Relato da experiência de inclusão no ensino superior desafios e ganhos na ótica dos profissionais da educação
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino superior, Educação inclusiva
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de inclusão em um curso de licenciatura oferecido por uma instituição de ensino superior, permitindo uma breve visão sobre os caminhos que a instituição tomou para educar, promover e emancipar seus alunos com deficiência, apontando os caminhos, os desafios e as possibilidades, na ótica dos professores e profissionais que integram o Núcleo de Acessibilidade. Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada durante o ano de 2016 com professores do curso, pedagoga responsável pelo serviço e profissionais pedagogos que orientam o processo de inclusão de alunos com deficiência. Os dados foram obtidos a partir de entrevista semi-estruturada, tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1995). A metodologia adotada combina as modalidades de pesquisa descritiva e bibliográfica e o método de pesquisa indutivo.
Publicado
2021-05-10
Como Citar
MACIEL, R.; FERREIRA, M. V.; CRUZ, A. DE A.; ALVES, M. Relato da experiência de inclusão no ensino superior desafios e ganhos na ótica dos profissionais da educação. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 111-125, 10 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos
A revista permite que o(s) autor(es) detenham os direitos autorais sem restrições, permitindo a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionado a fonte.