Deficiência de cobalto em novilha nelore na região de Arantina-MG
Palavras-chave:
Bovinos, Cobalto, Extensivo
Resumo
em animais. A deficiência de cobalto é uma doença que afeta ruminantes, sendo comum em bovinos criados de forma extensiva que ingerem em sua dieta baixas concentrações desse mineral, o que acarreta a deficiência dessa vitamina em diversas vias metabólicas do organismo e devido a isso, o principal sinal clínico é a anemia. Sua deficiência ocorre em todas as regiões do Brasil e não há sinal patognomônico. Este trabalho relata o acometimento da doença em uma novilha nelore criada de forma extensiva em Arantina-MG e a partir das alterações clínicas observadas, foi possível o diagnóstico, confirmado pelo resultado do tratamento empregado com sulfato de cobalto administrado por via oral no cocho dos animais, misturado ao sal.
Publicado
2024-12-29
Como Citar
PEREIRA, M.; SOUZA, M. E. DE; PEREIRA, N. Deficiência de cobalto em novilha nelore na região de Arantina-MG. Revista Científica do UBM, v. 27, n. 52, p. 156-163, 29 dez. 2024.
Edição
Seção
Relato de experiências
A revista permite que o(s) autor(es) detenham os direitos autorais sem restrições, permitindo a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionado a fonte.