Webinar Revista Científica do UBM – 25 anos: relatos sobre divulgação científica no Brasil

Palavras-chave: Divulgação Científica, Relatos, Revista Científica do UBM

Resumo

O artigo é resultante de um webinar que enfatizou o contexto e os desafios da divulgação científica no Brasil, em comemoração aos vinte e cinco anos de publicação ininterrupta da Revista Científica do UBM, ocorrido em 28 de setembro de 2021 (https://youtu.be/-M4xtFF4H4A). O evento acadêmico foi organizado pela coordenadoria de pesquisa do Centro Universitário de Barra Mansa e apresentado pela Professora Dra. Carla Gorni, pesquisadora e editora. Após a apresentação do Quarteto de Cordas do Curso de Música do UBM, o debate teve a mediação da professora pós-doutora Rosane da Conceição Pereira (FAETEC-ETEAB) e a participação dos professores doutorandos Maycon Silva Aguiar (MN-UFRJ) e Edson Seiti Miyata (INMETRO; UNESA). O objetivo deste trabalho é apresentar relatos multidisciplinares construídos pelos discursos de três pesquisadores sobre a importância da revista científica para a construção e para a difusão do conhecimento no contexto atual de hierarquizações, de fake news, de invisibilização da ludicidade na pesquisa e outras ameaças prementes. Em termos de resultados, espera-se estimular a publicação em periódicos de livre acesso, como o citado; e promover o estímulo à leveza da pesquisa, tornando-a, mais criativa, mais lúdica e mais aberta a sentidos humanísticos, invisíveis e menos hierarquizantes, utilitários e capitalistas

Biografia do Autor

Maycon Silva Aguiar, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN/UFRJ
Departamento de Antropologia, São Cristóvão, RJ – Brasil. Doutorando em Linguística pela UFRJ. Professor da Especialização em Gramática Gerativa e Estudos de Cognição – MN/UFRJ. Pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som – LABEDIS/MN/UFRJ
Rosane da Conceição Pereira, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), Curso Técnico em Publicidade, São Cristóvão – RJ – Brasil.
Doutora em Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP. Pesquisadora coordenadora de projetos FAPERJ e CNPq (ID Lattes 4992147359275113 e Researcher ID https://publons.com/researcher/C-4712-2018/). Pesquisadora colaboradora do LABEDIS/MN-UFRJ. Editora Assistente da Revista Policromias (ISSN 2448-2935, Qualis A4) no MN da UFRJ.
Edson Seiti Miyata, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO e Universidade Estácio de Sá – UNESA
Doutorando e mestre em Educação pela UFRJ, pesquisador-tecnologista no INMETRO. Pesquisador e professor com ênfase em educação e gestão na UNESA

Referências

AGUIAR, Maycon Silva; SOUZA, Tania Conceição Clemente de; PEREIRA, Rosane da Conceição. Cinco anos de Policromias: percursos e movimentos no estudo do discurso, da imagem e do som. Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som. Jan. a Abr. 2020, v. 5, n. 1. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2021.

HUIZINGA, J. Homo ludens - a study of the play-element in culture (1944). Londres: Routledge & Kegan Paul, 1980.

MAIA, Maria Vitória Campos Mamede; MIYATA, Edson Seiti. O lúdico e as ciências da natureza no ensino médio. In: SILVA, J. F. M. (Org.) O lúdico em redes: reflexões e práticas no Ensino de Ciências da Natureza. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.

MAIA, Maria Vitória Campos Mamede; MIYATA, Edson Seiti; OLIVEIRA, Maria do Socorro Fortes de; SOUZA, Nathália Inácio de; GEADA, Natasha Moutinho; SILVA, Francisco Thiago Cavalcanti. O lúdico tem vez na pós-graduação? – uma análise bibliográfica. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia - Vol. I – Resumos por mesas de comunicações. Braga (Portugal): Universidade do Minho, set. 2021. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2021.

MIYATA, E. S.; MAIA, M. V. C. M. Criatividade é persona non grata? A perspectiva de professores das ciências da natureza. Revista de Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 54, p. 13-30, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2021.

PEREIRA, Rosane da Conceição. Cotidiano escolar: uma questão de criatividade para o discurso pedagógico. Revista Educação Pública - CECIERJ. 28 de abril de 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2021.

________. Discurso e publicidade: dos processos de identificação e alteridade pela propaganda brasileira. Niterói: EdUFF, 2008. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2021.

________. O discurso da comunicação integrada verbal e não verbal em instituições de ensino do Rio de Janeiro: comprometimento do professor com o setor de educação técnica e superior evitando evasão e exclusão futuras. Revista Educação Pública - CECIERJ. 16 de abril de 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2021.

________. O Sujeito refugiado-imigrante em Campanhas Digitais: a Língua Refugiada na Pesquisa em Comunicação no Brasil 1. Comunicación [online]. 2018, vol.27, n.2, pp.4-14. ISSN 1659-3820. http://dx.doi.org/10.18845/rc.v27i2.4001. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2021.

REVISTA CIENTÍFICA DO UBM – 25 ANOS. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2021.

______. Playing and reality (1971). Londres: Routledge Classics, 2005.
Publicado
2022-06-07
Como Citar
AGUIAR, M.; PEREIRA, R.; MIYATA, E. Webinar Revista Científica do UBM – 25 anos: relatos sobre divulgação científica no Brasil. Revista Científica do UBM, n. n.46, p. 145-158, 7 jun. 2022.
Seção
Artigos