Saúde mental e a atuação do psicólogo: crianças em esportes de alta performance e seus aspectos psicológicos

  • Olga Galeano University of British Columbia, Canadá https://orcid.org/0009-0008-4491-8848
  • Luiz Fernando Mangea Centro Universitário de Barra Mansa
  • Mateus de Castro Dallacqua Centro Universitário de Barra Mansa
Palavras-chave: Especialização precoce, Esportes de alta performance, Saúde mental, Psicólogo

Resumo

  A iniciação da criança em esportes de alta performance, coloca a criança em uma situação vulnerável a problemas mentais visto a pressão vivenciada, na busca de resultados. O objetivo geral deste estudo foi investigar quais contribuições o psicólogo pode promover na saúde mental de crianças esportistas que lidam com a alta exigência de desempenho na precoce introdução de esportes de alta performance. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, à qual é realizada a partir de materiais já publicados. O psicólogo do esporte trabalha na criança, a motivação, a autoconfiança, a concentração, o estresse, a ansiedade e a ativação. No âmbito da prevenção, intervenções e a promoção social, de modo, a promover qualidade de vida, evitando adoecimento psíquico, pois na prática de esportes de alta performance, as crianças vivenciam oscilações que resultam em perdas, que muitas vezes não sabem lidar com o alto grau de exigência e competitividade.  

Biografia do Autor

Olga Galeano, University of British Columbia, Canadá
Violinista, Mestrado em Música em Performance em Instrumento de Orquestra, University of British Columbia, Canadá Graduação em Psicologia, Centro Universitário de Barra Mansa  
Luiz Fernando Mangea, Centro Universitário de Barra Mansa
Psicólogo Graduado Centro Universitário de Barra Mansa
Mateus de Castro Dallacqua, Centro Universitário de Barra Mansa
Psicólogo Graduado Centro Universitário de Barra Mansa
Publicado
2024-12-29
Como Citar
GALEANO, O.; MANGEA, L. F.; DALLACQUA, M. Saúde mental e a atuação do psicólogo: crianças em esportes de alta performance e seus aspectos psicológicos. Revista Científica do UBM, v. 27, n. 52, p. 90-104, 29 dez. 2024.
Seção
Artigos