O senso numérico e a prática do ritmo binário com crianças de 04 e 05 anos

um MIX potencial de música e matemática

  • Hérica Cambraia GOMES Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Dara Domingos FERMINO
Palavras-chave: Musicalidade. Senso Numérico. Ensino de Matemática. Musicalização Infantil.

Resumo

  O desenvolvimento do senso numérico é indispensável para o conhecimento do sistema de numeração decimal e pode ser estimulado por meio das aulas de música. Baseado nos conceitos de neurociências, música e matemática o trabalho de conclusão de curso de licenciatura de música busca utilizar o conceito de musicalidade da metodologia do ensino de matemática denominado Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental para organizar práticas lúdicas e psicomotoras como ferramenta de ensino interdisciplinar. A partir do aporte teórico realizou-se uma atividade com as figuras musicais e cálculos matemáticos com alunos da educação infantil que apontam a importância do planejamento didático envolvendo a relação da música, matemática, ludicidade e inclusão para aulas dinâmicas e significativas.  

Biografia do Autor

Hérica Cambraia GOMES, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em Educação Matemática (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática/PUC - SP), Coordenadora Pós-Graduação UBM (Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas), Pesquisadora Responsável Projeto de Extensão (Mix Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade (2019-2020).  
Dara Domingos FERMINO
Pesquisadora do LIPANEMA – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática UBM – Acadêmica do curso de Música no Centro Universitário de Barra Mansa   
Publicado
2022-07-07
Seção
Artigos