o que ensinar às nossas crianças?

Currículo, conhecimento poderoso e professores

  • Amanda Nicolaidis NUNES
  • Rejane do Nascimento TOFOLI
Palavras-chave: Currículo, Conhecimento Poderoso, Professores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo traçar importantes reflexões a respeito do currículo, elemento determinante para a educação. Após um breve histórico de seu surgimento e suas transformações, serão consideradas suas influências, tanto as recebidas quanto as disseminadas e o impacto causado a partir das mesmas. Sendo um elemento de sistematização e unificação do processo de ensino e aprendizagem, é uma temática extremamente atual e relevante. Através de constantes reflexões, pretende-se seguir na direção de proporcionar aos estudantes o conhecimento poderoso, termo cunhado por Michael Young e que traz consigo um caminho promissor para o aprimoramento educacional.

Biografia do Autor

Amanda Nicolaidis NUNES
Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020). Possui experiência como professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e em produção de material didático. Atualmente cursa mestrado em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalha como professora do Ensino Fundamental I em escola da rede privada. Pesquisadora do LIPANEMA  
Rejane do Nascimento TOFOLI
Mestranda na área de Educação, Arte e História da Cultura - Mackenzie, SP (2021). É Bacharel em Instrumento - Piano pela Universidade São Judas Tadeu (1987) e possui Habilitação Plena em Música (Técnico) pela UNASP (1984). Teve como professores de técnica e interpretação pianística Maria José Carrasqueira, Lina Pires de Campos, Jayme Cabral Guimarães, Marisa Lacorte e Beatriz Balzi. Participou de Masterclasses com os pianistas Geir Henning Braaten (Noruega), Elena Mateucci (Itália), Gilberto Tinetti, Daisy de Lucca, entre outros. Tem formação nas áreas de musicalização e coral infantil. Participa do Grupo de Pesquisa: Arte e Linguagens Contemporâneas (CNPq). Tem Experiência na área da Arte e Educação com ênfase em Música.  
Publicado
2022-07-07
Seção
Artigos