Farmácia clínica: transformação do profissional farmacêutico

  • Aline Corrêa Ribeiro Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC/JF https://orcid.org/0000-0001-6948-331X
  • Dayse Kelly Souza Ricci Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil
  • Meiriele Cúrcio Alves de Oliveira Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil
  • Ana Paula Ferreira Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil.
  • Giovanni Montesano Schettino Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas, Farmácia clínica, Serviço de farmácia clínica

Resumo

Introdução: Problemas associados ao uso de medicamentos são frequentes, ocasionando impacto na Saúde. Prevenir e minimizar requer ações no processo da farmacoterapia para redução de erros de medicação. No entanto, há necessidade de mudanças da prática profissional. Objetivo: Conhecer o processo de transformação do profissional e a implementação das atividades clínicas. Métodos: Estudos sobre os serviços farmacêuticos clínicos no Brasil nos últimos anos. Resultados: Atividades de farmácia clínica no Brasil ocorrem de forma desigual nas regiões. Ressalta-se a importância do registro das atividades que sistematiza o acompanhamento da terapia medicamentosa e possibilita avaliar necessidade, segurança e efetividade da utilização de medicamentos, proporcionando resultados favoráveis. No entanto, as dificuldades na implementação dos serviços clínicos comprometem o desempenho do farmacêutico. Conclusão: importância do farmacêutico nos Serviços de Farmácia Clínica, de forma a promover o acesso e uso racional de medicamentos e prevenção de eventos adversos, com melhoria da qualidade de vida.

Biografia do Autor

Aline Corrêa Ribeiro, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC/JF
Farmacêutica, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC/JF. Juiz de Fora, MG Brasil
Dayse Kelly Souza Ricci, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil
Farmacêutica, Pós-Graduação em Farmácia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil. 
Meiriele Cúrcio Alves de Oliveira, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil
Farmacêutica, Pós-Graduação em Farmácia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil
Ana Paula Ferreira, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil.
Fisioterapeuta, Professora, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil. 
Giovanni Montesano Schettino, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil.
Farmacêutico, Professor, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Juiz de Fora, MG Brasil. 
Publicado
2021-12-19
Como Citar
RIBEIRO, A.; RICCI, D. K.; DE OLIVEIRA, M.; FERREIRA, A. P.; SCHETTINO, G. Farmácia clínica: transformação do profissional farmacêutico. Revista Científica do UBM, n. n.46, p. 112-123, 19 dez. 2021.
Seção
Artigos