A importância do planejamento de carreiras nas organizações

  • Terezinha de Fátima Siqueira Fundação Getulio Vargas, FGV
  • Marilsa de Sá Rodrigues Universidade de Taubaté - UNITAU.
Palavras-chave: Carreira, Geração X, Geração Y, Geração Z

Resumo

O estudo objetivou verificar e conscientizar sobre a importância do planejamento de carreiras nas organizações. O tema carreira implica em muitas mudanças de acordo com o cenário econômico; político e social, assim como a característica de cada empresa e seus aspectos culturais. A responsabilidade que cabe aos profissionais em gerenciar a própria carreira, envolve muitas expectativas e aspirações pessoais e profissionais, que desenvolve ao longo de anos de experiência, num cenário corporativo dinâmico com constantes mudanças, resultando na necessidade de adequações constantes no que tange as empresas como também aos profissionais na busca do equilíbrio e desenvolvimento, tanto da empresa como dos profissionais.

Biografia do Autor

Terezinha de Fátima Siqueira, Fundação Getulio Vargas, FGV
Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós graduação em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas.
Marilsa de Sá Rodrigues, Universidade de Taubaté - UNITAU.
Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora da Universidade de Taubaté - UNITAU. Coordenadora da linha de pesquisa em Gestão de Recursos Socioprodutivos. Líder do grupo de pesquisa em Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional

Referências

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Era das Conexões, tempo de Relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores, 2009.

LOMBARDIA, Pilar Garcia. Quem é a geração Y? HSM Management, n.70,p.1-7. Set e out.2008.

ENGELMANN, Deise C. O Futuro da Gestão de Pessoas: como lidaremos com a geração Y? 2009. Disponível em Acesso em 10 outubro 2014.

POCHAMANN, Márcio. Nova classe média: O trabalho na base da pirâmide social brasileira. Bom tempo Editorial. Coleção mundo do trabalho, 2012.

VASCONCELOS, K. C. et al. A geração Y e suas âncoras de carreira. Revista Gestão.Org. v. 8, n. 2, p. 226-244. maio e agosto 2010.

SOUZA, Vera Lucia. Gestão de desempenho. 2. ed. FGV Editora, 2005.
Publicado
2022-02-28
Como Citar
SIQUEIRA, T.; RODRIGUES, M. A importância do planejamento de carreiras nas organizações. Revista Científica do UBM, n. n.34, p. 208-215, 28 fev. 2022.
Seção
Artigos