Educação matemática: questões éticas no ensino remoto

Palavras-chave: Ética, Princípios Éticos, Educação Matemática, Ensino Remoto, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

O interesse pela relação entre Ética, Educação Matemática e Ensino Remoto de Matemática foi a origem da pesquisa apresentada neste trabalho. Assim, foi definido como objetivo geral:  estabelecer uma possível relação entre eles.  Para tal, em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória por uma revisão sistemática da literatura. Considerando-se critérios de inclusão e de exclusão, resultaram oito artigos. Para a análise, foram agregados dois documentos oficiais a esses artigos. O software IRaMuTeQ foi utilizado para organização dos dados e o material gerado foi objeto de análise. A partir dos elementos obtidos procurou-se relacionar o conceito de ética com a Educação Matemática, mais especificamente, com o ensino de matemática. Os resultados da pesquisa indicam uma possível relação entre ética e ensino remoto da matemática voltada à promoção de ambientes autônomos, democráticos e solidários.  

Biografia do Autor

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Doutora em Ciências Humanas (Educação) – PUC-Rio Professora e Pesquisadora Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Greice Keli Silva Lacerda, Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Mestre em Ensino das Ciências com Ênfase em Matemática – Unigranrio Doutoranda Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro - RJ – Brasil

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Publicado
2023-01-03
Como Citar
PEDROSA, S. M.; LACERDA, G. K. Educação matemática: questões éticas no ensino remoto. Revista Científica do UBM, n. 48, p. 18-31, 3 jan. 2023.
Seção
Artigos