Relato da experiência de inclusão no ensino superior desafios e ganhos na ótica dos profissionais da educação

  • Rosali Gomes Araújo Maciel Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ
  • Marcus Vinícius Anátocles da Silva Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC
  • Aurealice de Ataíde Calderaro Nogueira Cruz Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ
  • Márcia Beatriz Alves Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ
Palavras-chave: Inclusão, Ensino superior, Educação inclusiva

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de inclusão em um curso de licenciatura oferecido por uma instituição de ensino superior, permitindo uma breve visão sobre os caminhos que a instituição tomou para educar, promover e emancipar seus alunos com deficiência, apontando os caminhos, os desafios e as possibilidades, na ótica dos professores e profissionais que integram o Núcleo de Acessibilidade. Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada durante o ano de 2016 com professores do curso, pedagoga responsável pelo serviço e profissionais pedagogos que orientam o processo de inclusão de alunos com deficiência. Os dados foram obtidos a partir de entrevista semi-estruturada, tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1995). A metodologia adotada combina as modalidades de pesquisa descritiva e bibliográfica e o método de pesquisa indutivo.  

Biografia do Autor

Rosali Gomes Araújo Maciel, Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ
Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ Professora Mestre, Curso de Psicologia
Marcus Vinícius Anátocles da Silva Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC
Doutor
Aurealice de Ataíde Calderaro Nogueira Cruz, Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ
Especialista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Márcia Beatriz Alves, Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ
Pedagogoa responsável pelo Núcleo de Acessibilidade no Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, RJ
Publicado
2021-05-10
Como Citar
MACIEL, R.; FERREIRA, M. V.; CRUZ, A. DE A.; ALVES, M. Relato da experiência de inclusão no ensino superior desafios e ganhos na ótica dos profissionais da educação. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 111-125, 10 maio 2021.
Seção
Artigos