A competência da liderança na prática da docência

  • Pedro Rachid da Costa Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Rita de Cássia Rigotti Monteiro Universidade de Taubaté - UNITAU
Palavras-chave: Formação docente, Liderança, Gestão escolar

Resumo

Este trabalho propôs-se a realizar, a partir de uma revisão bibliográfica, uma busca de categorias sobre a competência da liderança correlacionadas com a função docência. Com isto, buscou-se demonstrar a importância desta função dentro da instituição de ensino, quais devem ser suas competências, seu papel em motivar e orientar o trabalho em sala de aula, de forma que a Instituição de Ensino atinja o processo de ensino e aprendizagem com sucesso. Buscou-se, por meio da pesquisa, entender a competência da liderança, as categorias de liderança e correlaciona-las com as tendências pedagógicas adotadas na busca de perfis dos líderes educacionais (docentes); a partir de algumas questões norteadoras: Qual o papel do líder educacional no sucesso de uma Instituição de Ensino? Quais as principais características do líder educacional? Há diferença entre o líder educacional e o líder organizacional? O estudo pode contribuir de forma a subsidiar futuras pesquisas sobre a gestão escolar e desenvolvimento de técnicas de gestão.

Biografia do Autor

Pedro Rachid da Costa, Universidade de Taubaté - UNITAU
Mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Licenciatura Plena em Historia pela Universidade de Taubaté, Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais e em Ensino e Aprendizagem Geografia EF I e II pela Universidade Católica de Brasília.
Rita de Cássia Rigotti Monteiro, Universidade de Taubaté - UNITAU
Professora e orientadora no programa de Pós Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté - UNITAU

Referências

ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. Qualificação Versus Competência. http://www.senac.br/INFORMATIVO/BTS/262/boltec262b.htm acesso: 13-07-2012

BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. RAE - Revista de Administração de Empresas. Jan./Mar. 2011.

BRANDÃO, Hugo Pena e Tomás de Aquino Guimarães. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? RAE - Revista de Administração de Empresas. Jan./Mar. 2012

CARVALHO, Ieda Maria Vecchioni. Recrutamento e seleção por competência. Rio de Janeiro, editora FGV, 2008.

DELFINO, Islania Andrade de Lira, et. al. A Produção Acadêmica sobre Liderança no Brasil: Uma Análise Bibliométrica dos Artigos Publicados em Eventos e Periódicos Entre 1995 e 2009. Anais... Rio de Janeiro, XXXIV encontro da ANPAD, 2010.

DELUIZ, N. O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação: Implicações para o Currículo, 2011. Rio de Janeiro: Boletim Técnico do SENAC. Volume 27, no. 3 – Set. Dez. 2011 http://www.senac.br/BTS/273/boltec273b.htm acesso: 13-07-2012

DUTRA , Joel Souza; et al. Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552000000100009&script=sci_arttext. Acesso em 13-07-12.

GARRIDO, Laercio M. Virei Gerente, e agora? São Paulo: Nobel, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas, enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2009.

______, Antonio Carlos. Administração em Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 1999.

GRACIOSO, Luiz Francisco. Liderança empresarial: competências que inspiram, influenciam e conquistam resultados. São Paulo: Atlas, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo Atlas 2009.

MELO, E. A. A. (2004). Escala de avaliação do estilo gerencial (EAEG): desenvolvimento e validação. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 4(2), 31-62.

RABAGLIO, M.O. Seleção por competências. Educator. São Paulo, 2001.

SANT’ANNA, Liliane Lima et al. Bem-estar no Trabalho: Relações com Estilos de Liderança e Suporte para Ascensão, Promoção e Salários. RAC, Rio de Janeiro, v. 16, n. 5, art. 6, pp. 744-764, Set./Out. 2012.

SCHWELLA, Erwin. Inovação no governo e no setor público: desafios e implicações para a liderança. Revista do Serviço Público Brasília 56 (3): 259-276. Jul/Set 2005.

TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch, SARSUR, Amyra Moyzes. Estratégia, Liderança e Clima Organizacional em Instituições de Ensino: contextualizando conceitos para a compreensão de um setor específico. Anais... Porto Alegre - RS, ANPAD V encontro de estudos em estratégia, 2011.

TEIXEIRA, Elson A. Criatividade ousadia & competência. Markon Books São Paulo, 2002.
Publicado
2022-02-28
Como Citar
DA COSTA, P.; MONTEIRO, R. DE C. A competência da liderança na prática da docência. Revista Científica do UBM, n. n.34, p. 76-104, 28 fev. 2022.
Seção
Artigos