Da musicalização à profissionalização: a tradição do ensino de música na Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda/RJ (CADEVRE)

  • Márlon Souza Vieira Centro Universitário de Barra Mansa UBM
Palavras-chave: Ensino de música, Contexto não-formal, Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda – CADEVRE

Resumo

Esta comunicação considera um relato de experiência vivenciado na Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda/RJ – CADEVRE. Observamos que a instituição se destaca por ser um espaço com tradição histórica para o ensino de música na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Opera na formação musical de crianças, jovens e adultos estimulando o fazer musical e, apesar de apresentar-se em um contexto não-formal, conduz muitos alunos a se especializarem em escolas regulares nos cursos de licenciatura e bacharelado em música. Nesse sentido, a CADEVRE se distingue e a investigação desse processo se faz relevante e expressiva.    

Biografia do Autor

Márlon Souza Vieira, Centro Universitário de Barra Mansa UBM
Mestre em Artes pela UNESP Professor do Curso de Licenciatura em Música no Centro Universitário de Barra Mansa - UBM

Referências

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP, 2005.

HUSTAD, Donald P. A Música na Igreja. Tradução de Adiel Almeida de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Jubilate, 1991.

MOREIRA, José Estevão. Investigações Filosóficas sobre Linguagem, Música e Educação: O que é isso que chamam de música? Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2014.

MEDAGLIA, J. Música Maestro – Do canto gregoriano ao sintetizador. São Paulo: Globo, 2008.

SOARES, J.; SCHAMBECK, R.; FIGUEIREDO, S. A formação do professor de música no Brasil. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.

SOUZA, Salvador de. História da Música Evangélica no Brasil. São Paulo: Ágape, 2011.
Publicado
2022-02-27
Como Citar
VIEIRA, M. Da musicalização à profissionalização: a tradição do ensino de música na Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda/RJ (CADEVRE). Revista Científica do UBM, n. n.35, p. 124-138, 27 fev. 2022.
Seção
Artigos