MIX Potencial: pedagogia terapêutica musical no autismo Impactos da comunicação rítmica e expressão sonora

  • Herica Cambraia Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Pedagogia Terapêutica Musical, Autismo, Comunicação e Expressão Sonora.

Resumo

O cérebro humano responde biologicamente a música, com vários aspectos comprovadamente organizados com maior atividade, em cada área, para determinada habilidade. A partir da fundamentação estrutural denominada Esquema da Corporeidade Musicalidade para o Cálculo Mental buscou-se adaptações na intervenção psicopedagógica com autistas. Utilizando-se da metodologia qualitativa, de natureza aplicada, descritiva, com análise documental, observou-se indicadores potencializadores na comunicação com elementos rítmicos; na linguagem, com expressão sonora intencional; e na interação social, durante a realização em conjunto de atividades propostas. Por meio de atendimentos clínicos de pedagogia terapêutica musical, foi possível sistematizar uma série de atividades com complexidades interdependentes, identificadas como atividades do Tipo A e atividades do Tipo B voltadas para a estimulação de diferentes habilidades, em formato progressivo. Os resultados parciais identificaram avanços na Escuta Atenta; formatação de símbolos e significados; em elementos antecessores da representatividade linguística; na comunicação rítmica; na expressão sonora; e na interação social por meio da dinâmica psicomotora e melódica. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de pós-doutorado acerca da temática neurociência educacional, música e matemática.  

Biografia do Autor

Herica Cambraia Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo. PUC – SP.Pesquisadora Responsável pelo Projeto de Extensão (Mix Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade). Pesquisadora Responsável - LIPANEMA -Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática. Coordenadora do Curso de Pós Graduação do UBM em Neuroaprendizagem e Planejamento Didático
Publicado
2022-12-08