Educação Musical e Diversidade Cultural Diálogos acerca de uma aprendizagem musical intercultural

Palavras-chave: Projeto educativo emancipatório, Educação musical, Diversidade cultural, Multiculturalismo intercultural

Resumo

Esse artigo aborda questões de aprendizagem musical para o campo da escola repensando o campo da educação musical em diálogo com a diversidade cultural e o multiculturalismo intercultural como meio de pensarmos novas epistêmes fora dos cânones orquestrados pelas culturas europeias. Por meio de conceitos do multiculturalismo sobre a voz de Candau (2008, 2012) com o auxílio de Queiroz (2011, 2013, 2015) proponho discussão sobre o lugar da educação musical dentro de um propósito da diversidade cultural, com intercâmbios dentro de um contexto democrático acerca do pluralismo cultural. Com as vozes de Oliveira (2008) e Filho (2010) evoco alguns caminhos no intuito de tecer encontros emancipatórios educativos dentro de uma concepção de autonomia, com justiça social e cognitiva, conversa mútua de culturas e reconhecimento com base na pluralidade de ideais em diálogo com a contemporaneidade para um efetivo exercício de uma aprendizagem musical intercultural com diversidade cultural.

Biografia do Autor

Leonardo Moraes Batista, Conservatório Brasileiro de Música, RJ
Conservatório Brasileiro de Música, RJ Professor, Mestre

Referências

BABHA, Homi K., O local da cultura.; tradução de Myriam Ávila, Eliane Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. – 2. ed. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

CANCLINE, Néstor Garcia. Culturas Hibridas: Estratégias para entrar e sair da Modernidade.; tradução de Heloísa Pessa Cintrão, Ana Regina Lessa. – 4. ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. In: Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

______. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. In: Educ. Soc., Campinas, V. 33, n.118, p. 235-250, jan./mar. 2012.

FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Educação Musical Escolar. In: Textos complementares à série Educação Musical Escolar com veiculação no programa Salto para o Futuro – TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.

FILHO. Aldo Victório. Fulgurações periferizadas: produção estética, epistemológica e acontecimento juvenil para além da escola. In: Práticas Cotidianas e emancipação social: do invisível ao possível. Inês Barbosa de Oliveira (org.). – Petrópolis: DP et Alii, 2010.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e Fios: Um Ensaio Sobre Música e Educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petrolina Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. – 5. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade., tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. – 12. ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a Educação. – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PEREIRA, Luis Felipe Radicetti. Um Movimento na História da Educação Musical no Brasil: Uma Análise da Campanha pela Lei 11.769/2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Diversidade musical e ensino de música. Educação Musical Escolar, Rio de Janeiro, ano 21, n. 8, p. 17-23, jun. 2011. Textos complementares à série Educação Musical Escolar com veiculação no programa Salto para o Futuro/TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.

QEUIROZ. Luis Ricardo Silva. MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.17, p. 69-76, 2009

__________________________. Diversidade musical e ensino de música. In: Textos complementares à série Educação Musicais Escolar com veiculação no programa Saltam para o Futuro – TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.

__________________________. Escola, cultura, diversidade e educação musical: diálogos da contemporaneidade. In: InterMeio. Revita do Programa de Pós-Gradauação em Educação, Campo Grande, MS, v. 19, n. 37, p. 95-124, jan/jun. 2013.

__________________________. Há diversidade(s) em música: reflexões para uma educação musical intercultural. In: Música e Educação. (org.) Helena Lopes da Sailva e José Antônio Baêta Zille. – Barbacena: EdUEMG, 2015. – (Série Diálogos com o Som. Ensaios, v.2).

SANTOS, Boaventura Souza. Para uma pedagogia do conflito. In: Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Luiz Heron Silva, José Clovis dos Santos, Edmilson do Santos. Porto Alegre: Sulina, 1996.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2002. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 05 novembro. 2016.
Publicado
2021-05-10
Como Citar
BATISTA, L. Educação Musical e Diversidade Cultural Diálogos acerca de uma aprendizagem musical intercultural. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 89-110, 10 maio 2021.
Seção
Artigos