Diagnóstico sobre a influência dos diferentes modelos de seleção sobre a diferenciação de candidatos em concursos públicos

  • Vivian Raunheitti Escola de Administração Pública e de Empresas - FGV
  • Roberto Pimenta Escola de Administração Pública e de Empresas - FGV
  • Isabel de Sá da Costa Universidade Estácio de Sá - UNESA
Palavras-chave: Concurso Público, Processo Seletivo, Resultados, Modelo de Seleção, Candidatos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência que os diferentes métodos de seleção exercem sobre a diferenciação dos candidatos nos concursos públicos organizados pela FGV Projetos. Foram consideradas para este estudo três etapas: a prova escrita objetiva, a prova escrita discursiva e a avaliação de títulos. O trabalho teve natureza quali-quantitativa, utilizou uma amostragem não-aleatória de concursos na área de Administração e adotou, como instrumento de coleta de dados, a investigação documental dos editais de abertura e o levantamento de dados secundários dos resultados de 20 (vinte) processos seletivos executados e homologados entre os anos de 2013 e 2016. Por fim, foi avaliada a associação do perfil socioeconômico e demográfico dos candidatos sobre o processo de seleção. Os sujeitos deste estudo foram os inscritos que estavam presentes às provas escritas objetiva e/ou discursiva para os cargos da área de administração, todos de nível superior, segmentados pelos mesmos campos de conhecimento.

Biografia do Autor

Vivian Raunheitti, Escola de Administração Pública e de Empresas - FGV
Mestre em Administração Pública - Escola de Administração Pública e de Empresas - FGV
Roberto Pimenta, Escola de Administração Pública e de Empresas - FGV
Professor Doutor da Escola de Administração Pública e de Empresas - FGV.
Isabel de Sá da Costa, Universidade Estácio de Sá - UNESA
Professora Doutora da Universidade Estácio de Sá - UNESA

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disp. em . Acesso em 18/12/2016.

CAMPBELL, J.; DUNNETTE, M. D.; LAWLER, E. E.; WEICK, K.E. Managerial behavior, performance and effectiveness. New York: McGraw-Hill, 1970.

INEP. Censo da Educação Superior 2013. Disponível em:.

FERNANDES, B.H.R. Gestão estratégica de pessoas com foco em competências. Rio de Janeiro: Elsevier.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

GIORDANI, M.I. Há muito o que perguntar. Cadernos FGV Projetos, n.25, 2015. Concursos Públicos, Avaliações e Certificações. Disponível em: . Acesso em 15/12/2016.

PIRES, A.K. Gestão por competências em organizações de governo. Brasília: ENAP, 2005.

RESENDE, E. J. O livro das competências: desenvolvimento das competências: a melhor auto-ajuda para pessoas, organizações e sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

TEIXEIRA, H.; BASSOTTI, I.M.; SANTOS, T. S. (Org.) Contribuições para a gestão de pessoas na administração pública. São Paulo: FIA/ USP, 2013.
Publicado
2021-05-16
Como Citar
RAUNHEITTI, V.; PIMENTA, R.; DA COSTA, I. Diagnóstico sobre a influência dos diferentes modelos de seleção sobre a diferenciação de candidatos em concursos públicos. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 239-257, 16 maio 2021.
Seção
Artigos