BATALHAS CONTRA MOINHOS DE VENTO: DIVERGÊNCIAS ENTRE ESTUDOS DE DISCURSO E DE GRAMÁTICA
Palavras-chave:
ensino de língua materna, língua portuguesa, semiótica discursiva, gramática, discurso/texto
Resumo
Esboçamos, neste artigo, a contínua tensão entre o ensino baseado em gramática e o ensino baseado em discurso na Educação Básica brasileira. Historicamente, instituições como o Colégio Pedro II equilibraram o ensino gramatical com estudos retóricos e estilísticos; documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996) e como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) ressaltam a importância da integração entre gramática e uso da língua materna em contextos reais de uso; reformas curriculares, como a de 1981, no Colégio Pedro II, refletiram mudanças na ênfase dada à gramática, enquanto abordagens mais recentes, defendidas por linguistas como Possenti (1996) e como Moura Neves (2011), propõem uma valorização do uso da língua. Nesse sentido, defendemos a integração entre os ensinos baseados em gramática e em discurso (texto) com base na perspectiva da semiótica discursiva, que analisa a construção de sentido em três níveis: o fundamental, o narrativo e o discursivo. Por intermédio de análises de manchetes do portal G1, ilustramos que aspectos gramaticais e discursivos podem ser ensinados conjuntamente e reforçamos a importância de um ensino bidirecional para uma aprendizagem formal eficiente de língua materna.Referências
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Publicado
2024-07-05
Como Citar
AGUIAR, M.; CARVALHO, A. BATALHAS CONTRA MOINHOS DE VENTO: DIVERGÊNCIAS ENTRE ESTUDOS DE DISCURSO E DE GRAMÁTICA. Revista Científica do UBM, v. 26, n. 51, p. 143-156, 5 jul. 2024.
Edição
Seção
Artigos