ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DE LOCOMOTIVAS GE-AC44MIL E GE-C44MIL: UMA PERSPECTIVA DE RAM NA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA.
Fábio Luís Alvarenga Guimarães
Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Keith Moraes Cristina Sales Castilho
Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Rodrigo Moraes de Castro Silva
Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Talles Moraes Bruno Muniz de Souza
Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Palavras-chave:
Palavras-chave: Confiabilidade
Resumo
O trabalho traz um panorama histórico do desenvolvimento das ferrovias no Brasil, destacando marcos como a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis em 1854 e a adoção do modelo de concessões para expandir a malha ferroviária. Se ressalta a importância do transporte ferroviário como um modal relevante para a logística brasileira, enfatizando a necessidade de investimentos em ativos ferroviários para melhorar a eficiência do transporte de cargas. A seção sobre locomotivas aborda o funcionamento das locomotivas diesel-elétricas, destacando a evolução tecnológica desses veículos ao longo do tempo. Destaca-se o papel fundamental da engenharia elétrica na operação e no desempenho das locomotivas, incluindo a conversão de energia mecânica em energia elétrica e a eficiência energética das locomotivas. Ao apresentar a aplicação da engenharia elétrica em locomotivas, o trabalho explora os sistemas elétricos presentes nas locomotivas, como geradores e motores de tração, e discute a importância da conversão de corrente alternada em corrente contínua para o funcionamento eficiente das locomotivas. Além disso, se destaca a relevância das locomotivas GE-AC44MIL e GE-C44MIL para uma análise de confiabilidade, considerando suas diferenças fundamentais e seu amplo uso nas operações ferroviárias no Brasil. A metodologia proposta para a análise de confiabilidade das locomotivas, utilizando a Análise RAM (Reliability, Availability, Maintenability), é mencionada como uma abordagem eficaz para avaliar e otimizar o desempenho desses ativos. Por fim, a contextualização do problema destaca a importância de resolver efetivamente as falhas elétricas nas locomotivas para garantir a disponibilidade operacional e a segurança das operações ferroviárias. O trabalho também destaca a necessidade de identificar padrões de falhas e implementar melhorias para evitar transtornos operacionais e melhorar a eficiência do transporte ferroviário.
Biografia do Autor
Fábio Luís Alvarenga Guimarães, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
Keith Moraes Cristina Sales Castilho, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
Rodrigo Moraes de Castro Silva, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ
Talles Moraes Bruno Muniz de Souza, Centro Universitário de Barra Mansa- UBM
Acadêmico do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM,RJ