Internet e juventude: desafios da contemporaneidade
Palavras-chave:
Internet, Juventude, Utopias, Distopias, Educação
Resumo
Discutir como os indivíduos se relacionam com a internet é um assunto que está na ordem do dia. Torna-se irrelevante fazer referência aos nativos (jovens) ou imigrantes digitais (adultos), uma vez que as Tecnologias de Comunicação e Informação estão direta ou indiretamente presentes na vida de boa parte dos brasileiros. No contexto dessa relação, este artigo observa a influência da internet na formação identitária da camada da sociedade mais “imersa” na internet: a juventude. Definir o que é ser jovem é uma tarefa árdua, mas delineia-se aqui aquele diretamente ligado à prática docente: alunos de nível fundamental e médio. Assim, autores com visões utópicas e distópicas, advindos do meio acadêmico ou das artes, são brevemente apresentados como forma de proporcionar uma reflexão sobre os desafios apresentados pela contemporaneidade na qual a juventude está “conectada”, como forma de buscar ações que possam articular a ação pedagógica a esse contexto.Referências
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Publicado
2022-02-28
Como Citar
BARRETO JUNIOR, A. Internet e juventude: desafios da contemporaneidade. Revista Científica do UBM, n. n.34, p. 1-17, 28 fev. 2022.
Edição
Seção
Artigos