Obviedades não óbvias da educação: aprendizagem valorizada e enviesada

Palavras-chave: Ensaio, Educação, Formação

Resumo

A educação formal foi, aos poucos, se tornando processo organizado em estágios formalizados, também virando, em parte, compulsória, tamanha a importância atribuída à escola. Entre nós é compulsória na idade de 4 a 17 anos (desde o pré-escolar até ao Ensino Médio – EM). A etapa mais importante, porém, sendo a inicial (educação infantil – EI), deveria incluir creche ou jardim de infância, se não compulsoriamente, pelo menos para as famílias que demandam. Essa é questão que vai muito além do compromisso educacional, atingindo o direito de a criança se desenvolver holisticamente, em especial nos casos em que as condições de desenvolvimento são adversas (populações marginalizadas). O fato de que muitas crianças têm infância marginalizada prejudica o futuro do país irreversivelmente, não só porque o mau desenvolvimento vai refletir em gastos curativos com saúde e outros gastos sociais e econômicos, mas porque o potencial educacional é totalmente desperdiçado, como é quando quase ninguém aprende matemática no fim do EM. A situação em que vivemos no país é, objetivamente, de desperdício quase total dos investimentos, à medida que aprendizagem é excepcional, na média nacional. Quando apenas 12% dos adultos são “proficientes” (digamos, “sabem pensar”) o que resta da escola é uma mixaria gritante.

Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF
Professor Titular. Professor Emérito Doutorado em Sociologia pela Universidade do Sarre – Alemanha
Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Varginha – MG
Pesquisador Titular Doutorado em Educação Escolar (UNESP)
José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) – Piracicaba – SP
Orientador/Pesquisador Colaborador PECEGE – MBA USP/Esalq Doutor em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil Editor Adjunto de Periódicos e Assessor Técnico em Gestão de Periódicos Científicos Bolsista CAPES. Editor responsável pela Editora Ibero-Americana de Educação

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Publicado
2021-01-04
Como Citar
DEMO, P.; DA SILVA, R.; SANTOS CRUZ, J. Obviedades não óbvias da educação: aprendizagem valorizada e enviesada. Revista Científica do UBM, v. 23, n. 44, p. 39-59, 4 jan. 2021.
Seção
Artigos