Conceitos e teorias da educação a distância

Palavras-chave: Educação a distância, Teorias da EaD, Gerações de inovações tecnológicas, Educação on-line

Resumo

O termo educação a distância presta-se a algumas ambiguidades de interpretação devido aos muitos diferentes contextos de aprendizagens que recorrem a essa modalidade de ensino e formação. A partir das teorias clássicas da EaD, pretende-se identificar os elementos conceptuais da disciplina, bem como distinguir os novos conceitos utilizados na sua prática com a popularização das novas tecnologias. Conclui-se que a EaD constitui um modelo pedagógico marcado pela separação, espacial e/ou temporal, de alunos e professores no processo de aprendizagem, os quais são auxiliados pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) – unidirecionais, bidirecionais e multidirecionais – planeados, elaborados e organizados por uma instituição de ensino, responsável pelo funcionamento da ação educativa e a certificação das aprendizagens dos seus alunos.

Biografia do Autor

Adriano Nogueira Silvano, Universidade de Lisboa
Estudante de Doutoramento

Referências

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. in Associação Brasileira de Educação a Distância, 10(1), 83-93, 2011.

ARETIO, L. Hacia una definición de Educación a Distância. In Boletín Informativo De La Asociación Iberoamericana de Educación Superior A Distância, 18(4), 1984.

ARMENGOL, M. Universidad sin classes. Educación a distância en América Latina (1 ed.). Colômbia: Universidad Nacional Abierta, 1987.

BATES, A. Broadcasting in education: an evaluation. London: Constable, 1989.

BELLONI, M. Educação a Distância (3rd ed.). Campinas: Autores Associados, 2003.

DAL FORNO, J. P.; KNOLL, G. F. Os moocs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 178–194, 2014.

DIEHL, W. Learning at the back door: Charles Wedemeyer and the evolution of the open and distance education”. PhD dissertation, The Pennsylvania State University, USA, 2011.

GARRISON, R. Theoretical challenges for distance education in 21st century: a shift from structural to transactional issues.in International Review Of Research In Open And Distance Learning, 1(1), 2000.

GOMES, M). Gerações de Inovações Tecnológicas. in Revista Portuguesa De Educação, 16, 137-156, 2000.

GOMES, M. E-learning: reflexões em torno do conceito. Minho: 2003. Retirado de: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/2896/1/06MariaGomes.pdf

HERMIDA, J., & BONFIM, C.. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. In Revista HISTEDBR, (edição especial), 166-181, 2006.

HOLMBERG, B. The feasibility of a theory of teaching for distance education and a proposed theory. Hagen: Zentrales Institute für Fernstudienforschung, 1985.

HOLMBERG, B. Theory and Practice of Distance Education. New York: Routledge, 1985.
HOLMBERG, B. Distance education in essence - An overview of theory and practice in the early twenty-first century (2ª ed.). Oldenburg: Bibliotheks- und Informationssystem der Universität Oldenburg, 2003.

KAYE, A. & RUMBLE, G. Distance Teaching for Higher and Adult Education. London: Croom Helm, 1981.

KEEGAN, D. The foundations of distance education. Kent: Croom Helm, 1986.

KEEGAN, D. On the nature of Distance Education. Hagen: ZIFF, 1980.

LAGARTO, J. Ensino a Distância em e-learning. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2009.

MCISAAC, M., & GUNAWARDENA, C. Distance Education. in Handbook of research for educational communications and technology: a project of the Association for Educational Communications and Technology (2ª ED. P.403-477). Nova York: Simon &Schuster,1996.

MOORE, M. Self-Directed learning and distance education. in International Journal Of E-Learning & Distance Education, 1(1), 7-24,1986.

MOORE, M. Theory of transactional distance. Sl. 1997.

KEEGAN (ED.), Theoretical Principles of Distance Education.” (22-38). London: Routledge, 1997.

MORAN, J. O que é educação a distância. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

MORAN, J. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. In SILVA (Ed.), Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. (39 – 50). São Paulo: Loyola, 2003.
PERRATON, H. A theory for distance education. Londres: Routledge, 2005.

PRYARI, D. Theory and Distance Education: At a Glance. In 5th International Conference on Distance Learning and Education. Singapura: IACSIT Press, 2011.

TRINDADE, A. - Educação e formação a distância. In Educação a distância : percursos. Lisboa: Universidade Aberta, p. 339-349, 2005.

RABELLO, C. Educação a distância: conceitos e características. Rabello (ed.), 2005.
SIMONSON, M. JIMONSON, M. Does anyone really want to learn at a distance? Iowa: Tech Trends 40 (5): 12. 1995.

WEDEMEYER, C. & CHILDS, G. Novas Perspectivas no Estudo de Correspondência Universitária. Chicago: Centro para o estudo da educação liberal para adultos, 1961.

WEDEMEYER, C. Aprendendo na porta de trás: reflexões sobre a aprendizagem não tradicional na vida útil. Madison, WI: University of Wisconsin Press, 1981.
Publicado
2023-01-03
Como Citar
SILVANO, A. Conceitos e teorias da educação a distância. Revista Científica do UBM, n. 48, p. 1-17, 3 jan. 2023.
Seção
Artigos