é uma realidade no sistema educacional brasileiro. A ideia inicial deste trabalho nasceu da inquietação, na realização de uma avaliação pedagógica assertiva, visando à melhoria deste atendimento. Tal inquietação buscou identificar os desafios encontrados pelos professores de sala de recursos multifuncionais ao realizar a avaliação pedagógica em alunos com TEA, identificar os principais problemas que afetam a realização da avaliação e verificar as perspectivas dos professores no que tange a concepção de avaliação pedagógica enquanto construtores desta avaliação no AEE e seu enfrentamento diante dos desafios encontrados.

Biografia do Autor

Juliana Prado Silva MOURA, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAMERP) Faculdade de Medicina de Rio Preto, SP; Graduação em PEDAGOGIA (FAFIBE) Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Boa Esperança, MG; Educação Infantil (FAECA) SP. Experiência na área de Educação infantil; Ensino fundamental I; Educação Especial e Orientação Pedagógica. Atualmente Professora especializada do AEE- Atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncionais com especialização em autismo. Atendimento Psicopedagógico Clinico. Em andamento curso Terapia Aba Avançada pela Academia do autismo.
Publicado
2022-05-25
Seção
Artigos