https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/issue/feed II COPGRAD UBM 2022-12-09T13:01:20-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br Open Journal Systems <p><strong>II Congresso de Pós-graduação do UBM&nbsp;</strong>é um evento multidisciplinar que reúne profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Cosmética, Direito, Educação e Cultura, Enfermagem, Fisioterapia, Finanças, Engenharias, Nutrição, Psicologia e Tecnologia da Informação para discutir os desafios da<strong>&nbsp;especialização</strong> no mundo contemporâneo.</p> https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1411 Editorial 2022-12-08T23:45:00-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>Este editorial é um convite para você conhecer os trabalhos e as palestras que foram apresentados no II Congresso de Pós-graduação UBM</p> <p>Nosso objetivo é o de disseminar conhecimentos por meio da democratização da educação.&nbsp;</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1410 MIX Potencial: pedagogia terapêutica musical no autismo Impactos da comunicação rítmica e expressão sonora 2022-12-08T23:45:00-03:00 Herica Cambraia Gomes herica.cambraia@gmail.com <p>O cérebro humano responde biologicamente a música, com vários aspectos comprovadamente organizados com maior atividade, em cada área, para determinada habilidade. A partir da fundamentação estrutural denominada <em>Esquema da Corporeidade Musicalidade para o Cálculo Mental</em> buscou-se adaptações na intervenção psicopedagógica com autistas. Utilizando-se da metodologia qualitativa, de natureza aplicada, descritiva, com análise documental, observou-se indicadores potencializadores na comunicação com elementos rítmicos; na linguagem, com expressão sonora intencional; e na interação social, durante a realização em conjunto de atividades propostas. Por meio de atendimentos clínicos de pedagogia terapêutica musical, foi possível sistematizar uma série de atividades com complexidades interdependentes, identificadas como atividades do Tipo A e atividades do Tipo B voltadas para a estimulação de diferentes habilidades, em formato progressivo. Os resultados parciais identificaram avanços na Escuta Atenta; formatação de símbolos e significados; em elementos antecessores da representatividade linguística; na comunicação rítmica; na expressão sonora; e na interação social por meio da dinâmica psicomotora e melódica. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de pós-doutorado acerca da temática neurociência educacional, música e matemática.</p> <p>&nbsp;</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1409 Misoginia e a sua proteção jurídica 2022-12-09T13:01:20-03:00 Ana Maria Dinardi Barbosa Barros ana.barros@ubm.br Lorrane Paraviso Alves lorraneparaviso@hotmail.com Rafaela Nascimento Alves Lima ana.barros@ubm.br <p>Misoginia ou ódio ou aversão às mulheres. Ódio esse, que tem se mostrado cada vez mais presente em discursos difundidos na internet, sejam através das redes sociais, como <em>Facebook</em>, <em>Twitter </em>e <em>Instagram</em> ou por meio de sites, blogs e, principalmente, em fóruns anônimos, popularmente denominados de <em>chans.</em> Tendo como objetivo avaliar a misoginia e a proteção jurídica às mulheres, esse trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica, onde pudemos entender que a misoginia sempre existiu, mas com a internet possibilitou que essas pessoas se agrupassem, buscando seus semelhantes em vez de procurar ajuda. Ali eles encontram a possibilidade de ventilar essa frustração, mas acabam alimentando seus problemas.</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1408 Contribuição da psicologia perinatal para a maternagem na contemporaneidade 2022-12-08T23:45:00-03:00 Isabella Lemos de Melo Chagas Gomes posgraduacao@ubm.br <p>Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa&nbsp;intitulada contribuição da psicologia perinatal para a maternagem na&nbsp; contemporaneidade, em especial o seu percurso histórico. Objetiva refletir&nbsp;sobre como a Psicologia Perinatal pode contribuir para o exercício da&nbsp;maternagem na atualidade, com base em suas propostas psicoprofiláticas.&nbsp;Tendo como pressuposto a forma que a maternagem se desenrolou ao longo&nbsp;da história nos âmbitos sociais e culturais e observando os resultados que temos na atualidade, com base nas influências desta história, e como se&nbsp;apresentam de forma distorcida com o que realmente a realidade psicoemocional demonstra, se viu necessidade de produzir material de&nbsp;desmistificação deste processo de parentalidade, trazendo a possibilidade de&nbsp;intervenção nas demandas que o período gravídico acarreta para a mãe, sua&nbsp;família e consequentemente à criança.</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1407 O professor como influenciador digital na educação 2022-12-08T23:45:00-03:00 José Mauricio dos Santos Pinheiro jose.pinheiro@ubm.br <p>&nbsp;</p> <p>Com as novas demandas de comunicação originadas nas mídias sociais na Internet, surgiu um novo profissional conhecido como <em>digital influencer</em>, do termo original em inglês, influenciador digital, influenciador web, ou ainda influenciador <em>online</em>. Os influenciadores digitais estão presentes em praticamente todos os segmentos sociais, que variam segundo o seu alcance (tamanho da audiência), sua capacidade de engajamento e relevância nos diversos temas abordados. O professor, enquanto influenciador digital, passa a ser um indivíduo com a capacidade de estimular o comportamento e a opinião de grandes grupos por meio de conteúdos publicados nas diferentes mídias na Internet. A proposta do presente artigo é apresentar esse novo profissional, o influenciador digital, e trazer à reflexão o papel do professor neste contexto da comunicação e educação, demonstrando sua capacidade como produtor de conteúdos educativos e assumindo sua condição de influenciador digital a partir do perfil de autoridade nos temas que aborda. Além disso, objetiva-se associar o conceito de influenciador digital à prática docente, destacando alguns dos desafios para a educação no atual contexto tecnológico.</p> <p>&nbsp;</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1406 Inclusão no ensino superior: acadêmica cega conclui curso de psicologia 2022-12-08T23:45:00-03:00 Raquel Lisboa marcia.alves@ubm.br Márcia Beatriz Alves marcia.alves@ubm.br Mônica Ribeiro monica.oliveira@ubm.br Sonia Rodrigues marcia.alves@ubm.br Tainá Rodrigues marcia.alves@ubm.br <p>O presente artigo tem como objetivo, apresentar o relato de experiência de uma acadêmica cega, que perdeu a visão nos primeiros dias de vida. O seu ingresso na educação formal ocorreu em uma escola especializada, com adaptações de materiais, durante toda a educação básica. Ao concluir esta etapa, escolheu o curso de Psicologia em um centro universitário no interior do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas adaptações de pequeno porte durante toda a graduação, pois a acadêmica demonstrou expertise para superar as de grande porte se destacando no decorrer do curso.</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1412 Relatos de Pesquisa 2022-12-08T23:45:01-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>Essa seção destina-se a apresentar so trabalhados sem apresentação oral</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1405 Desmame precoce em crianças menores de 6 meses: um estudo descritivo de suas causas 2022-12-08T23:45:01-03:00 Adriana Maria Moura enfermagem@ubm.br Juliana Calzavara Rodrigues enfermagem@ubm.br Verani Maria Gomes Machado enfermagem@ubm.br Lívia Xavier Meireles enfermagem@ubm.br <p>O presente artigo tem como objeto apresentar os resultados da&nbsp;pesquisa o desmame precoce em menores de 06 meses de idade correlacionado com seus fatores causais. O estudo teve como cenário a Estratégia de Saúde da Família (ESF) em um município da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro no interior do Estado.&nbsp;As participantes da pesquisa foram 07 (sete) enfermeiras que atuam na ESF, o que correspondeu a 78% do total dos profissionais que atuam na área assistencial.&nbsp; Oferece conhecimentos técnicos e científicos para profissionais enfermeiros sobre a importância do ato de amamentar e instrui técnica e cientificamente profissionais da área de saúde.</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1404 A música, a neurociência e o diálogo interdisciplinar com a matemática 2022-12-08T23:45:01-03:00 Dara Domingos Firmino dara.d.firmino@outlook.com Edgar Malech Ribeiro dara.d.firmino@outlook.com <p>Este artigo tem por objetivo apresentar parte dos conteúdos levantados durante a fase de elaboração do Trabalho de conclusão de Curso do Curso de Música de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio de Janeiro, almejando apresentar a música como instrumento pedagógico interdisciplinar que eleva os níveis de construção de conceitos matemáticos, a partir do olhar da neurociência</p> <p>Por meio da metodologia focada na análise bibliográfica de caráter qualitativo, reúne conhecimentos acerca da neurociência, do ensino da música e dos conceitos matemáticos visando a construção de saberes entorno do senso numérico &nbsp;desenvolvido por meio de atividades musicais.</p> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1403 Apresentação Oral 2022-12-08T23:45:01-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>Essa seção objetiva&nbsp; apresentar a programação&nbsp; e a gravação das palestras e apresentações orais de artigos&nbsp; que aconteceram durante o II Congresso de Pós-graduação UBM.&nbsp;</p> <p>O objetivo das mesas foi o de apontar para os múltiplos desafios que os profissionais têm pela frente,&nbsp; especialmente aqueles decorrentes das mudanças exponenciais aceleradas pela tecnologias, visando o fortalecimento da carreira.&nbsp;</p> <p>Para isso, adotou como fio condutor de todas os trabalhos a temática a pós -graduação&nbsp; e as&nbsp; interlocuções que atravessam o mundo do trabalho, visto que para cada desafio profissional existe uma oportundiade, e ela certamente nasce do diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.</p> <div class="page" data-page-number="2" data-loaded="true"> <div class="textLayer"> <div>&nbsp;</div> <div>&nbsp;</div> <div>.</div> <div class="endOfContent">&nbsp;</div> </div> </div> <div class="page" data-page-number="3" data-loaded="true"> <div class="canvasWrapper">&nbsp;</div> <div class="textLayer">&nbsp;</div> </div> 2022-12-08T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.ubm.br/index.php/copgrad2/article/view/1414 Posfácio 2022-12-09T12:33:06-03:00 Rosali Gomes Araújo Maciel posgraduacao@ubm.br <p>Dedicar um tempo para pensar sobre a nossa carreira é abrir um espaço em nossa agenda para refletir sobre onde estamos e o que precisamos fazer para exercer nossa profissão com sucesso em mundo em transformação.&nbsp; &nbsp;&nbsp;</p> <p>Durante quatro dias&nbsp;tivemos contato com pessoas talentosas, comprometidas e generosas que nos nos instigaram a imaginar o futuro e a reinventar nossa prática.&nbsp;</p> <p>Essa troca produz alterações em nossa DNA e nos instrumentaliza para inovar .&nbsp;</p> 2022-12-09T12:33:06-03:00 ##submission.copyrightStatement##