REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR

Palavras-chave: violência escolar, desigualdade social, bullying, políticas públicas, cultura de paz

Resumo

Nas escolas brasileiras, a violência é um problema multifatorial: reflete tanto desafios sociais quanto desafios educacionais e se enraíza, sobretudo, em relações de desigualdade, na desestruturação familiar, na influência de mídias sociais e na violência comunitária. Varia de bullying psicológico a agressões físicas graves, afetando a segurança dos envolvidos, a consecussão dos objetivos atrelados ao processo de ensino-aprendizagem e o exercício do magistério. Para combatê-la, é necessário um esforço contínuo e conjunto de educadores, de familiares, de políticas públicas e de membros da comunidade escolar, com estratégias que incluam fortalecimento do apoio socioemocional, promoção da segurança física, formação de professores e efetivação de uma cultura de paz. Investimentos em educação, em saúde e em oportunidades de emprego são essenciais para a oferta de um ambiente escolar mais seguro e, portanto, para o desenvolvimento integral de crianças e de adolescentes.

Biografia do Autor

Maycon Silva Aguiar, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Referências

FERREIRA, M. O. B. G. Diferentes tipos de violências contra o professor no ambiente escolar: causas e consequências. 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.35265/2236-67 17-227-12293. Acesso em: 20 nov. 2023.

MALTA, D. C. et al. Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde Do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/ 1518-8345.6278.3679. Acesso em: 20 nov. 2023.

ROCA-CAMPOS, E. et al. The Zero Violence Brave Club: a successful intervention to prevent and address bullying in schools. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-15, jul. 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3389/fpsyt.2021.601424. Acesso em: 20 nov. 2023.

SIQUEIRA, J. A importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise do analfabetismo de jovens e adultos no Brasil. Revista Metodologias e Aprendizado, v. 6, n. 11, p. 407-414, 2023. Disponível em: https://publicacoes.if c.edu.br/index.php/metapre/article/download/3523/3265. Acesso em: 20 nov. 2023.
Publicado
2024-04-05
Como Citar
AGUIAR, M. REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR. Revista Científica do UBM, v. 26, n. 50, p. 139-147, 5 abr. 2024.
Seção
Artigos