Plano de negócio de uma empresa de limpeza de piscinas

  • Nuno Miguel Matos TORRE Centro Universitário de Barra Mansa
  • Alexandre José José Ramos VALENTIM Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Mauricio Maynard LAGO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Microempresa, Plano de Negócios, Prestação de Serviços

Resumo

A crise que afetou o Brasil em consequência da pandemia relacionada ao Covid-19, afetou todos os segmentos empresariais, atingindo muitos profissionais, resultando em alguns casos na perda de seus empregos.  Este artigo tem como objetivo apresentar um plano de negócios elaborado para a abertura de uma microempresa voltada para o setor de prestação de serviços, como uma possível solução para a abertura de um negócio. O plano proposto consiste num projeto para abertura de uma microempresa voltada para a limpeza de piscinas, englobando a manutenção e qualidade da água proveniente de uma eficaz operação de limpeza, desinfecção e filtragem. Para a abertura deste negócio foi realizado um estudo do mercado local, com análise dos concorrentes, estratégias de marketing, levantamento dos possíveis fornecedores, elaborado uma previsão de cenários e uma análise da matriz SWOT. Finalmente é verificada a viabilidade econômica para a possibilidade de abertura de uma microempresa para este setor de serviços na região estudada com um prazo de retorno de investimento em 06 (seis) meses.

Biografia do Autor

Nuno Miguel Matos TORRE, Centro Universitário de Barra Mansa
 Graduação em Engenharia de Máquinas Marítimas pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (Portugal - 1999) - Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (Portugal - 2008). Graduação em Engenharia Mecânica pela UBM (Brasil - 2019).  Especialista de Manutenção da Companhia Siderúrgica Nacional. Especialista em Gestão Empresarial Centro Universitário de Barra Mansa-UBM
Alexandre José José Ramos VALENTIM, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Mestre em Gestão e Estratégias de Negócios pela Universidade do Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialista em Marketing pela ESPM/SP, e Economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência de mais de 20 anos em funções executivas e técnicas em empresas como IBM, Tok&Stock e CSN. 
Mauricio Maynard LAGO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Barra Mansa (1990). Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios/UFRRJ (2015). Doutorando em Engenharia da Produção (UFRJ)
Publicado
2022-05-25
Seção
Artigos