Sinestesia: origem da união das linguagens artísticas?

Palavras-chave: Sinestesia, Integração de linguagens artísticas

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado em música e seu objetivo foi realizar uma investigação a respeito dos princípios teóricos construídos por diferentes pesquisadores a respeito da sinestesia, sua manifestação e seu uso por artistas na elaboração de suas produções artísticas. Compositores, intérpretes, artistas visuais, neurocientistas e pesquisadores da arte apresentam diferentes abordagens sobre o fenômeno, que serão citadas de maneira introdutória neste texto, com o intuito de estimular a continuidade de pesquisas sobre o tema, considerado um dos caminhos possíveis para uma compreensão dos diálogos e correspondências existentes entre as diversas linguagens artísticas.  

Biografia do Autor

João Lucio de Moraes, UNESP - Universidade Estadual Paulista
Titulação: Mestre em Música

Referências

ANTUNES, Jorge A correspondência entre sons e cores. Brasília: Editora Thesaurus, 2001.
BASBAUM, Sérgio Roclaw, Sinestesia, arte e tecnologia fundamentos da cromossonia. São Paulo: Anablume/Fapesp, 2002.

BRAGANÇA, Guilherme Francisco Furtado. A sinestesia e a construção de significado musical. Belo Horizonte: Dissertação de mestrado: UFMG, 2008.

________________________. Parâmetros para o estudo da sinestesia na música. In Per Musi, Belo Horizonte, n21, 2010, p.80-89.

CAZNOK, Yara Borges Música: entre o audível e o visível. – 2. Ed. São Paulo: Ed Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

COTTE, Roger J.V. Música e simbolismo: ressonâncias cósmicas dos Instrumentos e das obras. Tradução: Rolando Roque da Silva. São Paulo: Editora Cultrix, 1988.
LEVITIN, Daniel J. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Tradução: Clóvis Marques – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

RAMACHANDRAN V.S. O que o cérebro tem para contar: desvendando os mistérios da natureza humana. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. São Paulo: Zahar, 2014.
SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. Tradução Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SCHIFFMAN, Harvey Richard. Sensação e Percepção; Tradução: Luís Antonio Tajardo Pontes, Stella Machado. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
Publicado
2022-07-08
Como Citar
DE MORAES, J. Sinestesia: origem da união das linguagens artísticas?. Revista Científica do UBM, v. 24, n. 47, p. 20-37, 8 jul. 2022.
Seção
Artigos