AUTOSCOPIA COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM MÚSICA
Palavras-chave:
Educação musical, autoscopia, autoavaliação, formação inicial docente
Resumo
Este artigo discute a autoscopia como ferramenta passível de incorporação à formação inicial docente em música. Esse debate é feito à luz das novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Profissionais do Magistério, publicadas neste ano. Os procedimentos da autoscopia são revisados e debatidos em articulação com a discussão sobre o papel da avaliação na formação docente, em especial, no desenvolvimento da autocrítica a partir da autoavaliação. Defendemos que a autoscopia pode favorecer a articulação entre teoria e prática. Ela também estimula a capacidade de autoavaliação a partir do exercício da autocrítica e dos comentários do formador que participa do processo, permitindo a construção de uma prática docente mais reflexiva. Além disso, a autoscopia pode auxiliar no desenvolvimento dos saberes docentes que decorrem da prática educativa, valorizando o professor como produtor de conhecimento, como alguém capaz de continuar seu aprimoramento para além da formação inicial.Referências
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Publicado
2024-07-05
Como Citar
BASTOS, C.; FREIRE, J. M. AUTOSCOPIA COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM MÚSICA. Revista Científica do UBM, v. 26, n. 51, p. 128-142, 5 jul. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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