O futebol business: estádio moderno, torcedores e megaeventos.

  • Rafael Willian Clemente Universidade federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, RJ
Palavras-chave: Torcedores de futebol, Futebol, Modernização, Megaeventos

Resumo

O presente trabalho foi construído tendo a relação de torcedores de futebol no estádio como ponto principal. Na esteira do chamado “futebol moderno”, aquele atingido diretamente pelos processos de globalização e mercantilização dos bens culturais, pretendemos identificar determinados processos e possíveis fenômenos capazes de afetar o modus torcedor. Uma das maneiras está diretamente ligada às modificações do espaço – do urbano ao lócus esportivo – propiciadas e incentivadas a partir dos grandes eventos. Sendo assim, nos concentramos em entender as lógicas teóricas e práticas no capitalismo tardio da modernização tanto dos espaços físicos, estruturas, como das relações do público com o esporte. A pesquisa de campo, etnografia, se aliou à teoria e também aos documentos e fontes escritas para a análise final, ao menos em relação à conclusão deste trabalho, pois em se tratando de futebol, a volatilidade do tema faz com que a bola não pare de rolar.

Biografia do Autor

Rafael Willian Clemente, Universidade federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, RJ
Universidade federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, RJ Mestre em Ciências Sociais

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Publicado
2021-05-10
Como Citar
CLEMENTE, R. O futebol business: estádio moderno, torcedores e megaeventos. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 61-88, 10 maio 2021.
Seção
Artigos