Educação Musical e Diversidade Cultural Diálogos acerca de uma aprendizagem musical intercultural
Palavras-chave:
Projeto educativo emancipatório, Educação musical, Diversidade cultural, Multiculturalismo intercultural
Resumo
Esse artigo aborda questões de aprendizagem musical para o campo da escola repensando o campo da educação musical em diálogo com a diversidade cultural e o multiculturalismo intercultural como meio de pensarmos novas epistêmes fora dos cânones orquestrados pelas culturas europeias. Por meio de conceitos do multiculturalismo sobre a voz de Candau (2008, 2012) com o auxílio de Queiroz (2011, 2013, 2015) proponho discussão sobre o lugar da educação musical dentro de um propósito da diversidade cultural, com intercâmbios dentro de um contexto democrático acerca do pluralismo cultural. Com as vozes de Oliveira (2008) e Filho (2010) evoco alguns caminhos no intuito de tecer encontros emancipatórios educativos dentro de uma concepção de autonomia, com justiça social e cognitiva, conversa mútua de culturas e reconhecimento com base na pluralidade de ideais em diálogo com a contemporaneidade para um efetivo exercício de uma aprendizagem musical intercultural com diversidade cultural.Referências
BABHA, Homi K., O local da cultura.; tradução de Myriam Ávila, Eliane Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. – 2. ed. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
CANCLINE, Néstor Garcia. Culturas Hibridas: Estratégias para entrar e sair da Modernidade.; tradução de Heloísa Pessa Cintrão, Ana Regina Lessa. – 4. ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. In: Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
______. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. In: Educ. Soc., Campinas, V. 33, n.118, p. 235-250, jan./mar. 2012.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Educação Musical Escolar. In: Textos complementares à série Educação Musical Escolar com veiculação no programa Salto para o Futuro – TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.
FILHO. Aldo Victório. Fulgurações periferizadas: produção estética, epistemológica e acontecimento juvenil para além da escola. In: Práticas Cotidianas e emancipação social: do invisível ao possível. Inês Barbosa de Oliveira (org.). – Petrópolis: DP et Alii, 2010.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e Fios: Um Ensaio Sobre Música e Educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petrolina Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. – 5. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade., tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. – 12. ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a Educação. – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PEREIRA, Luis Felipe Radicetti. Um Movimento na História da Educação Musical no Brasil: Uma Análise da Campanha pela Lei 11.769/2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Diversidade musical e ensino de música. Educação Musical Escolar, Rio de Janeiro, ano 21, n. 8, p. 17-23, jun. 2011. Textos complementares à série Educação Musical Escolar com veiculação no programa Salto para o Futuro/TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.
QEUIROZ. Luis Ricardo Silva. MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.17, p. 69-76, 2009
__________________________. Diversidade musical e ensino de música. In: Textos complementares à série Educação Musicais Escolar com veiculação no programa Saltam para o Futuro – TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.
__________________________. Escola, cultura, diversidade e educação musical: diálogos da contemporaneidade. In: InterMeio. Revita do Programa de Pós-Gradauação em Educação, Campo Grande, MS, v. 19, n. 37, p. 95-124, jan/jun. 2013.
__________________________. Há diversidade(s) em música: reflexões para uma educação musical intercultural. In: Música e Educação. (org.) Helena Lopes da Sailva e José Antônio Baêta Zille. – Barbacena: EdUEMG, 2015. – (Série Diálogos com o Som. Ensaios, v.2).
SANTOS, Boaventura Souza. Para uma pedagogia do conflito. In: Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Luiz Heron Silva, José Clovis dos Santos, Edmilson do Santos. Porto Alegre: Sulina, 1996.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2002. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 05 novembro. 2016.
CANCLINE, Néstor Garcia. Culturas Hibridas: Estratégias para entrar e sair da Modernidade.; tradução de Heloísa Pessa Cintrão, Ana Regina Lessa. – 4. ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. In: Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
______. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. In: Educ. Soc., Campinas, V. 33, n.118, p. 235-250, jan./mar. 2012.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Educação Musical Escolar. In: Textos complementares à série Educação Musical Escolar com veiculação no programa Salto para o Futuro – TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.
FILHO. Aldo Victório. Fulgurações periferizadas: produção estética, epistemológica e acontecimento juvenil para além da escola. In: Práticas Cotidianas e emancipação social: do invisível ao possível. Inês Barbosa de Oliveira (org.). – Petrópolis: DP et Alii, 2010.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e Fios: Um Ensaio Sobre Música e Educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petrolina Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. – 5. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade., tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. – 12. ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a Educação. – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PEREIRA, Luis Felipe Radicetti. Um Movimento na História da Educação Musical no Brasil: Uma Análise da Campanha pela Lei 11.769/2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Diversidade musical e ensino de música. Educação Musical Escolar, Rio de Janeiro, ano 21, n. 8, p. 17-23, jun. 2011. Textos complementares à série Educação Musical Escolar com veiculação no programa Salto para o Futuro/TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.
QEUIROZ. Luis Ricardo Silva. MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.17, p. 69-76, 2009
__________________________. Diversidade musical e ensino de música. In: Textos complementares à série Educação Musicais Escolar com veiculação no programa Saltam para o Futuro – TV Escola de 27/06/2011 a 01/07/2011.
__________________________. Escola, cultura, diversidade e educação musical: diálogos da contemporaneidade. In: InterMeio. Revita do Programa de Pós-Gradauação em Educação, Campo Grande, MS, v. 19, n. 37, p. 95-124, jan/jun. 2013.
__________________________. Há diversidade(s) em música: reflexões para uma educação musical intercultural. In: Música e Educação. (org.) Helena Lopes da Sailva e José Antônio Baêta Zille. – Barbacena: EdUEMG, 2015. – (Série Diálogos com o Som. Ensaios, v.2).
SANTOS, Boaventura Souza. Para uma pedagogia do conflito. In: Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Luiz Heron Silva, José Clovis dos Santos, Edmilson do Santos. Porto Alegre: Sulina, 1996.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2002. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 05 novembro. 2016.
Publicado
2021-05-10
Como Citar
BATISTA, L. Educação Musical e Diversidade Cultural Diálogos acerca de uma aprendizagem musical intercultural. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 89-110, 10 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos
A revista permite que o(s) autor(es) detenham os direitos autorais sem restrições, permitindo a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionado a fonte.