REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
violência escolar, desigualdade social, bullying, políticas públicas, cultura de paz
Resumo
Nas escolas brasileiras, a violência é um problema multifatorial: reflete tanto desafios sociais quanto desafios educacionais e se enraíza, sobretudo, em relações de desigualdade, na desestruturação familiar, na influência de mídias sociais e na violência comunitária. Varia de bullying psicológico a agressões físicas graves, afetando a segurança dos envolvidos, a consecussão dos objetivos atrelados ao processo de ensino-aprendizagem e o exercício do magistério. Para combatê-la, é necessário um esforço contínuo e conjunto de educadores, de familiares, de políticas públicas e de membros da comunidade escolar, com estratégias que incluam fortalecimento do apoio socioemocional, promoção da segurança física, formação de professores e efetivação de uma cultura de paz. Investimentos em educação, em saúde e em oportunidades de emprego são essenciais para a oferta de um ambiente escolar mais seguro e, portanto, para o desenvolvimento integral de crianças e de adolescentes.Referências
FERREIRA, M. O. B. G. Diferentes tipos de violências contra o professor no ambiente escolar: causas e consequências. 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.35265/2236-67 17-227-12293. Acesso em: 20 nov. 2023.
MALTA, D. C. et al. Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde Do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/ 1518-8345.6278.3679. Acesso em: 20 nov. 2023.
ROCA-CAMPOS, E. et al. The Zero Violence Brave Club: a successful intervention to prevent and address bullying in schools. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-15, jul. 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3389/fpsyt.2021.601424. Acesso em: 20 nov. 2023.
SIQUEIRA, J. A importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise do analfabetismo de jovens e adultos no Brasil. Revista Metodologias e Aprendizado, v. 6, n. 11, p. 407-414, 2023. Disponível em: https://publicacoes.if c.edu.br/index.php/metapre/article/download/3523/3265. Acesso em: 20 nov. 2023.
MALTA, D. C. et al. Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde Do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/ 1518-8345.6278.3679. Acesso em: 20 nov. 2023.
ROCA-CAMPOS, E. et al. The Zero Violence Brave Club: a successful intervention to prevent and address bullying in schools. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-15, jul. 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3389/fpsyt.2021.601424. Acesso em: 20 nov. 2023.
SIQUEIRA, J. A importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise do analfabetismo de jovens e adultos no Brasil. Revista Metodologias e Aprendizado, v. 6, n. 11, p. 407-414, 2023. Disponível em: https://publicacoes.if c.edu.br/index.php/metapre/article/download/3523/3265. Acesso em: 20 nov. 2023.
Publicado
2024-04-05
Como Citar
AGUIAR, M. REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR. Revista Científica do UBM, v. 26, n. 50, p. 139-147, 5 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos