https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/issue/feed ANAIS DO I CONGRESSO DE PÓSGRADUAÇÃO UBM 2022-07-08T14:36:45-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br Open Journal Systems <p>&nbsp;<strong>I Congresso de Pós-graduação do Centro Universitário de Barra Mansa - COPGRAD UBM-</strong>&nbsp;é um evento multidisciplinar que tem como objetivo principal&nbsp; reunir profiss&nbsp;ionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Cosmética, Direito, Educação e Cultura, Enfermagem, Fisioterapia, Finanças, Engenharias, Nutrição, Psicologia, e Tecnologia da Informação para discutir os desafios da&nbsp; especialização no mundo contemporâneo.</p> <p>&nbsp;</p> https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1288 Editorial 2022-07-08T12:31:15-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>O I Congresso de Pós-graduação do UBM – COPGRAD – é um evento multidisciplinar, on-line e gratuito, que reuniu no período de 16 a 25 de novembro de 2021 profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Cosmética, Educação e Cultura, Enfermagem, Fisioterapia, Finanças, Engenharias, Nutrição, Psicologia e Tecnologia da Informação para refletir sobre a “<strong>Especialização e a sua interlocução com o mundo contemporâneo”,</strong> no ano em que o Centro Universitário de Barra Mansa celebrou 60 anos dedicados à educação.</p> 2022-05-25T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1287 A música no cálculo mental das quatro operações nos anos iniciais do ensino fundamental: 2022-07-08T00:16:25-03:00 Dara Domingos FIRMINO grupodeestudomixpotencial@gmail.com Herica Cambraia GOMES herica.cambraia@gmail.com <p>Este relato de experiência baseado na metodologia do ensino de matemática denominada: Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental, objetiva descrever o benefício da Musicalidade (corporeidade, ritmo e som tipicamente humano) como ferramental de ensino da música e matemática. As observações iniciais apontam a relação da ludicidade para a construção do conceito de número e a manipulação do sistema de numeração decimal. A atividade de conteúdo curricular composta de compassos, figuras rítmicas, pausas e sequencias musicais completam a proposta da atividade que possui seus desdobramentos cunhados pelos alunos durante seu exercício. Este experimento faz parte da pesquisa de maior expansão de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que visa a construção de conhecimentos do planejamento didático. Os resultados parciais apontam sua eficácia por meio das respostas imediatas dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental durante as atividades ao realizarem as quatro operações matemáticas por meio do cálculo mental e da expressão corporal. Além disso, foi possível realizar a transposição das vivências para a linguagem musical e para a linguagem matemática por meio de escrita individual e coletiva.</p> <p>&nbsp;</p> 2022-05-25T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1292 A importância do conhecimento docente para o exercício Música e matemática na educação infantil 2022-07-08T00:26:15-03:00 Hérica Cambraia GOMES herica.cambraia@gmail.com Maria Euda Leandro LACERDA herica.cambraia@gmail.com Rosemar Alexandrina MEYER herica.cambraia@gmail.com <p>A pesquisa em andamento objetiva identificar conhecimentos necessários à intencionalidade docente como mediador do processo ensino-aprendizagem da matemática por meio da musicalidade. A metodologia tem abordagem qualitativa e pretende contribuir com proposta da formação docente. Ainda, por meio de relato de experiência utilizou-se como suporte teórico a interdisciplinaridade de áreas da didática, musicalidade e matemática e fundamentos da educação musical. Os resultados apontaram conhecimentos acadêmicos indispensáveis ao mediador docente acerca da neuroaprendizagem, planejamento didático, construção do conceito de número e teoria musical básica. Os apontamentos das atividades foram realizados em duas turmas de educação infantil, em dois municípios distintos por duas pesquisadoras participantes do grupo de estudo mix potencial, do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática.</p> <p>&nbsp;</p> 2022-05-25T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1293 Desafios que afetam a realização da avaliação de alunos com TEA por professores de AEE 2022-07-07T23:03:55-03:00 Juliana Prado Silva MOURA herica.cambraia@gmail.com <p>O atendimento educacional especializado de alunos com transtornos do espectro do autismo (TEA) tem sido alvo de reflexões e propostas diferenciadas, uma vez que a inclusão destes alunos é uma realidade no sistema educacional brasileiro. A ideia inicial deste trabalho nasceu da inquietação, na realização de uma avaliação pedagógica assertiva, visando à melhoria deste atendimento. Tal inquietação buscou identificar os desafios encontrados pelos professores de sala de recursos multifuncionais ao realizar a avaliação pedagógica em alunos com TEA, identificar os principais problemas que afetam a realização da avaliação e verificar as perspectivas dos professores no que tange a concepção de avaliação pedagógica enquanto construtores desta avaliação no AEE e seu enfrentamento diante dos desafios encontrados.</p> 2022-05-25T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1325 Uma reflexão sobre a autoestima o alicerce entre a estética e o corpo 2022-07-08T01:16:43-03:00 Roberta Benicá SARTORI estetica@ubm.br <p>O conceito de beleza muitas vezes transcende a aparência física, e impacta diretamente a autoestima das pessoas quando o olhar para dentro torna-se ignorado. Tendo em vista a importância do equilíbrio entre a aparência estética, física e o bem-estar mental, este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do uso de cosméticos (Conceito <em>OUT</em>) / nutricosméticos (<em>Conceito IN</em>) associado ao aumento do bem-estar nos indivíduos, por meio de um estudo bibliográfico do tipo exploratório-descritivo. Constatou-se, mediante ao estudo realizado, que é possível associar os efeitos do bem-estar psicológico proporcionado por meio dos cosméticos como forma terapêutica.</p> 2022-07-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1295 A relação entre a dependência financeira e o silêncio da mulher na violência doméstica 2022-07-07T23:20:54-03:00 Fabiana Lima da Silva MORAES biahpias@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado parcial das observações realizadas em rodas de conversa delineadas por um partido para mulheres, com grupos de mulheres. Vários temas emergiram durante as rodas, sendo a violência doméstica o tema nuclear, em especial o silêncio das mulheres frente ao abuso cometido por parceiro íntimo. O abuso expresso na maioria das vezes por humilhação, chantagem e até mesmo violência física não teve a força necessária para produzir a denuncia e a separação conjugal. O tema da violência é demasiadamente abrangente. Por essa razão, o intuito desse artigo é o de apresentar o relato verbal de mulheres em rodas de conversa que aconteceram na sede de um partido para mulheres, no período de setembro a outubro de 2021 e refletir sobre o comportamento da mulher frente a violência praticada pelo parceiro íntimo. A violência conjugal é um dos grandes desafios da saúde pública global, visto que seus desdobramentos podem levar a transtornos alimentares, outras compulsões, distúrbios do sono, depressão e suicídio.</p> 2022-05-25T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1296 Os desafios do profissional de segurança da informação na indústria 4.0 2022-07-07T23:24:27-03:00 José Mauricio Santos PINHEIRO jose.pinheiro@ubm.br <p>A velocidade das mudanças comportamentais, de mercado e da economia que experimentamos na sociedade moderna frequentemente nos é imposta pela tecnologia. Neste contexto, a 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, reúne um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem que introduzem novas formas de produção e novos modelos de negócios. Neste contexto, os profissionais da área de tecnologia da informação que atuam na Indústria 4.0, devem adquirir continuamente novas qualificações, pois são eles os responsáveis pela atualização tecnológica do setor. É fundamental que tais profissionais estejam aptos a introduzir práticas inovadoras e ágeis nas empresas. Para isso, é necessário que eles tenham conhecimento sobre as novas tecnologias habilitadoras, sobre novas técnicas de programação, segurança e análise de dados, aperfeiçoando as <em>hard skills</em>, assim como sejam capazes de resolver problemas complexos, por meio das chamadas competências socioemocionais, as <em>soft skills</em>. E, também, é cada vez mais importante que esses profissionais sejam criativos e empreendedores, com capacidade crescente de liderança e de comunicação interpessoal.</p> 2022-05-25T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1297 Plano de negócio de uma empresa de limpeza de piscinas 2022-07-07T23:27:10-03:00 Nuno Miguel Matos TORRE nuno_torre@hotmail.com Alexandre José José Ramos VALENTIM nuno_torre@hotmail.com Mauricio Maynard LAGO nuno_torre@hotmail.com <p>A crise que afetou o Brasil em consequência da pandemia relacionada ao Covid-19, afetou todos os segmentos empresariais, atingindo muitos profissionais, resultando em alguns casos na perda de seus empregos.&nbsp; Este artigo tem como objetivo apresentar um plano de negócios elaborado para a abertura de uma microempresa voltada para o setor de prestação de serviços, como uma possível solução para a abertura de um negócio. O plano proposto consiste num projeto para abertura de uma microempresa voltada para a limpeza de piscinas, englobando a manutenção e qualidade da água proveniente de uma eficaz operação de limpeza, desinfecção e filtragem. Para a abertura deste negócio foi realizado um estudo do mercado local, com análise dos concorrentes, estratégias de marketing, levantamento dos possíveis fornecedores, elaborado uma previsão de cenários e uma análise da matriz SWOT. Finalmente é verificada a viabilidade econômica para a possibilidade de abertura de uma microempresa para este setor de serviços na região estudada com um prazo de retorno de investimento em 06 (seis) meses.</p> 2022-05-25T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1318 Apresentação Oral 2022-07-08T14:36:45-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>Os conhecimentos disseminados no Congresso por meio de apresentação oral foram gravados&nbsp; e estão disponíveis.</p> <p>Você poderá acessar as&nbsp;palestras, as rodas de conversas com autores de livros e&nbsp; as apresentações de artigos, clicando no link desejado.&nbsp;</p> 2022-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1320 Relatos de Pesquisa 2022-07-07T23:31:30-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>Nesta seção serão apresentadas as pesquisas realizadas no LIPANEMA</p> 2022-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1319 O senso numérico e a prática do ritmo binário com crianças de 04 e 05 anos 2022-07-07T23:36:24-03:00 Hérica Cambraia GOMES herica.cambraia@gmail.com Dara Domingos FERMINO dara.d.firmino@outlook.com <p>&nbsp;</p> <p>O desenvolvimento do senso numérico é indispensável para o conhecimento do sistema de numeração decimal e pode ser estimulado por meio das aulas de música. Baseado nos conceitos de neurociências, música e matemática o trabalho de conclusão de curso de licenciatura de música busca utilizar o conceito de musicalidade da metodologia do ensino de matemática denominado Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental para organizar práticas lúdicas e psicomotoras como ferramenta de ensino interdisciplinar. A partir do aporte teórico realizou-se uma atividade com as figuras musicais e cálculos matemáticos com alunos da educação infantil que apontam a importância do planejamento didático envolvendo a relação da música, matemática, ludicidade e inclusão para aulas dinâmicas e significativas.</p> <p><a href="#_ftn2" name="_ftnref2"></a></p> <p>&nbsp;</p> 2022-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1321 O desenvolvimento de habilidades aritméticas em aluno com autismo utilizando o programa educacional livre TUX MAT 2022-07-07T23:38:33-03:00 Claudia MICCICHELLI cmiccichelli@gmail.com Ana Maria Glória LINHARES anagloriatj@gmail.com <p>Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em escola da rede pública municipal a partir de uma parceria entre a docente responsável pelo atendimento educacional especializado (AEE) e a professora de informática educacional. Objetivou trabalhar habilidades de cálculo mental/aritmética de aluno matriculado no sétimo ano do Ensino Fundamental, com laudo de autismo e dificuldade de concentração utilizando como ferramenta o software educacional livre Tux Math, utilizando-se do princípio da Experiência de Aprendizagem Mediada proposta por Feurstein (2014).</p> 2022-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1322 o que ensinar às nossas crianças? 2022-07-07T23:41:31-03:00 Amanda Nicolaidis NUNES cmiccichelli@gmail.com Rejane do Nascimento TOFOLI rejane@tofoli.com <p>O presente trabalho tem por objetivo traçar importantes reflexões a respeito do currículo, elemento determinante para a educação. Após um breve histórico de seu surgimento e suas transformações, serão consideradas suas influências, tanto as recebidas quanto as disseminadas e o impacto causado a partir das mesmas. Sendo um elemento de sistematização e unificação do processo de ensino e aprendizagem, é uma temática extremamente atual e relevante. Através de constantes reflexões, pretende-se seguir na direção de proporcionar aos estudantes o conhecimento poderoso, termo cunhado por Michael Young e que traz consigo um caminho promissor para o aprimoramento educacional.</p> 2022-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1323 A estruturação espaço-temporal no jogo de música com matemática 2022-07-07T23:43:15-03:00 Herica Cambraia GOMES herica.cambraia@gmail.com Rejane Nascimento TOFOLI herica.cambraia@gmail.com <p>A partir da pesquisa realizada no grupo de estudo Mix Potencial do LIPANEMA – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada Neurociência Educacional, Música e Matemática, desde 2014, vários arranjos de conteúdos curriculares da matemática e música tem se imbricado para análises na perspectiva da neuroaprendizagem, à luz das neurociências. Especificamente este da estruturação espaço-temporal com a escrita, tem a participação de duas pianistas que relacionam a lateralidade como habilidade essencial na performance do instrumento. Relacionam também a linguagem escrita musical e matemática, assim como a percepção rítmica de contagem de tempos utilizadas conforme as figuras musicais. Neste estudo objetiva-se compreender a relação da habilidade psicomotora espaço-temporal com a escrita de música e de matemática a partir da corporeidade, da percepção musical e da divisão rítmica. O aporte teórico apoiou-se em conceitos da psicomotricidade, do pensamento geométrico e das notas e figuras musicais, descrevendo uma tipologia de atividades que relacionam altura das sete notas musicais e seus intervalos, com lateralidade e percepção espacial, contagem, agrupamentos e cálculo mental, envolvendo as quatro operações matemáticas. Os resultados apontam que apesar do desafio lúdico, a complexidade das atividades é caracterizada pela exigência de atenção, memória, cálculo e direcionamento invertido tanto em relação aos movimentos do corpo quanto na expressão escrita.</p> 2022-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad/article/view/1324 Posfácio 2022-07-08T12:22:04-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>O Congresso foi um convite para repensar a carreira.&nbsp;</p> <p>Ao longo dos dias conhecimentos baseados em evidências científicas foram disseminados.&nbsp;</p> <p>Até 2022</p> 2022-07-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##