A motivação, a xenofobia e a qualidade dos serviços prestados pelos médicos cubanos na política pública brasileira Mais Médicos

  • Efraim da Silva Medeiros Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Palavras-chave: Serviços, Motivação, Política pública, Xenofobismo

Resumo

Este artigo analisa de forma pontual a motivação sob dois vieses, o primeiro levanta as causas que impulsionaram os médicos cubanos a deixarem sua pátria para oferecerem seus serviços no Brasil dentro do programa Mais Médicos, e o segundo são as razões, os motivos que promovem nos cubanos a vontade de trabalhar diariamente em suas atividades. Para tanto, o trabalho está estruturado da seguinte forma: na introdução há a contextualização do tema em questão relacionando a política pública e a motivação, em seguida será discutida dentro do referencial teórico, a motivação, seguindo para política pública, qualidade dos serviços, xenofobia e seus impactos nos resultados. Quanto à metodologia, os procedimentos técnicos escolhidos foram a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, por intermédio de instrumento específico de coleta de dados sob o aspecto qualitativo, tendo por objetivo metodológico a pesquisa descritiva.  

Biografia do Autor

Efraim da Silva Medeiros, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Mestre em Gestão Estratégica e Negócios pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), MBA em Gestão de Pessoas, especialização em Gestão de Educação à Distância pela UFF - Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Administração de Empresas. Atualmente é professor do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM.

Referências

AZEVEDO, Reinaldo. Dilma, que compra médicos de Cuba, elogia campanha da CNBB contra o tráfico de pessoas. Ou: vender gente, para Cuba, é mais lucrativo e seguro do que vender droga. 2014. Disponível em: http://veja.abril.com. br/blog/reinaldo/geral/dilma-que-compra-medicos-de-cuba-elogia-campanha-da-cnbbco mtra-o-trafico-de-pessoas-ou-vencer-gente-para-cuba-e-mais-lucrativo-e-seguro-do-ue-vender-droga//. Acesso em 2014.

BERGAMINI, C. W. Desenvolvimento de Recursos Humanos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração nas organizações. 7 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DIOCESE OURINHOS. Xenofobia e racismo contra médicos cubanos. Disponível em: http://diocesiourinhos.wordpress.com. Acesso em 2014.

FREITAS, A. L. P. A. Qualidade em Serviços no Contexto da Competitividade. Revista Produção On Line. v. 5, n.1 – Março de 2005. Santa Catarina, 2005. Disponível em file:///C:/Users/Laptop_dell/Downloads/PRODUCAOONLINE
_2005_A%20Qual ida de%20em%20Servi%C3%A7os%20no%20Contexto%20da%20
Competitividade.pdf. Acesso em 2014.

GRONRÖOS, C. Marketing, gerenciamento de serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

HUNTER, J. C. O monge e o executivo. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

IBGE. Pesquisa Anual de Serviços. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em Acesso em 2013.

JUSTUS, R.; ANDRADE, S. A. de. O empreendedor: como se tornar um líder de sucesso. São Paulo: Laurosse do Brasil, 2007.

KLINK, A. Cem dias entre o céu e mar. São Paulo Companhia das letras, 2005.

LAURENTINO, G. 1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

LIMA, W. G. Política pública: discussão de conceitos. Nemad – Núcleo de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Interface (Porto Nacional). Edição número 05, Outubro de 2012.

LOPES, B.; AMARAL, J. N. Políticas Públicas Conceitos e Práticas. v.7. Belo Horizonte: Sebrae/MG, 2008.

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. A. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.


MALAIA, M. C. B. T.; VIEGAS, M. C. L. de C.; MAGALHÃES, G. S. A reforma de Estado de 1995 e suas consequências na qualidade da prestação do serviço público no Brasil: uma reflexão sobre o contexto das relações humanas no trabalho das organizações públicas brasileiras. Anais... SEGET - Simpósio e Tecnologia para a Competitividade, Rio de Janeiro, 2013.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEDEIROS, E. da S. Ninguém Motiva Ninguém. Rio de Janeiro: Publit, 2013.

MEIRELLES, D. S. e. O Conceito de Serviço. Revista de Economia Política, vol. 26, nº 1 (101), pp. 119-136 janeiro-março/2006.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mais Médicos para o Brasil. Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br. Acesso em 2014.

O GLOBO. Daniel Alves come banana jogada por torcedor em jogo do Barcelona. Disponível em: http://oglobo.globo.com/esportes/daniel-alves-come-banana-jogada-por-torcedor-em-jogo-do-barcelona- 12314451#ixzz35ZTvAcLg. Acesso, em 2014.

QUINTELLA, H. L. M. M; SILVA, ROBSON, K. B. e. Qualidade e Liderança na Prestação de Serviços: Uma Avaliação Usando Escala Servqual e Lpi. Relatório de Pesquisa em Engenharia de Produção. Revista Eletrônica. v.6. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em http://www.producao.uff.br/conteudo/rpep/volume62006/RelPesq_V6_ 2006_04. pdf. Acesso, 2013.

REIS, A. M. V.; TONET H.; JUNIOR L. C. B.; COSTA, M. E. B. Desenvolvimento de equipes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

RENESTO, C. de L.; RAMOS, P. Qualidade em serviços. ICPG - Instituto Catarinense de Pós-graduação. Disponível em http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev04-14.pdf. Acesso em 2014.

SANTANA, A. L. Xenofobia. Infoescola, Navegando e Aprendendo. Disponível em http://www.infoescola.com/psicologia/xenofobia/. Acesso em 2014.

TAYLOR, F. W. Princípios de administração científica. Tradução de Arlindo Vieira Ramos. 8. ed. 13. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

TEIXEIRA, I. S.; TEIXEIRA, R. C.; SOUSA, R. A. Qualidade dos serviços: um diferencial competitivo. Anais... SEGET – Simpósio de Excelência em gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em http://www.aedb.br/anais-seget/ae_pos.htm. Acesso em 12/05/2012.
Publicado
2022-02-28
Como Citar
MEDEIROS, E. A motivação, a xenofobia e a qualidade dos serviços prestados pelos médicos cubanos na política pública brasileira Mais Médicos. Revista Científica do UBM, n. n.34, p. 255-275, 28 fev. 2022.
Seção
Artigos