MIX Potencial: pedagogia terapêutica musical no autismo Impactos da comunicação rítmica e expressão sonora
Palavras-chave:
Pedagogia Terapêutica Musical, Autismo, Comunicação e Expressão Sonora.
Resumo
O cérebro humano responde biologicamente a música, com vários aspectos comprovadamente organizados com maior atividade, em cada área, para determinada habilidade. A partir da fundamentação estrutural denominada Esquema da Corporeidade Musicalidade para o Cálculo Mental buscou-se adaptações na intervenção psicopedagógica com autistas. Utilizando-se da metodologia qualitativa, de natureza aplicada, descritiva, com análise documental, observou-se indicadores potencializadores na comunicação com elementos rítmicos; na linguagem, com expressão sonora intencional; e na interação social, durante a realização em conjunto de atividades propostas. Por meio de atendimentos clínicos de pedagogia terapêutica musical, foi possível sistematizar uma série de atividades com complexidades interdependentes, identificadas como atividades do Tipo A e atividades do Tipo B voltadas para a estimulação de diferentes habilidades, em formato progressivo. Os resultados parciais identificaram avanços na Escuta Atenta; formatação de símbolos e significados; em elementos antecessores da representatividade linguística; na comunicação rítmica; na expressão sonora; e na interação social por meio da dinâmica psicomotora e melódica. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de pós-doutorado acerca da temática neurociência educacional, música e matemática.
Publicado
2022-12-08
Seção
Artigos