Relicário profissional: feitios e modos de fazer a docência em uma instituição escolar confessional católica

Palavras-chave: Profissão docente, Identidade docente, Escola confessional católica

Resumo

O presente artigo inscrito nos estudos sobre a história da profissão docente assume a investigação sobre histórias de vida para pensar sobre os modos de constituir-se professor em diferentes cenários. Nesta pesquisa, investigou-se histórias de professoras em um espaço escolar confessional católico, cujo objetivo foi analisar os processos de constituição da identidade profissional de professores da escola confessional católica Irmã Maria Catarina Levrini, em Teresina-PI, de 1957 a 2003. Dialogou-se teoricamente com Caria (2008) e Nóvoa (1999) sobre histórias da profissão e a constituição da profissionalidade docente. Fez-se uso da história oral para a construção dos dados a partir da memória das informantes. Suas reminiscências foram categorizadas e analisadas à luz das discussões identitárias. Os achados da pesquisa sinalizaram que os espaços educativos, ao se institucionalizarem, circunscrevem-se nas histórias dos sujeitos forjando um projeto de sociedade, especialmente nos sujeitos/professores e nas suas práticas profissionais, assim como os professores, ao exercerem sua ação profissional nas instituições, também deixam marcas singulares de sua ação.

Biografia do Autor

Marta Rochelly Ribeiro Gondinho, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI
Professora Adjunta do Departamento Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE. Doutorado em Educação (UFRJ)
Caio Veloso
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI).
Viviane Ribeiro Rocha dos Santos, Universidade do Minho (UMINHO), Braga – Portugal
Mestranda em Ciências da Educação.

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Publicado
2021-01-04
Como Citar
GONDINHO, M.; VELOSO, C.; SANTOS, V. Relicário profissional: feitios e modos de fazer a docência em uma instituição escolar confessional católica. Revista Científica do UBM, v. 23, n. 44, p. 72-89, 4 jan. 2021.
Seção
Artigos