AUTOSCOPIA COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM MÚSICA

Palavras-chave: Educação musical, autoscopia, autoavaliação, formação inicial docente

Resumo

Este artigo discute a autoscopia como ferramenta passível de incorporação à formação inicial docente em música. Esse debate é feito à luz das novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Profissionais do Magistério, publicadas neste ano. Os procedimentos da autoscopia são revisados e debatidos em articulação com a discussão sobre o papel da avaliação na formação docente, em especial, no desenvolvimento da autocrítica a partir da autoavaliação. Defendemos que a autoscopia pode favorecer a articulação entre teoria e prática. Ela também estimula a capacidade de autoavaliação a partir do exercício da autocrítica e dos comentários do formador que participa do processo, permitindo a construção de uma prática docente mais reflexiva. Além disso, a autoscopia pode auxiliar no desenvolvimento dos saberes docentes que decorrem da prática educativa, valorizando o professor como produtor de conhecimento, como alguém capaz de continuar seu aprimoramento para além da formação inicial.

Biografia do Autor

Cláudia Veras Neves Bastos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  Professora Licenciada em Música, Especialista em Arteterapia, Mestranda em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
João Miguel Bellard Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Licenciado em Música (UNIRIO), Mestre em Música (UFRJ), Doutor em Música (UNIRIO) Professor Adjunto-Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

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Publicado
2024-07-05
Como Citar
BASTOS, C.; FREIRE, J. M. AUTOSCOPIA COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM MÚSICA. Revista Científica do UBM, v. 26, n. 51, p. 128-142, 5 jul. 2024.
Seção
Artigos