Reflexões acerca da evasão escolar na educação de jovens e adultos no município de Bertioga – SP
Resumo
A Educação de Jovens e adultos – EJA - é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram acesso ou interromperam a escolarização na idade apropriada. A seguinte pesquisa buscou identificar e refletir sobre os desafios enfrentados pelos alunos durante o processo escolar e os motivos que contribuem para a evasão da Educação de Jovens e adultos – EJA. A pesquisa foi realizada em três escolas de Ensino Fundamental localizadas no município de Bertioga – SP, que ofertam os primeiros anos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas análises bibliográficas e documentais, e uma pesquisa de campo, qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com nove alunos e três docentes da EJA, no município de Bertioga - SP. Após análise dos dados, observou-se que alunos e docentes apontam os mesmos motivos frequentes de evasão. Dentre os motivos da evasão escolar na EJA estão a falta de horário adequado para atendimento da modalidade, cansaço para frequentar as aulas, dificuldades de aprendizagem, distância e dificuldade de acesso no trajeto entre as casas e escolas que ofertam essa modalidade de ensino. O breve diagnóstico tem como objetivo substanciar a elaboração de políticas públicas que fomentem a permanência desses alunos na EJA, buscando a erradicação do analfabetismo no município.Referências
BARBOSA, C. S. A educação de jovens e adultos na perspectiva da formação humana: desafios no contexto das relações flexíveis de trabalho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 63-76, jan./mar. 2019. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11114
BERTIOGA. Plano Municipal de Educação. Bertioga, SP, 2015. Disponível em: http://www.bertioga.sp.gov.br/wp-content/uploads/2015/06/09_Lei-1165.15-ANEXO.PLANO-MUNICIPAL-DE-EDUCACAO.pdf. Acesso em: 30 maio 2019.
BRASIL. [Constituição Federal (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2° grau, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF, Seção 1, , p. 6592, 12 ago. 1971.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília/DF, Seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 15-16.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria prática e proposta. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 36.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 116-121, 2000.
SOARES, S. S.; DEVECHI, C. P. V. Política de formação docente no contexto do proeja: realidade e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 406-421, abr./jun. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.1290
VIEGAS, A.C. C..; MORAES, M. C. S. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 1, p. 456-478, 2017. E-ISSN: 1982-5587.