https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/issue/feed2º Seminário de Ensino e Extensão Área Ciências da Saúde, área II2024-12-11T12:10:55-03:00Rosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.brOpen Journal Systems<p>CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS 2º SEMINÁRIO DE ENSINO E EXTENSÃO DA NOVA UBM</p> <p>O Reitor do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM convida todos os docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e demais interessados para o 2º Seminário de Ensino e Extensão da Nova UBM. </p> <p>O evento acontecerá no período de 20 a 23 de maio de 2024, no horário das 19h às 22h, nas instalações do UBM, localizada no campus Barra Mansa, ou por meio das plataformas Youtube e Teams, conforme a natureza da atividade. </p> <p>O tema dessa edição será “Integração Curricular: Conectando Saberes e Práticas” e as apresentações dos resumos, banners, palestras e mesas-redondas visarão demonstrar as múltiplas possibilidades de articulação entre o Ensino Superior e a sociedade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática e para a formação cidadã dos estudantes.</p> <p>Os resumos deverão abordar um dos eixos temáticos extensionistas a seguir:<br>1. Educação ambiental e preservação do meio ambiente.<br>2. Promoção da saúde humana e animal e qualidade de vida.<br>3. Preservação do patrimônio histórico e cultural e difusão da cultura.<br>4. Promoção da educação, capacitação e treinamento.<br>5. Promoção da inovação, da ciência e da tecnologia.6. Direitos Humanos e Justiça</p> <p>Datas importantes</p> <p>Submissão de trabalhos: de 06 de abril a 05 de maio de 2024. </p> <p>Prazo para revisão de trabalhos: 06 a 10 de maio de 2024.</p> <p>Divulgação de resultados: 14 de maio de 2024.</p> <p>Período para inscrição como participante: 28 de março a 15 de maio de 2024</p> <p>Sua contribuição será extremamente importante para o nosso enriquecimento, o da comunidade e para o fortalecimento da extensão universitária.</p> <p>AGENDE-SE! </p> <p>Será emitido certificado para comprovação de Atividades Complementares.</p>https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2160APRESENTAÇÃO2024-12-05T22:38:23-03:00Rosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>Qual o papel das instituições de ensino superior na atualidade?</p> <p>Até o século passado a resposta mais provável seria a de que o principal papel era o de focar suas ações na reprodução dos conhecimentos construídos ao longo dos tempos.</p> <p>A partir de meados do século XX as instituições de ensino superior são convocadas a desempenharem um papel mais ativo. Caberia a elas não apenas ensinar, mas também realizar pesquisas e se envolver com a comunidade por meio de ações de extensão, aplicando os conhecimentos em contextos reais, contribuindo para a resolução dos problemas sociais e econômicos e abordando um conjunto de temas considerados prioritários e estratégicos para o desenvolvimento da comunidade.</p> <p>Para aplicar os conhecimentos em contextos reais, o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) sustenta suas práticas no tripé ensino, pesquisa e extensão. A realização do Seminário de Ensino e Extensão é uma ação que reafirma a importância da extensão universitária como um processo acadêmico indispensável à formação dos estudantes.</p>2024-09-02T11:18:21-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2159BIOLOGIA BIOMEDICINA2024-12-05T22:38:23-03:00Rosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>Nesta seção estão os Resumos aprovados nas áreas de Biologia e Biomedicina. </p>2024-09-02T10:58:02-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1866BIOMED CONECTA2024-12-05T22:38:24-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.comAnanda Jorgebiomedicina@ubm.brBruno Martinsbiomedicina@ubm.brGabriel Almeidabiomedicina@ubm.brGabriella Souzabiomedicina@ubm.brLívia Oliveirabiomedicina@ubm.brLourena Santosbiomedicina@ubm.br<p>As fakes News tornaram-se uma sombra persistente no cenário da saúde, distorcendo informações e minando a confiança pública. Desde teorias da conspiração sobre vacinas até remédios caseiros sem embasamento científico, essas notícias falsas têm impacto direto na saúde das pessoas. A propagação desenfreada de desinformação pode levar a decisões prejudiciais, como recusar tratamentos comprovados, adotar práticas perigosas ou até mesmo evitar cuidados médicos necessários. O resultado é um aumento do risco de doenças evitáveis, disseminação de epidemias e, em última instância, um impacto negativo na qualidade de vida e na saúde pública. Enfrentar as fakes News na área da saúde exige uma abordagem multifacetada, que envolva educação pública, esforços de verificação de fatos e cooperação entre autoridades de saúde e plataformas de mídia. Apenas com um esforço conjunto podemos combater essa ameaça à saúde e garantir que as informações corretas sejam acessíveis a todos. Pensando nisso, o presente trabalho visa trazer informações confiáveis pautadas no rigor da ciência para a população, por meio de uma rede social popular. Criou-se o Biomed Conecta, uma conta no Instagram, alimentada por conteúdos na área da saúde e com uma linguagem fácil e acessível. Desta forma, foi possível desmistificar informações na área biomédica e combater a desinformação. No decorrer do processo verificou-se que o número de acesso e impressões da página foram crescentes, demonstrando adesão da população. Conclui-se que o Biomed Conecta foi uma ótima vitrine de informações confiáveis a população e cumprindo o seu papel de combater as Fakes News na área da saúde.</p>2024-09-01T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1895ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA COLETA DE URINA PARA REALIZAÇÃO DE EXAME DE URINA TIPO I (EAS)2024-12-05T22:38:24-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p>O Exame de Urina tipo I (EAS) é uma ferramenta crucial na avaliação da saúde renal e do trato urinário, fornecendo informações essenciais sobre diversas condições de saúde. Ele é simples, não invasivo e de baixo custo, mas seus resultados podem ser muito úteis na detecção precoce e no monitoramento de doenças. O EAS desempenha um papel importante na triagem de doenças renais crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, permitindo intervenções precoces para prevenir complicações graves. Também é útil na investigação de condições como infecções urinárias, cálculos renais e doenças inflamatórias. Esse trabalho tem como objetivo orientar a população sobre os procedimentos para a coleta de urina de maneira correta. Uma coleta adequada é fundamental para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados. Isso ocorre porque a urina é um fluido biológico complexo que pode variar em composição e características dependendo de vários fatores, como hidratação, dieta e estado de saúde do indivíduo. Portanto, uma coleta cuidadosa e padronizada é essencial para garantir que os resultados do EAS reflitam com precisão a condição do paciente. Quando não realizada corretamente, podem ocorrer resultados falsos positivos ou falsos negativos, o que pode levar a interpretações errôneas e ações clínicas inadequadas. Além disso, a coleta inadequada resulta em amostras diluídas ou muito concentradas, podendo afetar a concentração de certos componentes na urina, como proteínas, células e sais minerais, produzindo resultados imprecisos e dificultando a interpretação correta do exame. Desta forma, foi desenvolvida uma cartilha explicativa sobre as etapas e processos para uma coleta correta visando minimizar os erros pré-analíticos. A cartilha aborda aspectos importantes como a higienização das mãos e genitálias antes da coleta, assim como o armazenamento e transporte correto ao laboratório. O material será disponibilizado aos Laboratórios de Análises Clínicas da cidade de Barra Mansa. Espera-se que essa ação contribua para a diminuição dos erros referentes a esse tipo de exame.</p>2024-09-01T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1857DESMISTIFICANDO A “REGRA DOS CINCO SEGUNDOS” PROMOVENDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS2024-12-05T22:38:24-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p>Resumo: A ideia de que alimentos não são contaminados se retirados do piso dentro de um prazo estipulado já ganhou notoriedade como um hábito comum e atualmente é difícil encontrar alguém que não conheça essa regra. Apesar de parecer sem importância, o assunto é tema de diversos artigos científicos e é uma dúvida recorrente entre as pessoas. A verdade é que, de acordo com estudos de Microbiologia, um segundo é suficiente para contaminar algo que caiu no chão. Além do tempo, fatores como tipo de alimento, superfície e temperatura também influenciam no contágio. Todo alimento que entra em contato com alguma superfície, como o chão, a bancada da cozinha ou a tábua de cortar, por exemplo, será contaminado por bactérias e outros microrganismos presentes no local. A sujeira não se trata apenas de poeira ou fios de cabelo que podem ser vistos de longe, mas de microrganismos invisíveis a olho nu. O objetivo do presente trabalho foi desmistificar essa informação com crianças do Ensino Fundamental. Elaborou-se um vídeo demonstrando que alimentos quando jogados no chão e semeados em meio de cultura apresentam crescimento de várias colônias bacterianas. O vídeo foi apresentado em conjunto com uma palestra realizada para alunos do ensino fundamental de um Colégio Municipal de Barra Mansa. A apresentação abordou os conceitos de contaminação alimentar, microrganismos e a falsa ideia da regra dos 5 segundos. Foram realizadas perguntas relacionadas ao tema para professores e alunos, com base nisso concluiu-se que a ação teve impacto positivo nos estudantes, demonstrando que eles entenderam que a regra dos 5 segundos não é válida e segura.</p>2024-09-01T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1863PERSISTÊNCIA DA SIFILIS COMO DESAFIO PARA A SAÚDE PÚBLICA2024-12-05T22:38:24-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p> A sífilis é uma Infecção sexualmente transmissível e congênita causada pela bactéria <em>Treponema pallidum</em>, destacando-se como um desafio para a saúde pública global. Essa patologia se caracteriza pela sua complexidade nos estágios clínicos e pela sua capacidade de imitar outras condições médicas, tornando o diagnóstico preciso uma tarefa desafiadora. Ela apresenta diferentes graus de lesão, desde a sífilis primária, com a formação de uma ferida inicial no local de infecção, até a sífilis terciária, que pode causar danos graves a órgãos internos, sistema nervoso e outros sistemas do corpo. O objetivo deste trabalho foi informar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis; investigar a percepção da comunidade sobre a importância da testagem regular, tratamento e acompanhamento médico para o controle efetivo da sífilis; contribuir para o entendimento de como a disseminação de informações pode ser uma ferramenta essencial no combate à doença, visando minimizar seu impacto na saúde pública. Para alcançar esses objetivos foi apresentada uma palestra educacional em uma policlínica da saúde do município de Barra Mansa – RJ, com foco em homens e mulheres com vida sexual ativa. Ao final da palestra foram distribuídos formulários avaliativos aos participantes, onde todos concordaram que o tema era de vital importância e afirmaram ter tomado posse das informações, adquirindo entendimento sobre o tema. Por fim, verificou-se a efetividade da atividade realizada e que a educação e acesso à informação são ainda as maiores armas que a população dispõe diante a doença. Testagem regular e tratamento são fundamentais para o controle, além disso, é importante o acompanhamento médico aos infetados e seu devido tratamento. A sífilis é uma doença tratável, e a conscientização e ação são cruciais para controlar sua propagação e minimizar o impacto na saúde pública.</p>2024-09-01T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1868BIOLOGIA NAS ESCOLAS2024-12-05T22:38:24-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p>O biólogo desempenha um papel crucial na compreensão e preservação da vida na Terra. Sua atuação abrange uma vasta gama de áreas, desde a pesquisa científica até a conservação ambiental e a aplicação prática do conhecimento biológico. Ele é responsável por expandir o conhecimento sobre os seres vivos e seus ecossistemas. Através de pesquisas, ele investiga a estrutura, função e interações dos organismos vivos, contribuindo para avanços significativos nas áreas biomédicas, biotecnológicas e ambientais. Visto isso, um projeto para levar ciência as escolas foi desenvolvido por discentes do 8º período de Biologia do Centro Universitário de Barra Mansa. O objetivo é demonstrar aos alunos de forma dinâmica e divertida a importância do Biólogo e as diversas atividades que eles podem realizar. A metodologia utilizada será o desenvolvimento de atividades científicas nas escolas do município como: extração de DNA de morango, análise microbiológica da água e exposições sobre zoologia. Espera-se a sensibilização dos alunos para a área biológica, entendendo a importância dessa profissão e a gama de atividades que podem ser desenvolvidas através da ciência e pesquisa.</p>2024-09-01T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1865INCENTIVO DA VACINAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES2024-12-05T22:38:24-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p>Em um contexto onde desafios à saúde pública, como a pandemia de COVID-19 e a gripe H1N1, são constantes, é necessário reconhecer a vital importância de campanhas de vacinação voltadas para a população jovem. A escola desempenha um papel fundamental na conscientização, pois serve como um canal para disseminar informações para a família e amigos dos alunos. O propósito do projeto foi educar e promover o seguimento adequado do calendário de vacinação. Alunos do 7º período do Ensino Fundamental de uma escola em Barra Mansa foram o público alvo. Três temas foram abordados: Influenza A, H1N1 e COVID-19. Além de uma palestra com linguagem acessível, foram utilizadas maquetes representando os vírus e imagens reais dos mesmos realizadas por microscopia eletrônica. Ao final, os alunos participaram de uma dinâmica com perguntas relacionadas ao assunto proposto. Verificou-se uma grande adesão dos alunos ao tema vacinação, sendo feitos questionamentos sobre dúvidas existentes. Conclui-se que abordar temas importantes com crianças e adolescente é de suma importância para combater fake News ligadas a área da saúde.</p>2024-09-01T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1855CHECKLIST PARA PROCEDIMENTOS DE COLETA SANGUÍNEA2024-12-05T22:38:25-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p>Resumo: Os Erros pré-analíticos se referem as falhas que ocorrem antes da análise propriamente dita de uma amostra no laboratório. Eles podem ocorrer desde a identificação incorreta do paciente, até uma preparação inadequada da amostra. É evidente que a fase pré-analítica ainda é a principal fonte de erros nos laboratórios devido à falta de uma gestão que possa identificar essas falhas assim como instruir aos pacientes os preparos necessários. Como alguns dos erros mais comuns, pode-se citar falha na interpretação de pedido médico, fatores fisiológicos, como a idade e sexo cadastrados errados, dados clínicos e os fármacos utilizados pelo paciente que devem ser protocolados para evitar alterações que induzam o médico a erros na interpretação dos valores encontrados ou até mesmo falta de orientação ao paciente sobre o jejum, além da prática de exercícios físicos, que pode alterar alguns resultados e o uso de cigarro e bebidas alcoólicas deve ser sempre informado ao laboratório. A qualidade de um exame em análises clínicas é de suma importância para os diagnósticos correto do paciente e por isso deve ser a principal preocupação dos profissionais, para que se obtenha um resultado satisfatório. Se um exame clínico não for realizado com precisão, há o risco de um diagnóstico incorreto. Isso pode levar a tratamentos inadequados, atrasos no diagnóstico de condições médicas graves ou até mesmo a falhas na detecção de doenças. Resultando em efeitos adversos para o paciente, desperdício de recursos e aumento dos custos de assistência médica. Diante destes fatos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um checklist para os procedimentos de coleta de sangue com o intuito de distribuir aos laboratórios de análises clínicas da região, auxiliando assim na diminuição dos erros pré-analíticos cometidos por falta de conhecimento. Essa educação pode garantir benefícios significativos no diagnóstico como a minimização de erros cometidos nessa etapa.</p>2024-09-02T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1864TESTE DO PEZINHO2024-12-05T22:38:25-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p>Resumo: O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um tema de extrema relevância na área da saúde e da medicina. Este teste é um tipo de análise laboratorial realizada em recém-nascidos de fundamental importância porque tem como objetivo identificar e diagnosticar precocemente doenças genéticas, infecciosas e metabólicas que podem comprometer a saúde do bebê. As doenças identificadas pelo teste são doenças sanguíneas como a anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, entre outras. Outro motivo para fazer o Teste do Pezinho é a obrigatoriedade legal. O exame é obrigatório para todos os recém-nascidos no território nacional. De fato, alguns municípios não permitem nem mesmo que a criança seja registrada se não for apresentado o documento que comprove que o Teste do Pezinho foi realizado. Diante destes fatos, o objetivo deste trabalho foi de conscientizar a comunidade sobre a importância e os benefícios de realizar o teste do pezinho, esclarecer dúvidas e trazer curiosidades, a fim de que a informação seja transmitida a todas as pessoas de maneira simplificada e objetiva. Colaborando para um crescimento no índice de crianças que realizaram o teste no Brasil. Visto que existe uma grande desigualdade nos índices de realização do exame nos estados brasileiros. Foi realizada uma palestra em um posto de saúde do município de Barra Mansa-RJ com o propósito de atingir o máximo de gestantes possível, utilizando a didática para levar a informação as gestantes, mães de recém-nascidos e demais pessoas interessadas, fazendo com que esses indivíduos entendam o porquê é necessário realizar o teste do pezinho, como ele acontece na prática, a importância para a saúde do bebê e todos os malefícios que podem acontecer com a criança caso ela deixe de realizar o exame. Concluiu-se que o conhecimento adquirido durante a realização da apresentação, alcançou o resultado esperado: informar a importância do teste do pezinho e as consequências de não realizar tal exame laboratorial, também a contribuição para uma sociedade mais informada e, consequentemente, para a promoção da saúde neonatal. Essa educação pode influenciar positivamente a adesão dos pais ao teste, garantindo benefícios significativos no diagnóstico e tratamento precoce de condições médicas em recém-nascidos.</p>2024-09-02T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/1965GUIA DE VERIFICAÇÃO PARA COLETA DE HEMOCULTURA EM AMBIENTES HOSPITALARES2024-12-05T22:38:25-03:00Bruna Karoline Lima Piazerapiazerab@gmail.com<p> A hemocultura é um exame laboratorial primordial na detecção de bacteremias e sepse, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e tratamento de infecções sistêmicas. O teste viabiliza a identificação de agentes infecciosos, como bactérias, permitindo uma abordagem terapêutica direcionada e eficaz. A hemocultura é particularmente relevante em pacientes com sinais clínicos de sepse, conferindo maior acurácia diagnóstica e otimizando os diagnósticos. Esse trabalho tem como objetivo orientar a profissionais de saúde sobre os procedimentos correto de coleta do exame de hemocultura. A coleta inadequada do exame pode acarretar uma série de implicações adversas no contexto do diagnóstico e tratamento de infecções sistêmicas. Entre as principais consequências, destaca-se a possibilidade de resultados falso negativos, nos quais os patógenos presentes no sangue não são detectados devido a uma técnica de coleta deficiente. Isso pode resultar em diagnósticos incorretos ou subtratamento das infecções, elevando o risco de complicações clínicas. Além disso, a contaminação da amostra representa uma preocupação relevante. A introdução de microrganismos da pele ou do ambiente durante a coleta pode resultar em detecção de infecções que não estão de fato presentes. Esse cenário pode culminar em tratamentos antimicrobianos desnecessários e favorecer o desenvolvimento de resistência bacteriana. Outra implicação é a potencial interferência com culturas subsequentes. O atraso diagnóstico pode comprometer o início do tratamento adequado, aumentando o risco de complicações e impactando adversamente o prognóstico do paciente. O guia de verificação lista desde o processo correto de assepsia até a quantidade de sangue a ser colhido a cada amostra e o como identificar de maneira assertiva a amostra para que o microbiologista possa executar o exame. O material produzido será distribuído nos setores correspondentes dos hospitais da cidade de Barra Mansa. Essa ação pode contribuir para diminuição de erros na identificação de dos agentes etiológicos, contribuindo com um diagnóstico eficiente.</p>2024-10-24T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2168MEDICINA VETERINÁRIA2024-12-05T22:38:25-03:00<p>Seção contendo Artigos e Resumos </p>2024-10-24T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2164DIFILOBOTRÍASE – REVISÃO DE LITERATURA2024-12-05T22:38:25-03:00Áurea Helena Padilha Simões de Souza Net0aureahpsimoes@gmail.comEmilly Christiny de Oliveira Souzaemillychristinnny@gmail.comGiullia Messina Giamuzzigiulliagiamuzzi@gmail.comSabrina Chaves Teixeirasabrinaceu9@gmail.comYasmmin Alves de Arantes Silvasabrinaceu9@gmail.comLara Silenciato Nogueiralara.silenciato@ubm.com<p>A difilobotríase é uma doença parasitária causada por helmintos do gênero Diphyllobothrium. A zoonose provoca sintomas gastrintestinais e é adquirida através do consumo de carne de peixe crua. Praticamente todas as espécies de peixe podem ser acometidas, tanto os de vida livre quanto de aquicultura. Os sintomas costumam ser leves e o tratamento é feito com praziquantel. A prevenção se dá ao evitar o consumo de carne de peixe crua.</p>2024-10-24T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2165DIARREIA POR CRYPTOSPORIDIUM EM BEZERROS LEITEIROS2024-12-05T22:38:25-03:00Ian da Costa Lopesianlopes000@gmail.comMaria Eduarda de Souzamariaeduarda08234@gmail.comMatheus Landim Pereirapereiramatheuslandim@gmail.comNathália Alves Silvapereiramatheuslandim@gmail.comLara Nogueira Silenciatolara.silenciato@ubm.com<p>A Criptosporidiose é uma enfermidade causada por protozoários do gênero <em>Cryptosporidium, </em>que pode afetar desde os animais até mesmo humanos. Esta revisão bibliográfica se propõe a analisar estudos científicos que abordam assuntos sobre a diarreia por <em>Cryptosporidium</em> em bezerros leiteiros e as estratégias de diagnóstico e tratamento. Por meio da seleção criteriosa de pesquisas publicadas em periódicos científicos e bancos de dados acadêmicos, foram identificados os impactos negativos, como o impacto econômico, morbilidade e até mortalidade de bezerros. Além disso, estratégias preventivas, incluindo a higienização adequada de ambiente, vazio sanitário de instalações e a utilização de probióticos foram destacadas como eficazes na redução da incidência da doença. Concluindo assim, que o conhecimento sobre os efeitos do <em>Cryptosporidium</em> é fundamental para a pecuária, enfatizando a necessidade contínua de medidas de controle e educação veterinária para proteger a saúde do rebanho e a rentabilidade da produção de gado. A revisão da literatura contribui para uma compreensão mais aprofundada dos desafios e oportunidades relacionados a Criptosporidiose na pecuária.</p>2024-10-24T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2166RAIVA EM BOVINOS DE CORTE2024-12-05T22:38:25-03:00Paola Lopez Carneirodrpaolal.carneiro@gmail.comKelly Viana dos Santosveterinaria@ubm.brDiego de Oliveira Peixotodiegopeixoto1988@hotmail.com<p>A raiva é uma das zoonoses de maior importância, pelo fato de não haver tratamento, tendo apenas o controle dos morcegos hematófagos e a vacinação para a prevenção. É uma doença que acomete o Sistema Nervoso Central, driblando o sistema imune do animal, fazendo com que ele só comece a atuar após os primeiros sintomas. A forma paralítica é a mais comum nos bovinos, apresentando os seguintes sintomas: sialorreia; apetite e deglutição diminuídos; incoordenação; paralisia dos membros pélvicos e torácicos; decúbito esternal ou lateral; isolamento espontâneo do animal acometido; tremores musculares; podendo evoluir para movimentos de pedalagem; ranger de dentes; anorexia; diminuição dos reflexos centrais e até mesmo timpanismo; além de danos indiretos como diminuição da qualidade do couro, levando a morte do animal. O vírus começa a se replicar, inicialmente no local da inoculação, ou seja, nas células musculares ou células do tecido subepitelial, até alcançar quantidade suficiente para adentrar as terminações nervosas. O diagnóstico e confirmação é feito <em>post-mortem</em>, pode ser feita pela observação de corpúsculos de Negri no exame histopatológico de hematoxilina e eosina – HE; por imunihistoquímica – IHQ; por imunofluorescência direta – IFD e inoculação intracerebral em camundongos, através do encéfalo inteiro ou fragmentos do tecido cerebral do córtex, cerebelo, hipocampo, tronco encefálico e medula espinal.</p>2024-10-24T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2167HERNIA INGUINO- ESCROTAL EM EQUINOS: REVISÃO DE LITERATURA2024-12-05T22:38:25-03:00Evillyn E. S. Almeidaevialmeida@icloud.com.brLeiliane R. de Souzaleili.rom@gmail.com.brMaynara F. S. Lopesmaynaraflopes@gmail.com.brRebeca R. de Almeidarebeca_rra@hotmail.comSarah E. R. R. Landimsara.elisaribeiro13@gmail.comLara Nogueira Silenciatolarasilenciato@hotmail.com<p>A hérnia inguino-escrotal é uma patologia que afeta os equinos, manifestando-se de forma adquirida em adultos e congênita em potros, tendo impacto direto nos sistemas reprodutivo e digestivo. O manejo varia entre os dois casos, sendo a cirúrgica não recomendada para potros, pois a hérnia pode regredir espontaneamente em três a quatro meses. Por outro lado, nos garanhões, a cirurgia imediata após o diagnóstico definitivo é altamente recomendada. Comparada a outras causas de cólica em equinos, essa condição é especialmente relevante, tornando-a um tema importante para estudos e pesquisas. O objetivo deste estudo é revisar a literatura sobre hérnia inguino-escrotal em cavalos, abordando aspectos como anatomia, sintomas, métodos de diagnóstico, abordagens terapêuticas, incluindo a orquiectomia, e as possíveis complicações pós-operatórias e clínicas. Durante esta revisão, várias perspectivas e informações relevantes foram analisadas em relação à condição, com o objetivo de enriquecer a compreensão do tema. Esse enfoque amplo proporciona conhecimentos importantes para a gestão eficiente dessa condição em cavalos, buscando aprimorar os resultados e promover um prognóstico positivo para os animais afetados.</p>2024-10-24T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2169BRUCELOSE EM GADO LEITEIRO2024-12-05T22:38:26-03:00Anna Clara Martins Teixeiraannatei93@hotmail.com.brIngrid Santos Vieiraveterinaria@ubm.brLalesca Marques Rodriguesmaria.lmachado19@gmail.comLuiza Valente Cunhaveterinario@ubm.brMaria Clara Machadomaria.lmachado19@gmail.comLara Nogueira Silenciatolara.silenciato@ubm.br<p>A brucelose é uma doença infectocontagiosa de caráter crônico causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete diversas espécies de animais e o homem, sendo a brucelose bovina acusada pela <em>Brucella abortus</em>. É uma zoonose de distribuição mundial e acarreta problemas sanitários e prejuízos econômicos, existindo ainda a possibilidade de contaminação pelo consumo de leite, reforçando a importância da inspeção desses produtos. A doença se introduz, principalmente, através da aquisição de bovinos infectados em um rebanho sadio e a transmissão mais comum do germe é pela via oral. O principal método de diagnóstico é pelo isolamento e identificação da bactéria e o tratamento não é prático, além de gerar reflexos na saúde pública. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a situação epidemiológica da brucelose e suas consequências econômicas para o gado de leite no Brasil.</p>2024-10-24T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2170PODODERMATITE EM OVINOS: REVISÃO LITERATURA2024-12-05T22:38:26-03:00Janielle Arsimé Avelar Ferreiraveterinaria@ubm.brMaria Eduarda de Alcântara Maria Eduarda de Alcântara Gonçalvesveterinaria@ubm.brMilena Ramos Milaniveterinaria@ubm.brVictória Oliveira Alvesveterinaria@ubm.brVitória Gonçalves Formagginveterinaria@ubm.brLara Nogueira Silenciatolara.silenciato@ubm.com<p>A pododermatite é uma condição comum em ovinos, caracterizada pela inflamação e infecção dos tecidos do casco e do pé causada pela associação das bactérias anaeróbias <em>Dichelobacter nodosus</em> e <em>Fusobacterium necrophorum</em>, sendo que fatores ambientais e nutricionais também podem contribuir para o seu desenvolvimento. Os animais afetados geralmente apresentam claudicação, inflamação e sensibilidade do casco, manifestações que afetam o bem-estar e a produtividade do rebanho provocando consequentemente impactos econômicos na criação. Este artigo revisa a etiologia, diagnóstico, tratamento da Pododermatite em ovinos e reflete o impacto econômico no rebanho.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2171ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA: O IMPACTO NA ECONOMIA2024-12-05T22:38:26-03:00Daiana Fonseca Damiani GonçalvesDaiana-fonseca@hotmail.comEmanuella Paulo Gomesemanuellapgomes21@gmail.comGabrielle Gonçalves Souza da Silvaveterinaria@ubm.brHemilly de Oliveira Maiahemillymaia2940@gmail.comIndiamara Chiconeli Caetanoindiamaracaetano178@gmail.comLara Nogueira Silenciatolarasilenciato@hotmail.com<p>A artrite encefalite caprina tem origem viral, não possui qualquer predisposição por raça, sexo ou idade e acomete os monócitos, células dendríticas e macrófagos que são achados no sistema nervoso, sistema respiratório e nas glândulas mamárias. Essa enfermidade causa um impacto importante na produção, afetando em larga escala o setor de laticínio. O objetivo desse trabalho é apresentar a doença, sua importância na produção e os seus desafios econômicos. As sintomatologias principais são encefalite, pneumonia, mastite, e artrite, sendo a última a mais acometida. O seu diagnóstico consiste na anamnese clínica do animal e nos exames laboratoriais. Para prevenção é necessário que se adotem medidas profiláticas para não inserir o patógeno no rebanho. Ainda não existem vacinas para a doença ou tratamentos eficazes para a eliminação do vírus.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2172AUMENTO DOS CASOS DE ANISAQUÍASE DEVIDO A INGESTÃO DE PESCADOS MAU COZIDOS (REVISÃO DE LITERATURA)2024-12-05T22:38:26-03:00Thaís C Cassiano de de Medeirosveterinaria@ubm.brAlexsandro Luís dos Santosveterinaria@ubm.br<p>A anisaquíase é uma zoonose causada pela ingestão de larvas de nematódeos do gênero Anisakis presentes em peixes e frutos do mar crus ou mal-cozidos. Este estudo tem como objetivo investigar a anisaquíase em sua complexidade, examinando seus aspectos clínicos, epidemiológicos e diagnósticos. A metodologia empregada neste estudo foi a revisão bibliográfica, que envolveu a análise crítica de artigos científicos, revisões sistemáticas e estudos epidemiológicos relacionados à anisaquíase. Foram consultadas bases de dados acadêmicas e científicas para identificar a literatura relevante sobre o tema. A análise dos estudos epidemiológicos revelou um aumento na incidência de casos de anisaquíase em diversas regiões. A educação pública sobre os riscos associados ao consumo de peixes e frutos do mar crus é fundamental para a prevenção da doença. Os profissionais de saúde devem estar cientes dos sinais e sintomas da anisaquíase, bem como das abordagens diagnósticas e terapêuticas disponíveis. Esforços contínuos são necessários para aprimorar a pesquisa, a educação pública e as estratégias de controle da anisaquíase, visando reduzir a incidência da doença e proteger a saúde da população.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2173BLOQUEIO DO PLEXO BRAQUIAL PARA OSTEOSSÍNTESE DE RÁDIO E ULNA EM UM PINSCHER: RELATO DE CASO2024-12-05T22:38:26-03:00Gisele do Prado Alvesdanielsacchi15@gmail.com.brLuiza Valente Cunhaveterinaria@ubm.brJoão Pedro Aquino de Almeidaveterinaria@ubm.brMaria Clara Fazolato Mateusveterinaria@ubm.brLeiliane Rodrigues de Souzaveterinaria@ubm.brMaynara Fátima Santos Lopesveterinaria@ubm.brClara Sotto Rodriguesveterinaria@ubm.brDaniel Sacchi i de Souzaveterinaria@ubm.br<p>Um cão, de dois anos, macho, Pinscher foi admitido em uma clínica veterinária particular sob suspeita de fratura de rádio e ulna. Após confirmação do diagnóstico por radiografia, a avaliação ortopédica o encaminhou para osteossíntese de rádio e ulna. A técnica anestésica escolhida foi a anestesia totalmente intravenosa associada ao bloqueio do plexo braquial com bupivacaína a 0,25% guiado por neurolocalizador. O cão permaneceu estável durante todo o procedimento, e, após vinte dias de procedimento, não houve complicações, sendo o procedimento cirúrgico e anestésico considerados um sucesso.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2174NEOPLASIAS EM PSITACÍDEOS: REVISÃO DE LITERATURA2024-12-05T22:38:26-03:00Gisele Prado Alvesveterinaria@ubm.brKamila Gouvêa Loçasso de Moraesveterinaria@ubm.brJennifer Valim Grijóveterinaria@ubm.brLetícia Machado Cíteroveterinaria@ubm.brVinícius Gabry dos Reis Carmoveterinaria@ubm.brGustavo Silveira Gonçalvesveterinaria@ubm.br<p>A revisão abordou variadas neoplasias e seus tratamentos em psitacídeos de diferentes espécies incluindo colangiocarcinoma, carcinoma de células escamosas, neoplasias testiculares, condrosarcoma vertebral, carcinoma indiferenciado pancreático, lipoma, fibrosarcoma, hemangioma e hemangiosarcoma. Também foram discutidos tumores oculares como o carcinoma indiferenciado, além de um estudo de caso de fibroma. Embora algumas neoplasias sejam comuns em determinadas espécies, hoje, ainda apresentam grandes desafios diagnósticos e prognósticos. Este presente estudo ressalta a necessidade de mais pesquisas para melhor compreender a epidemiologia e o manejo de neoplasias para realizar diagnósticos precisos e procedimentos cirúrgicos aplicados à aves, considerando especialmente o crescente acometimento de psitacídeos mantidos em cativeiro.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2175ESPOROTRICOSE EM FELINOS: ASPECTOS CITOPATOLÓGICOS – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA2024-12-05T22:38:27-03:00Áurea Helena Padilha Simões de Souza Netoaurehpsimoes@gmail.comSabrina Chaves Teixeirasabrinaceu9@gmail.comNathália Braz de Almeida Pereiranataliabraz.ap@gmail.comNathália Braz de Almeida Pereiranataliabraz.ap@gmail.com<p>A esporotricose é uma infecção fúngica causada pelo agente <em>Sporothrix spp</em>, de caráter zoonótico, cujo principal hospedeiro é o gato doméstico. A investigação citopatológica constitui uma importante ferramenta de diagnóstico, uma vez que é de baixo custo, rápida e acessível.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2176SARCOMA DE APLICAÇÃO EM FELINOS DOMÉSTICOS2024-12-05T22:38:27-03:00Anthony Matheus Pires de Paulaanthonypires2000@gmail.com.brAnthony Matheus Pires de Paulaanthonypires2000@gmail.com.brCleber Cleber Dutra Cacheiroflaviadurocher@hotmail.comFlávia Albeirice Flávia Albeirice Du Rocherjadepelucio17@gmail.comJade d Souza Peluciojadepelucio17@gmail.comThomás Vieira Cury mith04thomassmith@gmail.comLara Nogueira Silenciatolara.silenciato@ubm.com<p>O sarcoma de aplicação felino (SAF), anteriormente denominado sarcoma vacinal, é um tumor cutâneo maligno que surge no local de aplicação de vacinas ou outros medicamentos em gatos, caracterizado por sua origem mesenquimal. Afeta animais de meia idade até idosos, com um tempo de evolução que pode variar de meses a décadas após a injeção inicial. Metástases são relativamente raras. O diagnóstico envolve exames laboratoriais, de imagem e avaliação clínica para identificar a localização, tipo histopatológico e tamanho do sarcoma, bem como possíveis metástases. Devido à resistência terapêutica e recorrências múltiplas, a radioterapia, quimioterapia e imunoterapia são sugeridas como terapias adjuvantes para aumentar o intervalo livre de doença e a sobrevida do animal, embora a excisão cirúrgica agressiva permaneça como tratamento principal.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2177O PAPEL DOS ALIMENTOS ANALLERGENIC E HYPOALLERGENIC DA ROYAL CANIN® NO DIAGNÓSTICO E MELHORA DO QUADRO CLÍNICO DE PACIENTE PORTADOR DE ALERGIA ALIMENTAR2024-12-05T22:38:27-03:00Taiani Fernandes Vianataiani_fernandes@hotmail.comFabiana Brandão de Oliveiravetfabibrandao@gmail.comNathália Miranda Coutinhonathalia.coutinho@ubm.brLara Nogueira Silenciatolara.silenciato@ubm.com<p>Este artigo consiste em apresentar a melhora clínica de paciente portadora de dermatite trofoalérgica, mais conhecida como hipersensibilidade alimentar (HI), através da observação de sinais dermatológicos e gastrointestinais. Animal anteriormente alimentado com dieta caseira, apresentava sinais dermatológicos como pústulas, pruridos intensos não sazonais responsivos a corticóides, sintomas gastrointestinais, edema e hiperemia em região perilabial. Mesmo após dieta caseira de eliminação, houve recidiva da crise, quando foi realizado teste alérgico <em>outdoor</em> e <em>indoor</em>, confirmando as suspeitas clínicas. Após introdução do alimento Annalergenic da Royal Canin<sup>®</sup>, que se mostrou como excelente alternativa para utilização como teste de eliminação, houve significativa melhora de sinais cutâneos e gastrointestinais do paciente, se confirmando como alimento de fundamental importância para apoio do diagnóstico de alergia alimentar. Foi realizado teste final de exposição provocativa, utilizando-se o alimento Hypoallergenic da Royal Canin<sup>®</sup>, havendo novamente manifestações clínicas associadas à patologia. Devido recidiva do quadro, onde a paciente apresentou sinais gastrointestinais, o alimento Anallergenic se tornou opção para uso de forma definitiva para o manejo nutricional da paciente.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2231TORÇÃO TESTICULAR EM CÃO: RELATO DE CASO2024-12-05T22:38:27-03:00Taiani Fernandes Vianataiani_fernandes@hotmail.comEduardo Maia Aguiareduardocirurgiavet@gmail.com<p>A torção testicular é uma condição considerada rara em cães, sendo mais comumente relatada em animais criptorquidas. Seu diagnóstico se baseia na análise do histórico do animal e dos sinais clínicos. A ultrassonografia é um importante exame para complementar a avaliação, pois pode apresentar alterações sugestivas, porém, o diagnóstico definitivo é realizado através de laparotomia exploratória, no caso de animais criptorquidas. A torção testicular é considerada uma emergência médica, sendo o tratamento de eleição a orquiectomia. O presente artigo tem como objetivo relatar um caso incomum de torção testicular de testículo não neoplásico intraescrotal em cão não criptorquida, apresentando dor abdominal aguda na região hipogástrica.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2232O TRATAMENTO PERINATAL COM CITALOPRAM PROMOVE UM COMPORTAMENTO SEMELHANTE À HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO EM CAMUNDONGOS SWISS2024-12-05T22:38:27-03:00Diego de Oliveira Peixotodiegopeixoto1988@hotmail.comWellington da Silva Côrteswscortes64@gmail.comPaola Lopez Carneirodrpaolal.carneiro@gmail.comKelly Viana dos Santoskellyviana8420@gmail.comRoberto Laureano Melolaureanomelor@gmail.com<p>A serotonina (5-HT) exerce um papel importante na embriogênese do sistema nervoso central de mamíferos, modulando a ontogenia de diversos sistemas neuronais, inclusive àqueles envolvidos com a regulação do humor e reatividade ao estresse. Neste contexto, alterações na sinalização da 5-HT durante o início da vida podem comprometer a saúde mental e aumentar a susceptibilidade aos transtornos psiquiátricos. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho é avaliar se o tratamento com citalopram, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, durante o período perinatal é capaz de alterar os parâmetros neurocomportamentais em prole de camundongos Swiss durante a fase adulta. Para esse propósito, camundungas prenhas (n = 6 cada, e ~ 35g) foram divididas em dois grupos, nos quais a prole obtida foi tratada com salina (0,9%, <em>s.c</em>.) ou citalopram (10 mg/kg, <em>s.c</em>.) do 5º ao 15º dia pós-natal. Ao completar 70 dias de vida, os filhotes machos foram submetidos a uma bateria de testes comportamentais composta pelos seguintes protocolos: campo aberto, tarefa de reconhecimento de objetos, teste de sociabilidade, caixa claro-escuro e suspensão pela cauda. Para realização das análises estatísticas, foi utilizado o teste T de Student, sendo que as médias foram consideradas estatisticamente significativas quando p<0,05. De acordo com os resultados obtidos, foi demonstrado que os animais tratados tiveram um menor número de quadrantes percorridos (67%, p < 0,001) e de rearings (44%, p < 0,001) no teste do campo aberto. Já na tarefa de reconhecimento de objetos, os animais tratados tiveram menor índice de discriminação absoluto (260%, p < 0,001) e relativo (20%, p < 0,001). Nos demais protocolos, não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos experimentais. Estes achados sugerem que o tratamento perinatal com citalopram pode promover alterações no sistema serotoninérgico, promovendo um comportamento semelhante ao transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2233O TRATAMENTO PERINATAL COM PARGILINA PROMOVE UM COMPORTAMENTO SEMELHANTE À ANSIEDADE EM CAMUNDONGOS SWISS2024-12-05T22:38:27-03:00Diego de Oliveira Peixotodiegopeixoto1988@hotmail.comWellington da Silva Côrteswscortes64@gmail.comPaola Lopez Carneirodrpaolal.carneiro@gmail.comKelly Viana dos Santoskellyviana8420@gmail.comRoberto Laureano Melolaureanomelor@gmail.comRoberto Laureano Melolaureanomelor@gmail.com<p>As catecolaminas exercem um papel importante no neurodesenvolvimento.<br>Neste contexto, manipulações farmacológicas ou genéticas demonstram que uma <br>interrupção na ação destes neurotransmissores está envolvida em alterações <br>estruturais e funcionais duradouras ou, até mesmo permanentes, em áreas <br>encefálicas implicadas com a fisiopatologia de distúrbios neuropsiquiátricos. Desta <br>forma, a fim de avaliar os impactos do aumento da biodisponibilidade das <br>catecolaminas durante a fase final de neurodesenvolvimento, investigamos os efeitos <br>da administração perinatal de pargilina (PARG), um inibidor seletivo da <br>monoaminoxidase B, enzima responsável pela biotransformação das catecolaminas,<br>na expressão comportamental de camundongos Swiss machos adultos. Para tanto, <br>camundongas Swiss prenhas (n=6 cada e ~35g) foram divididas em dois grupos, nos <br>quais a prole obtida foi tratada com salina (0,9%, s.c.) ou com PARG (100 mg/kg, s.c.) <br>do 5º ao 15º dia pós-natal. Ao completar 70 dias de vida, os filhotes machos foram <br>submetidos a uma bateria de testes comportamentais composta pelos seguintes <br>protocolos: campo aberto, caixa claro-escuro, labirinto em cruz elevado e suspensão <br>pela cauda. Para realização das análises estatísticas, foi utilizado o teste T de Student, <br>sendo que as médias foram consideradas estatisticamente significativas quando <br>p<0,05. De acordo com os resultados obtidos, foi demonstrada uma diferença <br>significativa no tempo de permanência no lado claro (819%, p < 0,001) no teste da<br>caixa claro-escuro. No teste do labirinto em cruz elevado, observamos menor tempo <br>(1600%, p < 0,001) e menor percentual de entradas (1700%, p < 0,001) nos braços <br>abertos. Estes achados sugerem que o tratamento perinatal com PARG pode <br>promover alterações no sistema catecolaminérgico, promovendo um maior <br>comportamento semelhante à ansiedade na prole adulta.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2240PSICOLOGIA2024-12-06T14:59:11-03:00Rosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>Capa </p>2024-12-06T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2241PERSPECTIVA PARENTAL2024-12-06T15:26:58-03:00Ingrid Nogueira Camposnogueiraingrid26@gmail.comMônica Cândida Lugão Moraesmonica.moraes@ubm.br<p>Este trabalho foi realizado a partir das práticas propostas nas disciplinas de Estágio Supervisionado Básico I e II, do curso de Psicologia, e buscou compreender os efeitos da integração da família no cuidado de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, bem como o impacto na subjetividade das mães e pais cuidadores. Por meio de observações naturalistas e de pesquisa bibliográficas sistemáticas, foram realizadas a coleta de dados, a revisão e integração das informações obtidas. Em um serviço de saúde mental infanto juvenil, localizado na região Sul Fluminense, observamos alguns desafios e transformações na rotina de famílias, oriundas de um psicodiagnóstico dado a um de seus membros. Inicialmente, as observações evidenciaram o papel dos cuidadores e de modo muito especial o da mãe, entendida culturalmente como cuidadora da família, e sua sobrecarga, que, além de outros vários contextos e ambientes, frequentemente, tem sua presença exigida integralmente no cuidado e tratamento do filho. Neste cenário, inúmeras vezes, as mães cuidadoras recebem pouco suporte dos serviços de saúde, o que se traduz em riscos maiores para o seu esgotamento físico e psicológico, e uma perda de sua identidade própria. A partir das atividades realizadas, fora elaborado o projeto “Perspectivas parentais: explorando a subjetividade de mães e pais de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico” que se destina a promover a reflexão e sensibilização da equipe de saúde, estudantes e comunidade em geral acerca da importância do resgate e fortalecimento da identidade das mães e responsáveis de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Ainda em andamento, espera-se que o projeto traga contribuições para que o serviço de atenção psicossocial às crianças e adolescentes estejam mobilizados para a promoção de apoio e acolhimento de seus cuidadores, dando maior visibilidade às suas ações cuidadoras e às suas necessidades, principalmente, àquelas resultantes dos sofrimentos que são despertados através das condições psíquicas de seus familiares.</p>2024-12-06T15:26:58-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2056O SENTIDO DO CUIDADO EM ACOLHIMENTOS INSTITUCIONAIS: UMA INVESTIGAÇÃO LOGOTERAPÊUTICA2024-12-09T19:12:21-03:00Mônica Lugão Moraesmonicalug@yahoo.com.brMariana Lopes Silvaprof.marianalopes1708@gmail.com<p>A partir das práticas no Estágio Supervisionado Básico II, realizadas em uma instituição, situada o interior do Estado do Rio de Janeiro, dedicada ao acolhimento e cuidado de criança e adolescente vítima de maus tratos, abandono ou qualquer outra situação que coloque em risco a sua integridade física, moral ou psicológica, foram obtidos dados para a elaboração do projeto de estudo por meio da observação naturalista e de pesquisa sistemática da literatura sobre o tema, tendo como sujeitos os educadores, também chamados de cuidadores, responsáveis pelo cuidado básico dos acolhidos - alimentação, higiene e proteção, organização do ambiente e de estabelecer atividades adequadas ao grau de desenvolvimento de cada um. Numa instituição em que, diversas vezes, recebe crianças que precisam se adaptar e encontrar sentido em suas vidas, têm-se os educadores como importantes agentes que enfrentam desafios significativos, dentre eles, a falta de recursos e sobrecarga de trabalho, para persistirem no compromisso com o bem-estar das crianças e adolescentes. Abordaremos a temática a partir da perspectiva da Logoterapia, fundada pelo psiquiatra Viktor Frankl, que discorreu, em muitas de suas obras, sobre a importância do cuidado e da compaixão como elementos essenciais para o bem-estar psicológico e o sentido da vida. Argumenta que, mesmo em situações de extremo sofrimento e adversidade, como os campos de concentração durante o Holocausto, os seres humanos são capazes de encontrar significado e propósito na vida por meio do amor e do cuidado pelos outros. No entanto, em algumas situações, o impacto prolongado das dificuldades enfrentadas pode levar à perda de sentido. No contexto do trabalho, o desgaste emocional e físico resultante de diversas circunstâncias pode minar a motivação e a eficácia de profissionais, afetando negativamente sua capacidade de cuidar adequadamente de outros. Utilizando a lente desta teoria, buscaremos a compreensão de como a resiliência é manifestada no contexto do acolhimento institucional e como as experiências desafiadoras vivenciadas podem impactar a perda de sentido do trabalho e cuidado com os acolhidos, especialmente quando educadores e crianças se deparam com situações que testam sua resiliência. Acreditamos que, dentre as diversas contribuições, à luz da Logoterapia, é importante também reconhecer a interconexão entre resiliência, sentido e bem-estar no contexto do acolhimento institucional infantojuvenil.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2059CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS DO BULLYING2024-12-09T19:16:47-03:00Mônica Lugão Moraesmonicalug@yahoo.com.brKeyla Michaelle de Bem Corrêakeylamichaelle1@gmail.com<p>O presente trabalho aborda atividades realizadas a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado Básico I e II, tendo como objetivo a observação e a realização da intervenção em uma escola municipal no município de Passa Vinte, em Minas Gerais. A metodologia adotada para sua elabora foi a revisão bibliográfica e observação naturalista, permitindo a coleta de dados, revisão e integração das informações durante todo o período de estágio. A intervenção será realizada com adolescentes das turmas do 7° e 8° ano, do Ensino Básico, sobre as quais foram observadas queixas quanto as suas dificuldades de relacionamento, o linguajar usado na comunicação dentro de sala, as dificuldades na concentração, ocorrências de comportamentos agressivos e desrespeito com os professores e com os colegas de turmas. Estudos apontam, dentre diversos contextos, a violência é resultante de atos de imposição e seu combate exige ações de âmbito muito amplo e complexos, visando transformações coletivas, sociais e culturais, incluindo espaços como a escola. Nesse sentido, a violência está enraizada nas estruturas sociai, sendo perceptível que muitos dos comportamentos dos alunos resultam na prática do bullying e essa problemática faz com que esse fenômeno gire em torno, tanto a curto prazo quanto a longo prazo, na vida da vítima. É fato que esse fenômeno é um fator de impacto prejudicial ao desenvolvimento psicossocial dos envolvidos e acaba gerando uma grande preocupação acerca da violência e agressividade nas escolas, sendo de extrema relevância descobrir o motivo dos alunos que fazem essa prática e o que está ocasionando essa situação, para criar estratégias que possam modificar tais comportamentos e ajudar a superação dos alunos que sofreram com tal vivência, podendo esta ser compreendida como uma medida de saúde pública para o século XXI. Portanto, mesmo estando o rojeto em fase final de elaboração, pretende-se através da realização de uma roda interativa e da elaboração de material educativo impresso, no espaço da escola, promover a conscientização dos impactos do bullying na área psíquica dos envolvidos, a percepção de sua ocorrência e identificação de práticas que podem produzir mudanças no contexto da vida escolar desses adolescentes.</p> <p><strong> </strong></p>2024-12-09T19:16:47-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2057PERSPECTIVA PARENTAL: EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE DE MÃES E PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO2024-12-09T19:18:21-03:00Mônica Lugão Moraesmonicalug@yahoo.com.brIngrid Nogueira Camposnogueiraingrid26@gmail.com<p>Este trabalho foi realizado a partir das práticas propostas nas disciplinas de Estágio Supervisionado Básico I e II, do curso de Psicologia, e buscou compreender os efeitos da integração da família no cuidado de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, bem como o impacto na subjetividade das mães e pais cuidadores. Por meio de observações naturalistas e de pesquisa bibliográficas sistemáticas, foram realizadas a coleta de dados, a revisão e integração das informações obtidas. Em um serviço de saúde mental infanto juvenil, localizado na região Sul Fluminense, observamos alguns desafios e transformações na rotina de famílias, oriundas de um psicodiagnóstico dado a um de seus membros. Inicialmente, as observações evidenciaram o papel dos cuidadores e de modo muito especial o da mãe, entendida culturalmente como cuidadora da família, e sua sobrecarga, que, além de outros vários contextos e ambientes, frequentemente, tem sua presença exigida integralmente no cuidado e tratamento do filho. Neste cenário, inúmeras vezes, as mães cuidadoras recebem pouco suporte dos serviços de saúde, o que se traduz em riscos maiores para o seu esgotamento físico e psicológico, e uma perda de sua identidade própria. A partir das atividades realizadas, fora elaborado o projeto “Perspectivas parentais: explorando a subjetividade de mães e pais de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico” que se destina a promover a reflexão e sensibilização da equipe de saúde, estudantes e comunidade em geral acerca da importância do resgate e fortalecimento da identidade das mães e responsáveis de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Ainda em andamento, espera-se que o projeto traga contribuições para que o serviço de atenção psicossocial às crianças e adolescentes estejam mobilizados para a promoção de apoio e acolhimento de seus cuidadores, dando maior visibilidade às suas ações cuidadoras e às suas necessidades, principalmente, àquelas resultantes dos sofrimentos que são despertados através das condições psíquicas de seus familiares.</p>2024-12-09T19:18:21-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2055CUIDANDO DE QUEM CUIDA: RELATO DE ESTÁGIO NA APAE DE BARRA MANSA2024-12-11T11:44:03-03:00Mônica Lugão Moraesmonicalug@yahoo.com.brBruna Gomes Lins da Silvabruna.bm.lins@gmail.comRuane Aparecida de Castilho Novaesrondinelli.novaes@gmail.comVictor da Silva Abreuabreuvictor57@gmail.com<p>O presente trabalho tem por objetivo descrever as atividades realizadas para elaboração do projeto de intervenção na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa, que é uma instituição sem fins lucrativos que atua na área da assistência social, saúde e educação, dedicada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como às suas famílias, durante o cumprimento do Estágio Supervisionado Básico I e II no âmbito do curso de Psicologia. A metodologia utilizada na elaboração do trabalho foi a observação de atividades práticas: oficinas pedagógicas, atendimentos individuais e rodas de conversa sob a supervisão de profissionais da psicologia, e pesquisa bibliográfica sistemática a partir da temática do trabalho. O referencial teórico do projeto baseou-se em conceitos da psicologia, como citam BENAGLIA (2012), KOHLSDORF & BORGES (2017), DIAS, ALMEIDA, GONÇALVES, CALDEIRA, ARAÚJO (2021), destacando a importância do “cuidar de quem cuida”, tanto da família dos alunos quanto dos profissionais que atuam na instituição. Os resultados parciais evidenciam que a família e a equipe multidisciplinar desempenham um papel fundamental no suporte à pessoa com deficiência. Neste sentido, o projeto visa realizar intervenções que possam acolher àqueles que promovem o cuidado dos alunos da APAE, viabilizando espaços de intervenção com os familiares e outros com os profissionais, com o intuito de que a possam expressar livremente suas emoções, sem necessariamente preocupar-se com fins estéticos. Visto que, além de se voltar ações para o cuidado de famílias, o estudo inicial da temática demonstrou ser fundamental e preciso um olhar direcionado aos profissionais envolvidos no cuidado dos usuários do serviço, dentre eles, professores, psicólogos, psicopedagogos e músicos, considerando-se a alta demanda de casos que a instituição possui. Sendo que, a qualidade de vida no ambiente profissional é crucial para o bem-estar físico e mental do colaborador, possibilitando também um ambiente mais produtivo. Dessa maneira, o estágio pode contribuir com propostas de intervenção voltadas ao atendimento de quem presta assistência aos usuários.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2053A FAMÍLIA NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL2024-12-11T11:42:19-03:00Mônica Lugão Moraesmonicalug@yahoo.com.brLuciane Lima Lacerdalucianeacademico@gmail.comMaiara da Silva Teixeiraacademicomaiarateixeira@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo elucidar a importância do papel familiar no cuidado em saúde mental, bem como suas dificuldades e limitações neste processo. Compreende-se que o envolvimento da família pode ser considerado um recurso poderoso para o cuidado e tratamento no que diz respeito ao adoecimento mental. A metodologia utilizada priorizou a coleta de dados e informações por meio da observação naturalista, visto que ela consiste na possibilidade de delimitar todo o fazer do estudante – identificando demandas, objetivos, hipóteses, e possíveis intervenções, e de uma revisão bibliográfica sistemática, na qual foram consultadas fontes acadêmicas relacionadas ao tema. Durante o Estágio Supervisionado Básico I e II, componente curricular do curso de Psicologia, em uma clínica que possui como enfoque a dependência química e outros transtornos psíquicos, no interior do Rio de Janeiro, pôde-se observar, por meio da participação em rodas de conversa que acontecem tanto com os pacientes quanto com seus familiares, mediadas por psicólogos que atuam no local, a maneira como estes podem adoecer devido ao impacto da patologia e adoecimento sobre um de seus membros. Notou-se que, em detrimento da necessidade de cuidar e zelar pelo outro, em diversos casos, há a perda do cuidado em si mesmo, deixando de lado suas necessidades e seus próprios sofrimentos. Ademais, devido a importância que a família possui, tendo como papel o incentivo, apoio e acolhimento ao indivíduo em sofrimento psíquico, ela pode, em determinados momentos, assumir uma responsabilidade e controle pela melhora, e até mesmo pela vida do outro, tornando-se uma carga insustentável, podendo os levar ao sentimento de insuficiência e sobrecarga, além de prejudicar o processo do paciente, ao qual ele precisará percorrer por conta própria, em busca da recuperação e reconstrução de sua autonomia, para além da patologia. Dessa maneira, evidenciou-se, de forma imprescindível, a importância de se abordar tal temática com as famílias dos pacientes da clínica. Assim, o projeto de intervenção elaborado com base na demanda observada foi desenvolvido em uma roda de conversa, abordando o tema e contando com a participação dos familiares, de maneira que cada um pôde compartilhar seus pensamentos, medos, vivências, bem como serem ouvidos, possibilitando a troca e o amparo de muitas angústias, advindas do adoecimento mental, que impacta não somente o próprio sujeito, como aqueles que o acompanham em seu percurso.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2085Caminhos estreitos e a bússola para eles2024-12-11T11:47:40-03:00Yan Lucca Coutolyanccouto@gmail.comLarissa Oliveira Coelholarissaocoe@gmail.comArcheliane Aparecida de Oliveira Carvalhoarchelianecandido@gmail.comMonica Ribeirolyanccouto@gmail.com<p>Esse projeto de extensão tem como objetivo ajudar adolescente entre 12 a 14 anos a desenvolverem uma forma assertiva de autovalorização, demonstrando que com esta prática é possível não apenas se impor como também estabelecer limites em interações e cenários que possam causar desconforto</p>2024-12-09T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2242A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA IMAGEM CORPORAL E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES2024-12-11T11:48:03-03:00Isabelle de Oliveira Marinsisabelleo.marins@outlook.comSara Florentino Linslinss8900@gmail.com.brRosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>Este trabalho objetiva apresentar os primeiros frutos do projeto extensionista a influência das mídias sociais na autoimagem imagem corporal dos adolescentes, em especial no desenvolvimento de transtornos alimentares de anorexia e bulimia. A primeira etapa do projeto constou de levantamento bibliográfico sobre o tema e da democratização do conhecimento construído com a comunidade interna e externa durante o evento Seminário de Ensino e Extensão. Posteriormente será realizada uma pesquisa com adolescentes para identificar a percepção deles sobre. Por meio deste projeto, almeja-se produzir reflexões que extrapolem a sala de aula, tornando os acadêmicos protagonistas de sua formação técnica e de sua formação cidadã, reconhecendo-se como agente de transformação social. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica realizada em sites acadêmicos que apontaram para o fato de que a era tecnológica que vivemos está repleta de estímulos que podem afetar a imagem que cada ser humano tem de si.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2243ALÉM DO PACIENTE: O PAPEL DOS FAMILIARES NA JORNADA DE TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA2024-12-10T13:10:16-03:00Aline Duarte Fazolatoalinefazolato09@gmail.comFilipe de Mattos Souzafilipe.souza@ubm.brRosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>As toxicomanias são um sintoma social frente ao mal-estar que a nossa civilização produz fazendo com que o sujeito busque alternativas para aliviar sua existência, namore com a morte, visto que durante o uso das substâncias ele desaparece, se ausenta e quando retorna encontra um mundo cinza, áspero e insuportável. Durante a realização de estágio em uma clínica médica especializada em dependência química e psiquiatria foi observada a dificuldade de remissão total dos sintomas de indivíduos acometidos de dependência química, fato confirmado pela alta recorrência de pacientes, validando assim a ideia de que a dependência química é caracterizada como um transtorno crônico. A dependência química se dá por questões multifatoriais, no entanto o ambiente no qual o indivíduo está inserido pode ser o que precede o desenvolvimento e/ou manutenção do transtorno. É de extrema importância não apenas um cuidado com o paciente, mas com toda a família. Com base nisso se faz necessário uma rede de apoio estruturada e um familiar ambiente adequado, pilares de grande importância para a recuperação: Paciente, clínica, família. No entanto muitas vezes os familiares assumem o papel de tomar para si a responsabilidade dos atos dos pacientes e esse tipo de conduta interfere na recuperação do paciente, além de afetar toda a família, devido a energia emocional dispendida durante o período de recuperação e tratamento, produzindo um sofrimento muito grande para todos e uma esperança de “cura”. Esse fato aponta para um trabalho de conscientização junto aos familiares em relação ao papel que devem assumir dentro dos três universos envolvidos, buscando auxiliá-los a compreender que não é função deles assumir o papel da clínica e muito menos o do paciente. Portanto, é de extrema importância o cuidado para com os familiares, a fim de restabelecer a estrutura familiar que na maioria das vezes encontra-se adoecida, com laços enfraquecidos pela sensação de falta de controle e a incapacidade para resolver a situação, elementos que mantém o transtorno de dependência química.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2245BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO DO ADULTO2024-12-10T13:48:40-03:00Leticia Cardoso Oliveira Figueiredolcardoso.chulz@gmail.comVanessa Nabas Esperança da SilvaVanessa.nabas@gmail.comMaria Eduarda Alcântara Nascimentomariaeduarda.alcantara@gmail.comRosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>Este relato tem por objetivo apresentar resultados parciais do Projeto de Ensino e Extensão desenvolvido durante as aulas da disciplina Desenvolvimento Humano. Aborda a importância do bem-estar no ambiente de trabalho a partir da concepção de que ele é um fator crucial para saúde mental e física dos funcionários, além de contribuir significativamente para a produtividade e satisfação do trabalho. Ao compreender melhor as necessidades e preocupações dos funcionários, podemos desenvolver intervenções e políticas organizacionais que promovem o bem-estar, reduzindo o estresse e melhorando a qualidade de vida. Nesse sentido, esse projeto tem foco no corpo docente das escolas, sobre como cultivar uma cultura de apoio e respeito mútuo, resultando em benefícios, tanto para os funcionários quanto para a organização como um todo.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2246IDOSOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA2024-12-10T16:14:40-03:00Julia Helena Máriofernandasloliveira13@gmail.comJulia V Viana Honório Ramosfernandasloliveira13@gmail.comGeovanna Luize Jardim Valdopiresfernandasloliveira13@gmail.comLivia T Torres Maltezfernandasloliveira13@gmail.comMaria Eduarda Alcantara Nascimentofernandasloliveira13@gmail.comFernanda Silva Ladislau Oliveirafernandasloliveira13@gmail.comRosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>Este relato apresenta os resultados parciais de um projeto extensionista realizado em instituição de longa permanência. Nasce das reflexões que aconteceram durante as aulas de Desenvolvimento Humano, em especial sobre as contribuições da psicologia para a garantia dos direitos sociais do idoso, para a promoção da autonomia, integração e participação efetiva dos idosos na sociedade. O crescimento das instituições de longa permanência é impulsionado pelo aumento da população idosa. No entanto, os idosos que nelas residem enfrentam desafios como solidão, falta de estímulo cognitivo e emocional, e situações de negligência e abuso. Este projeto extensionista não apenas destaca esses desafios, mas também propõe intervenções para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. Ao sensibilizar a comunidade sobre a importância do cuidado e respeito aos idosos, almeja-se contribuir para uma sociedade mais inclusiva, onde os direitos e a dignidade dos idosos sejam respeitados e protegidos. </p>2024-12-10T14:03:01-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2247O IMPACTO DO TRABALHO DO DIGITAL INFLUENCER NA SUA SUBJETIVIDADE2024-12-11T11:51:28-03:00Gustavo Oliveira Melo Lima da Silvagumelo63@gmail.com.brLeandro de Souza Brevesleo25bm@hotmail.comLeonardo Luiz Ramos Moraesleonardoluizramos0405@gmail.comThaissa da Silva dos ReisThamiresprudente@yahoo.com.brThamires Prudente Miranda Thamires Prudente Miranda MirandaThamiresprudente@yahoo.com.brVitória de Almeida Linsvitorialinsfoto@gmail.comRosali Gomes Araujo Macielnucleo.pedagogico@ubm.br<p>Este relato tem por objetivo apresentar os resultados parciais do projeto extensionista que pretende colocar luz na temática o impacto do trabalho do <em>digital influencer</em> na sua subjetividade, visto que esta é uma profissão nova e poucos estudos existem nesta área. Utiliza como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, a técnica de entrevista e a criação de conteúdos para socialização com a comunidade interna e externa.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2102OS IMPACTOS DO ESTRESSE NA MEIA-IDADE2024-12-11T12:04:37-03:00Juliana Juliana Pereirajuliambm2003@hotmail.comKauany FernandaJulianapereira.prt@gmail.comSamyra Vianaposgraduacao@ubm.brCamilla Myrela Myrelacamillamyrela.31@gmail.comYasmin Valvayasminvalva@gmail.comRosali Gomes Araujo Macielrosaligam@yahoo.br<p>Trata-se de apresentar a primeira etapa de um projeto extensionista que visa a conscientização da população sobre o estresse na meia-idade e as formas de reduzi-lo. O foco está na orientação para prevenção de problemas de saúde mental e física relacionados ao estresse, tais como ansiedade, depressão, distúrbios cardiovasculares e problemas de sono. A metodologia utilizada está baseada nas diretrizes que regem as pesquisas bibliográficas feitas em sites e livros especializados, na elaboração de materiais contendo QRCODE que leva a páginas que explicarão mais sobre o assunto de forma didática, na realização de palestras e distribuição de folders nas comunidades onde os pesquisadores residem. A relevância deste projeto está na realização de uma ação cidadã que atende a área de atuação prioritária descrita no documento Políticas de Melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira. O objetivo é mostrar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida nessa faixa etária.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2103BURNOUT2024-12-11T12:10:55-03:00Bárbara de Almeida Matosbarbaramatos0704@gmail.comCamille Pereira Costacamillecostap11@gmail.comGabriella Marinho Tavaresnatu.marks@gmail.comPaula Stefani de Souza Martinspaulastefanen@gmail.comPietra d de Andrade Tôrres Leitepietraandrade26@hotmail.comVerônica Maria Reis Bogadopaulastefanen@gmail.comRosali Gomes Araujo Macielrosaligam@yahoo.com.br<p>Este resumo é um esforço para compartilhar os resultados de um levantamento bibliográfico realizado para o desenvolvimento de um projeto de extensão voltado para a formação de mão-de-obra, qualificação profissional, reorientação de carreira e capacitação de gestores públicos, conforme descrito na Política Nacional de Extensão Universitária. O tema escolhido para esse projeto é a Síndrome de Burnout e seus impactos a curto prazo, analisando aspectos sociais, educacionais e pessoais. Por meio de uma revisão bibliográfica realizada em artigos científicos e a legislação federal sobre jovens, almejamos produzir reflexões sobre os impactos da falta de experiência no mercado de trabalho e o não desenvolvimento das habilidades e competências necessárias às suas respectivas funções nos jovens adultos tornando-os suscetíveis a opressões, maus-tratos e violência psicológica, podendo levar ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Como segunda etapa do projeto será realizada uma intervenção mediante a elaboração de um post em mídias sociais na Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa – CDL, bem como uma roda de conversa na sede física da entidade e em escolas de Ensino Médio.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2101PROGRAMA DE PREVENÇÃO À DELINQUÊNCIA JUVENIL2024-12-11T12:07:50-03:00Cássia Maria da Silva Gaviãocassiagaviao1@gmail.comGabriel Silva de PaulaGabrielreisgb7@gmail.comGiulia de Oliveira Figueiredogiu.cfigueiredo@outlook.comIgor Serrate Rodrigues Serrate Rodriguesigorserrate@gmail.comMichelly Regina Souza da Silvamichelly.souza@hotmail.comRosali Gomes Araujo Macielrosaligam@yahoo.com.br<p>Este projeto extensionista tem como objetivo refletir sobre a delinquência juvenil, a partir do modelo teórico de Urie Bronfenbrenner. A delinquência juvenil é um problema abrangente que impacta não só os jovens envolvidos, mas suas famílias, comunidades e a sociedade como um todo. Perpetuando o ciclo de criminalidade, colabora com o aumento da sensação de insegurança nas comunidades e a ocasiona a violação dos direitos humanos dos próprios jovens envolvidos.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.ubm.br/index.php/ensinoextensao5/article/view/2098TRANSFORMAÇOES NA ADOLESCÊNCIA2024-12-11T12:08:28-03:00Carolline de Souzaanajulianemetala2@gmail.comGabriele Gabriele Carpanzanocarpanzanogabriele@gmail.comMirian Araújo Granadeirothaliamarques80@gmail.comThalia Marques Marquesthaliamarques80@gmail.comRosali Gomes Araujo Macielrosaligam@yahoo.cm.br<p><br> O projeto extensionista "Transformação na Adolescência", idealizado e executado pelas acadêmicas do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Barra Mansa, surge com o propósito de compreender de forma mais profunda as mudanças enfrentadas pelos adolescentes em seu cotidiano, a partir do referencial teórico de Arminda Aberastury e Mauricio Knobel. De acordo com esses teóricos, a adolescência é um período onde se manifestam transformações biológica, social e psicológica, perceptíveis nas seguintes caraterísticas: 1) busca de si mesmo e da identidade; 2) tendência grupal; 3) necessidade de intelectualizar e fantasiar; 4) crises religiosas; 5) deslocalização temporal; 6) evolução sexual manifesta; 7) atitude social; 8) contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta; 9) separação progressiva dos pais; e 10) constantes flutuações do humor e do estado de ânimo. O adolescente experimeta três lutos: o da perda do corpo infantil, o da perda dos pais da infância e o da perda da identidade e do papel infantil. O projeto foi criado no Centro Universitário de Barra Mansa e reconhecendo a adolescência como um período de transição crucial na vida de um indivíduo, tem como objetivo dar voz aos adolescentes, ouvindo suas experiências e ajudando-os a passar por essa fase de transição e enfrentar os desafios inerentes. A metodologia utilizada segue as normas utilizadas nas pesquisas qualitativa, bibliográfica, incluindo um <em>podcast </em>e um perfil no Instagram, espaços ondes profissionais e adolescentes vão explorar temas que abordam a autonomia, as pressões sociais, identidade e sexualidade, proporcionando um espaço de reflexão e diálogo tanto para os próprios adolescentes quanto para profissionais que lidam com essa faixa etária. A participação ativa desses profissionais e dos próprios adolescentes é fundamental para enriquecer as discussões e trazer diferentes perspectivas para o debate. O público-alvo é de adolescentes com idade variando entre 14 a 18 anos. </p>2024-12-10T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##