Desafios na judicialização dos medicamentos no tratamento da artrite reumatóide no contexto brasileiro
Resumo
A judicialização do acesso a medicamentos no tratamento da artrite reumatoide no Brasil traz à tona uma série de questões legais, éticas, políticas, econômicas e sociais. O papel do Estado, a escassez de recursos e os conflitos entre direitos individuais e coletivos são aspectos cruciais desse fenômeno. Esta pesquisa bibliográfica tem como foco investigar os desafios relacionados à judicialização dos medicamentos no tratamento da artrite reumatoide no contexto brasileiro. Para a realização da pesquisa de caráter bibliográfico, utilizou-se bases de dados de publicação de artigos científicos, como Scielo, PubMed, Science Direct e Google Acadêmico. A pesquisa destaca a complexidade da judicialização dos medicamentos no Brasil, revelando os desafios econômicos, legais e sociais envolvidos. Embora a judicialização possa garantir o direito à saúde, ela aumenta os gastos públicos, cria desigualdades no acesso e muitas vezes resulta em decisões sem uma análise adequada de custo-benefício.
Publicado
2024-12-29
Como Citar
MOURA, L.; PRADO, L.; VICENTE, T.; SILVA, R. Desafios na judicialização dos medicamentos no tratamento da artrite reumatóide no contexto brasileiro. Revista Científica do UBM, v. 27, n. 52, p. 1-14, 29 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
A revista permite que o(s) autor(es) detenham os direitos autorais sem restrições, permitindo a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionado a fonte.