Pesquisa de Listeria monocytogenes e identificação dos sorovares em alimentos prontos para o consumo comercializados no estado do rio de janeiro
Palavras-chave:
Alimentos prontos para consumo, Listeria monocytogenes, Listeriose, Sorotipagem, Segurança de alimentos
Resumo
A listeriose e é considerada uma doença de origem alimentar de grande importância em saúde pública. Devido a diversos fatores que acarretam no aumento da oferta de produtos prontos para o consumo, o objetivo deste estudo foi pesquisar L.monocytogenesnestes alimentos e identificar o sorovar dos isolados. Foram analisadas 67 amostras de alimentos prontos para o consumo comercializados no Rio de Janeiro pela técnica de enriquecimento-seletivo descrito no BAM-FDA e a identificação realizada por PCR. De 67 amostras, 14(20,9%) apresentaram contaminação por L. monocytogenes, sendo oito(11,9 %) de queijo tipo minas frescal, quatro(6.0%) de saladas e duas(3.0%) de alimentos provenientes da culinária japonesa. Os sorotipos encontrados foram o 1/2a(n=1), em uma amostra de queijo tipo Minas Frescal, e 1/2b(n=13) nas demais amostras. A presença de L.monocytogenes em alimentos prontos para consumo representa um risco à saúde da população, principalmente os pertencentes aos grupos de risco, como grávidas, idosos e imunossuprimidos.
Publicado
2021-05-10
Como Citar
DA SILVA, D.; CARVALHO, C.; BRANDÃO, M. L.; ROSAS, C.; MEDEIROS, V.; TAVARES, R.; VASCONCELLOS, L.; LOPES, S. M. Pesquisa de Listeria monocytogenes e identificação dos sorovares em alimentos prontos para o consumo comercializados no estado do rio de janeiro. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 47-60, 10 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos
A revista permite que o(s) autor(es) detenham os direitos autorais sem restrições, permitindo a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionado a fonte.