Internet e juventude: desafios da contemporaneidade

  • Alfeu Barreto Junior Educação pela Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Internet, Juventude, Utopias, Distopias, Educação

Resumo

Discutir como os indivíduos se relacionam com a internet é um assunto que está na ordem do dia. Torna-se irrelevante fazer referência aos nativos (jovens) ou imigrantes digitais (adultos), uma vez que as Tecnologias de Comunicação e Informação estão direta ou indiretamente presentes na vida de boa parte dos brasileiros. No contexto dessa relação, este artigo observa a influência da internet na formação identitária da camada da sociedade mais “imersa” na internet: a juventude. Definir o que é ser jovem é uma tarefa árdua, mas delineia-se aqui aquele diretamente ligado à prática docente: alunos de nível fundamental e médio. Assim, autores com visões utópicas e distópicas, advindos do meio acadêmico ou das artes, são brevemente apresentados como forma de proporcionar uma reflexão sobre os desafios apresentados pela contemporaneidade na qual a juventude está “conectada”, como forma de buscar ações que possam articular a ação pedagógica a esse contexto.

Biografia do Autor

Alfeu Barreto Junior, Educação pela Universidade Estácio de Sá
Professor de Geografia da rede pública de ensino de nível fundamental no Colégio Militar do Rio de Janeiro e na rede pública do município do Rio de Janeiro; mestre em Letras e Ciências pela Universidade José de Souza Herdy (UNIGRANRIO) e doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro).  

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade, Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CANCLINI, Néstor García. Diversidade e Direitos na Interculturalidade Global. Revista Observatório Itaú Cultural, N. 8 (abr/jul. 2009). São Paulo: Itaú Cultural, 2009.

CATANI, Afrânio Mendes; GILIOTI, Renato de Souza. Culturas Juvenis: Múltiplos Olhares. São Paulo: UNESP, 2004.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FELINTO, Erick. A religião das máquinas. Ensaios sobre o imaginário da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2005.

GRAY, John. Cachorros de palha: reflexões sobre humanos e outros animais. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro. DP&A, 2001.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Número de brasileiros que usa internet pelo celular cresce 106% em dois anos, diz pesquisa. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1476690-numero-de-brasileiros-que-usa-a-internet-pelo-celular-mais-que-dobra-em-dois-anos-diz-pesquisa.shtml (último acesso em 3 jul 2015)

JORNAL O GLOBO DIGITAL. Número de internautas no Brasil alcança percentual inédito mas acesso ainda é concentrado. http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/numero-de-internautas-no-brasil-alcanca-percentual-inedito-mas-acesso-ainda-concentrado-13027120 (último acesso em 3 jul 2015)

KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, out. 2008. p. 687-715. Disponível em: . Acesso em: 25 out 2015 .

LEVY, Pierre. A Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

NEJM, Rodrigo. Adolescenci@s conectadas. Salvador: Grupo de Pesquisa em interação, tecnologias digitais e sociedade (UFBA), 2014. Disponível em http://gitsufba.net/adolescencis-conectadas/ (último acesso em 4 jul 2015)

ROSADO et al. De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação. Leitura: Teoria & Prática. Campinas, São Paulo, v.33, n.1 (64), p.97-110, 2015

RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre, Sulina, 2013.

VAZ, Paulo. Agentes na rede. Belo Horizonte: UFMG, 1999. Anais... VIII Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte: UFMG/Minas Gerais, 1999. v.1). Disponível em http://pt.scribd.com/doc/7253451/Vaz-Paulo-RG-Agentes-Na-Rede (último acesso em 5 jul 2015)

VIRILIO, Paul. A bomba informática. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
Publicado
2022-02-28
Como Citar
BARRETO JUNIOR, A. Internet e juventude: desafios da contemporaneidade. Revista Científica do UBM, n. n.34, p. 1-17, 28 fev. 2022.
Seção
Artigos