SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO POR NÉVOA DE CORRENTE TRANSPORTADORA DE BOBINAS

  • Fernando da Silva Santos Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
  • Filipe Sizino Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
  • MATEUS TOSTES LANDIM Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
  • VINICIUS RAMOS SANSÃO Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
  • WESLEY OLIVEIRA MENDES DE PAULA Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
  • PEDRO HENRIQUE MARQUES ARANTES ETTORE MARTINS Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Palavras-chave: Lubrificação, óleo, névoa, bobinas.

Resumo

O sistema de lubrificação por névoa é uma técnica empregada na indústria para fornecer lubrificação a componentes mecânicos através da dispersão de pequenas gotículas de óleo no ar. Esse método envolve a atomização do óleo em partículas finas, criando uma névoa ou spray, direcionada para áreas específicas que demandam lubrificação em equipamentos industriais, motores e engrenagens. Essa técnica oferece vantagens significativas, como a redução do desperdício de lubrificante, já que o sistema permite uma aplicação mais precisa e direcionada. Além disso, a névoa de óleo consegue alcançar áreas de difícil acesso, assegurando uma cobertura uniforme nas superfícies a serem lubrificadas. Outro benefício é o potencial de resfriamento adicional proporcionado pela névoa de óleo, auxiliando no controle da temperatura em componentes mecânicos em funcionamento. A pulverização do óleo em pequenas gotículas minimiza a contaminação do ambiente de trabalho e reduz vazamentos indesejados, o que pode ocorrer em métodos convencionais de lubrificação. No entanto, a eficácia desse sistema depende da seleção adequada do tamanho das gotículas de névoa, da pressão do ar, da frequência e do local de aplicação para garantir uma lubrificação eficiente sem excessos. Em resumo, o sistema de lubrificação por névoa é uma técnica avançada que oferece uma distribuição precisa de óleo em componentes mecânicos, resultando em uma lubrificação eficaz e redução do desperdício de lubrificantes. Requer cuidadosa regulagem dos parâmetros para garantir os melhores resultados.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Santos, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Docente e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânico do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
Filipe Sizino, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânico do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
MATEUS TOSTES LANDIM, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânico do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
VINICIUS RAMOS SANSÃO, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânico do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
WESLEY OLIVEIRA MENDES DE PAULA, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânico do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
PEDRO HENRIQUE MARQUES ARANTES ETTORE MARTINS, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânico do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
Publicado
2024-08-07