A aprendizagem significativa de conceitos de imunologia em um curso de graduação em nutrição: construindo uma proposta de ensino

Palavras-chave: Imunologia, aprendizagem, ensino

Resumo

Esta proposta sugere a organização de um plano de ensino que contempla os conceitos de imunologia, ministrados para alunos do 2º período da graduação em Nutrição. Observa-se que a forma como esses conceitos têm sido abordados no contexto do ensino da imunologia, tende a dificultar a sua aprendizagem. Entende-se que tais conceitos são de extrema relevância para prática profissional do nutricionista e que os mesmos devem ser aprendidos de forma significativa; assume-se então, a Teoria da Aprendizagem Significativa como um referencial apropriado para subsidiar as aulas de imunologia. Ao final da proposta, apresentar-se-á a construção de um plano de ensino, que aborda os conceitos de imunologia que se considera centrais, e que subsidiado pela Teoria da Aprendizagem Significativa, tem o potencial de favorecer a aprendizagem significativa em um contexto formal de ensino.

Biografia do Autor

Allysson Veloso Dias, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Evelyse dos Santos Lemos, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Professora Doutora Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro - RJ - Brasil

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Publicado
2023-01-03
Como Citar
DIAS, A.; LEMOS, E. A aprendizagem significativa de conceitos de imunologia em um curso de graduação em nutrição: construindo uma proposta de ensino. Revista Científica do UBM, n. 48, p. 64-79, 3 jan. 2023.
Seção
Artigos