ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

  • Anderson Oramisio Santos Centro Universitário Mário Palmério Monte Carmelo, UNIFUCAMP
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, UFU
  • Josely Alves dos Santos Universidade Federal de Uberlândia, UFU
Palavras-chave: Estratégias Metacognitivas, História da Matemática, Ensino e Aprendizagem

Resumo

A pesquisa em tela busca aprofundar conhecimentos sobre Estratégias Metacognitivas fundamentado nos estudos de John Hurley Flavell, tendo como pano de fundo o ensino de Matemática e a História da Matemática, ancorado também nos estudos da Psicologia da Educação Matemática e  Psicologia Cognitiva, que potencializa a aprendizagem  em conteúdos matemáticos. A pesquisa é de cunho qualitativo com foco na meta analise e estudo bibliográfico, relatando pesquisas sobre a Metacognição como fator determinante no processo de ensino aprendizagem em Matemática com aplicação de atividades que favoreçam ao estudante o desenvolvimento de estratégias metacognitivas. Espera-se que com o desenvolvimento da pesquisa estudos teóricos e práticos junto aos professores em exercício e em formação, para um trabalho investigativo por meio da História da Matemática e Estratégias Metacognitivas, que contribuam com o processo de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Centro Universitário Mário Palmério Monte Carmelo, UNIFUCAMP
Doutor em Educação Professor e Pesquisador
Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia, UFU
Doutor em Educação Professor e Pesquisador
Josely Alves dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia, UFU
Doutoranda em Educação do PPEGED/FACED/UFU

Referências

ARDILES, R. N. Um estudo sobre as concepções, crenças e atitudes dos professores em relação a matematica. 2007. 237f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2007. Disponivel em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_d0961fe0c5852e9acd106c85e707adfa. Acesso: em 04 de fevereiro 2022.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Trad. de Eva Nick e outros. Rio de Janeiro, RJ: Interamericana, 1980.

BAIRD, I. R.; FENSHAM, P. J; GUSTONE, R. F.; WHITE, R. T. The importance of reflexion in improving science teaching and learning. Journal of Research in Science Teaching. n. 28, v. 2, p. 163-182, 1991. Disponivel em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.3660280207. Acesso: 25 de fevereiro 2022.

BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v.12, n.2, p. 361-376,1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/3RxKbjT7k9bdC5dFQmnyJbH/?lang=pt. Acesso: 22 de fevereiro 2022.

BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional. 2001. Disponível: https://www.scielo.br/j/pee/a/G9WmdV7RKgL9jLTchrgkfkd/abstract/?lang=pt. Acesso em 04 de fevereiro 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Brasília, DF: MEC/ SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Brasília, DF: MEC/ SEF, 1998.

FERREIRA, A. C. Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. 2003. 368 f. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, SP, 2003. Disponivel: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_c32c1285dcaf5e20f4116aa8d0308b6c. Acesso em 19 de janeiro 2022.

FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognitive Monitoring: A New-Area of Cognitive Development Inquiry. American Pshychologist, v. 34, n. 10, 1979. Disponível: https://psycnet.apa.org/record/1980-09388-001?doi=1. Acesso em 20 de fevereiro 2022.


FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In L. B. Resnick (Ed.), The nature of intelligence. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1976. Disponível: FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In L. B. Resnick (Ed.), The nature of intelligence. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1976. p. 231-235. Acesso em 22 de fevereiro 2022.

FLAVELL, J. H.; MILLER, P. H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento Metacognitivo. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.

FOSSA, J. A. O uso da história no ensino da Matemática: Reflexões teóricas e experiências. Belém, PA: EDUEPA, 2001.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2000.

GOMES, M. A. M. Aprender a aprender ou aprendizagem auto-regulada: uma perspectiva cognitivista de aprendizagem. Revista Argumento - Revista das Faculdades de Educação, Ciências e Letras e Psicologia Padre Anchieta, Ano VI, n. 12, p. 89-101, 2004.

JOLY, M. Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura – Ensino Fundamental II. (Rel. Tec. N. 1). Brasília, DF: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2008.

KOUTSELINI, M. Child development and school reality. Nicosia: Pedagogical Institute of Cyprus, 1991.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2009.

MENDES, I. A. O Uso da História no Ensino da Matemática: Reflexões teóricas e experiências. Belém, PA. EDUEPA, 2001.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), n. 36, p. 177-203, dezembro de 2002.

MIGUEL, A.; BRITO, A. J. A história da matemática na formação de professores. Cadernos CEDES nº 40, Campinas, SP, Papirus, p. 47-61, 1996.

MIGUEL, A. et al. História da Matemática em atividades didáticas. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2009.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília, DF: Editora UnB, 1999.

MURAD, R. R. Auto Avaliação e Avaliação do Parceiro: Estratégias para o desenvolvimento da Metacognição e o aperfeiçoamento do processo de Ensino-aprendizagem. 2005. 123f. Doutorado em Psicologia, PUC/SP, São Paulo, 2005. Disponível: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/16294/1/teseraissa.pdf Acesso em 16 de janeiro 2022.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011.

RIBEIRO, C. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v.16, n.1, p. 109-116, 2003. Disponivel: https://www.scielo.br/j/prc/a/SvPsW9L8v4t7gmDXGHrdTPc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 10 de outubro 2021.

PEREIRA, R. S.; SANTOS, I. C; LEÃO, N. C. A. Metanálise como instrumento de pesquisa: uma revisão sistemática dos estudos bibliométricos em administração. Revista de Administração Machenzie, v. 20, n. 5, p. 1-33, 2019. Disponível: https://www.scielo.br/j/ram/a/WLb3HLHPs3KyTX9rrVDjdTd/?format=pdf&lang=pt. Acess: 10 de janeiro 2022.

ROSA, C. T. W. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo, RS: Editora UPF, 2014

SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S.; SAAD, N. S. A Metacognição e Estratégias Metacognitivas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Revista Valore, Volta Redonda, RJ, n. 6 (edição especial), p. 23-39, 2021. Disponível: file:///E:/Downloads/1035-2814-1-SM%20(3).pdf Acesso em: 16 de janeiro 2022.

SANTOS, A. O. A História da Matemática como alternativa metodológica para o ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2013. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Uberlândia, MG, 2013. Disponivel: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13936/1/HistoriaMatematicaMetodologia.pdf Acesso em: 24 de janeiro 2022.

SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, C. R.; OLIVEIRA, G. S. Contribuições para o Ensino da Matemática no Ensino Fundamental através da História da Matemática e Pcn’s. Revista Itinerarius Reflectionis, v.9, n. 1, p. 1-16 , 2013. Disponivel: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/24346/19266. Acesso em: 06 de fevereiro 2022.

SCHMIDT, F. L.; HUNTER, J. E. Methods of meta-analysis: Correcting error and bias in research findings. London: Sage, 2014. Disponível: https://gwern.net/doc/statistics/meta-analysis/2004-hunterschmidt-methodsofmetaanalysis.pdf Acesso em: 12 de fevereiro 2022.

SILVA, A. I; SÁ, I. Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora, 1993.

SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

STERNBERG, R. Psicologia cognitiva. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2000.

WOOLFOLK, A. E. Psicologia da Educação. Porto Alegre, RS: ARTMED Editora, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.
Publicado
2023-07-15
Como Citar
SANTOS, A.; DE OLIVEIRA, G.; DOS SANTOS, J. ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Revista Científica do UBM, v. 25, n. 49, p. 95-113, 15 jul. 2023.
Seção
Artigos