Docência e as tecnologias contemporâneas

Palavras-chave: Formação de professores, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Cultura digital

Resumo

Este ensaio reflete sobre a formação de professores acerca das tecnologias contemporâneas e das mudanças que surgem no cenário da educação no século XXI. Trata-se das habilidades e competências relacionadas aos autores da educação frente ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para embasamento teórico acerca do tema para a confecção deste texto. Verificamos a relevância da formação inicial e continuada para que os educadores possam dominar os meios digitais; circular crítica e reflexivamente no mar de informações disponíveis na rede; compreender os paradigmas que regem o seu campo de saber.

Biografia do Autor

José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP
Doutor em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil. Orientador Colaborador ESALQ/PECEGE. Editor Adjunto de Periódicos e Assessor Técnico em Gestão de Periódicos Científicos. Bolsista CAPES. Editor responsável pela Editora Ibero-Americana de Educação.
Alexander Vinicius Leite da Silva, Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), Bauru – SP
Graduando em Letras. Bolsista PIBID/CAPES.
Julio Cesar Tomasi Cruz, Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (FATEC PG), Praia Grande – SP
Graduado em Tecnologia em Gestão Empresarial. Editor Assistente na Editora Ibero-Americana de Educação

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Publicado
2021-01-04
Como Citar
CRUZ, J. A.; DA SILVA, A. V.; CRUZ, J. C. Docência e as tecnologias contemporâneas. Revista Científica do UBM, v. 23, n. 44, p. 1-15, 4 jan. 2021.
Seção
Artigos