Projetos de vida de estudantes aprovados e reprovados em uma escola pública

Palavras-chave: Projetos de vida, Reprovação escolar, Teoria bioecológica do desenvolvimento humano

Resumo

disciplina e conhecimento acadêmico, especialmente na adolescência quando os projetos de vida começam a ganhar mais consistência. Nesse estudo foi analisado de que forma a reprovação escolar impactou o estabelecimento de projetos de vida de adolescentes considerando a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano como forma de análise dos dados. Os maiores impactos relatados foram o atraso e a maior dificuldade para a realização dos projetos de vida. Mesmo vivenciando o atraso causado pela reprovação, os alunos ainda relataram planos de ingressar no Ensino Superior, seguir carreira militar ou se inserir imediatamente no mercado de trabalho, mostrando a constância de características biopsicossociais mesmo frente a um evento disruptivo como a reprovação escolar. Os alunos aprovados também mostraram interesse em ingressar na universidade, entretanto, suas escolhas eram menos ambiciosas uma vez que buscavam cursos menos concorridos.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Pacheco, UFES
Doutor em Psicologia Professor Associado IV Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Departamento de Morfologia Vitória – Espírito Santo – Brasil
Edinete Maria Rosa, UFES
Doutora em Psicologia Professora Titular Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Departmento de Psicologia Vitória – Espírito Santo – Brasil
Paula Mello Pacheco, USP
Doutoranda em Ciências da Reabilitação Fonoaudiológa Universidade de São Paulo- USP, Departamento de Ciências da Reabilitação São Paulo – São Paulo- Brasil
Publicado
2024-12-29
Como Citar
PACHECO, M.; ROSA, E.; PACHECO, P. Projetos de vida de estudantes aprovados e reprovados em uma escola pública. Revista Científica do UBM, v. 27, n. 52, p. 75-89, 29 dez. 2024.
Seção
Artigos