A estruturação espaço-temporal no jogo de música com matemática

  • Herica Cambraia GOMES Pontifícia Universidade de São Paulo
  • Rejane Nascimento TOFOLI Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Estruturação Espaço-Temporal; Escrita Musical. Escrita Matemática; Cálculo Mental.

Resumo

A partir da pesquisa realizada no grupo de estudo Mix Potencial do LIPANEMA – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada Neurociência Educacional, Música e Matemática, desde 2014, vários arranjos de conteúdos curriculares da matemática e música tem se imbricado para análises na perspectiva da neuroaprendizagem, à luz das neurociências. Especificamente este da estruturação espaço-temporal com a escrita, tem a participação de duas pianistas que relacionam a lateralidade como habilidade essencial na performance do instrumento. Relacionam também a linguagem escrita musical e matemática, assim como a percepção rítmica de contagem de tempos utilizadas conforme as figuras musicais. Neste estudo objetiva-se compreender a relação da habilidade psicomotora espaço-temporal com a escrita de música e de matemática a partir da corporeidade, da percepção musical e da divisão rítmica. O aporte teórico apoiou-se em conceitos da psicomotricidade, do pensamento geométrico e das notas e figuras musicais, descrevendo uma tipologia de atividades que relacionam altura das sete notas musicais e seus intervalos, com lateralidade e percepção espacial, contagem, agrupamentos e cálculo mental, envolvendo as quatro operações matemáticas. Os resultados apontam que apesar do desafio lúdico, a complexidade das atividades é caracterizada pela exigência de atenção, memória, cálculo e direcionamento invertido tanto em relação aos movimentos do corpo quanto na expressão escrita.

Biografia do Autor

Herica Cambraia GOMES, Pontifícia Universidade de São Paulo
Doutora em Educação Matemática (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática/PUC - SP), Coordenadora Pós-Graduação UBM (Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas), Pesquisadora Responsável Projeto de Extensão (Mix Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade (2019-2020), Professora Ensino Superior Pedagogia e Pós Graduação cursos: Física, Educação Matemática, Ensino Superior, Pedagogia, Psicopedagogia, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Neurociência Educacional, Ética e Filosofia. Pesquisadora Responsável - LIPANEMA -Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática; Coordenadora e Formadora de Professores da Educação Especial APAE - CEMAE/ Barra Mansa - RJ; Responsável Consultoria Técnico Pedagógica Neurociência Música e Matemática Colégio Augusto Ramos SP (2020 e 2021) Mestre em Ensino de Ciências e do Meio Ambiente, Pós-Graduada Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Alfabetização, Pedagoga (Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Magistério Ensino Médio e Administração Escolar) Musicista, pianista e teoria musical  
Rejane Nascimento TOFOLI, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestranda na área de Educação, Arte e História da Cultura - Mackenzie, SP (2021). É Bacharel em Instrumento - Piano pela Universidade São Judas Tadeu (1987) e possui Habilitação Plena em Música (Técnico) pela UNASP (1984). Teve como professores de técnica e interpretação pianística Maria José Carrasqueira, Lina Pires de Campos, Jayme Cabral Guimarães, Marisa Lacorte e Beatriz Balzi. Participou de Masterclasses com os pianistas Geir Henning Braaten (Noruega), Elena Mateucci (Itália), Gilberto Tinetti, Daisy de Lucca, entre outros. Tem formação nas áreas de musicalização e coral infantil. Participa do Grupo de Pesquisa: Arte e Linguagens Contemporâneas (CNPq). Tem Experiência na área da Arte e Educação com ênfase em Música
Publicado
2022-07-07
Seção
Artigos