O desenvolvimento de habilidades aritméticas em aluno com autismo utilizando o programa educacional livre TUX MAT

  • Claudia MICCICHELLI
  • Ana Maria Glória LINHARES
Palavras-chave: Aprendizagem Mediada; Educação Inclusiva; Modificabilidade Cognitiva Estrutural; Tecnologia.

Resumo

Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em escola da rede pública municipal a partir de uma parceria entre a docente responsável pelo atendimento educacional especializado (AEE) e a professora de informática educacional. Objetivou trabalhar habilidades de cálculo mental/aritmética de aluno matriculado no sétimo ano do Ensino Fundamental, com laudo de autismo e dificuldade de concentração utilizando como ferramenta o software educacional livre Tux Math, utilizando-se do princípio da Experiência de Aprendizagem Mediada proposta por Feurstein (2014).

Biografia do Autor

Claudia MICCICHELLI
Pesquisadora do LIPANEMA, Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática UBM – Centro Universitário de Barra Mansa  e docente na APAE  e-mail cmiccichelli@gmail.com
Ana Maria Glória LINHARES
Mestre em Diversidade e Inclusão na Linha de Pesquisa Altas Habilidades e Notório Saber (UFF). Pós graduada em Psicopedagogia (UBM) , Educação Especial Inclusiva (FIJ) , Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar (FESL) e Psicomotricidade (FESL) Graduada em Pedagogia das Séries Iniciais/Normal Superior (UBM). Formação em Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (UFSM). Professora na rede municipal de Barra Mansa/RJ desde 1987. Secretária Municipal de Educação de Barra Mansa de 2001 a 2003. Coordenadora Municipal de Educação Especial em Barra Mansa/RJ de 2013 a 2016.
Publicado
2022-07-07
Seção
Artigos