CABOTEGRAVIR: O NOVO FÁRMACO INJETÁVEL PARA A PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO DO VÍRUS DO HIV: REVISÃO DE LITERATURA

Palavras-chave: Profilaxia pré-exposição, fármacos anti-HIV, Cabotegravir de longa duração

Resumo

A infecção pelo vírus HIV é um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Diante disso, estudos têm sido realizados com o objetivo de desenvolver novos fármacos e estratégias preventivas. Uma das recentes opções preventivas é a Profilaxia de Pré-Exposição (PrEP). Uma medicação lançada recentemente, o Cabotegravir (CAB-LA) injetável é administrado por via intramuscular, possuindo ação prolongada que permite sua aplicação bimestralmente. Estudos clínicos demonstram que o CAB-LA apresenta eficácia superior comparado à combinação de comprimidos diários de emtricitabina/tenofovir disoproxil fumarato, atualmente utilizada na PrEP. Além disso, a administração do CAB-LA bimestral facilita a adesão ao tratamento. O uso do CAB-LA requer cuidado e monitoramento, pois a interrupção do medicamento pode levar a falha na prevenção do HIV. Apesar do custo elevado, o CAB-LA se destaca como opção terapêutica, aumentando as chances de adesão e tornando-se uma excelente alternativa para a prevenção do HIV em grupos de risco.

Biografia do Autor

Lidiana Rutilha Vasconcelos de Moraes, Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, Barra Mansa – Rio de Janeiro - Brasil
Acadêmica do Curso de Farmácia
Neide Mara Menezes Epifânio, Centro Universitário de Barra Mansa-UBM, Departamento de Saúde Barra Mansa -Rio de Janeiro
Doutora em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Docente do curso de Farmácia Centro Universitário de Barra Mansa (UBM
Janaína da Silva e Santos, Centro Universitário de Barra Mansa-UBM, Departamento de Saúde Barra Mansa -Rio de Janeiro
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense, Docente do curso de Farmácia Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)
Bruna Karoline Lima Piazera, Centro Universitário de Barra Mansa-UBM, Departamento de Saúde Barra Mansa -Rio de Janeiro
Mestre em Ciências pela UFRJ, Docente dos cursos de Biomedicina e Farmácia do  Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)     
Publicado
2024-04-05
Como Citar
VASCONCELOS DE MORAES, L.; EPIFÂNIO, N. M.; E SANTOS, J.; PIAZERA, B. K. CABOTEGRAVIR: O NOVO FÁRMACO INJETÁVEL PARA A PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO DO VÍRUS DO HIV: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Científica do UBM, v. 26, n. 50, p. 30-41, 5 abr. 2024.
Seção
Artigos