Inclusão no ensino superior: acadêmica cega conclui curso de psicologia

  • Raquel Lisboa Centro Universitário de Barra Mansa
  • Márcia Beatriz Alves Centro Universitário de Barra Mansa
  • Mônica Ribeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sonia Rodrigues Centro Universitário de Barra Mansa
  • Tainá Rodrigues Centro Universitário de Barra Mansa
Palavras-chave: Inclusão. Cegueira. Ensino Superior

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, apresentar o relato de experiência de uma acadêmica cega, que perdeu a visão nos primeiros dias de vida. O seu ingresso na educação formal ocorreu em uma escola especializada, com adaptações de materiais, durante toda a educação básica. Ao concluir esta etapa, escolheu o curso de Psicologia em um centro universitário no interior do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas adaptações de pequeno porte durante toda a graduação, pois a acadêmica demonstrou expertise para superar as de grande porte se destacando no decorrer do curso.

Biografia do Autor

Raquel Lisboa, Centro Universitário de Barra Mansa
Centro Universitário de Barra Mansa,  graduada em Psicologia
Márcia Beatriz Alves, Centro Universitário de Barra Mansa
Centro Universitário de Barra Mansa Coordenadora Docente/pesquisador/colaborador  do Núcleo de Acessibilidade – UBM. E-mail: marcia.alves@ubm.br
Mônica Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 
Sonia Rodrigues, Centro Universitário de Barra Mansa
Centro Universitário de Barra Mansa Docente/Psicopedagoga, pesquisador/colaborador  do Núcleo de Acessibilidade – UBM. E-mail: marcia.alves@ubm.br
Tainá Rodrigues, Centro Universitário de Barra Mansa
Centro Universitário de Barra Mansa Docente/pesquisador/colaborador  do Núcleo de Acessibilidade – UBM. E-mail: marcia.alves@ubm.br
Publicado
2022-12-08