Um olhar sensível das crianças sobre o espaço-ambiente e suas interlocuções com o protagonismo infantil

Palavras-chave: Educação Infantil, Espaço, Criança, Protagonismo Infantil

Resumo

Este estudo objetiva refletir acerca do espaço na educação infantil, tecendo um olhar crítico sobre os espaços físicos e ambientes e suas interlocuções com o protagonismo da criança pré-escolar. Esta pesquisa se justifica, uma vez que é preciso pensar sobre o ambiente educativo na educação infantil, bem como refletir sobre a organização desses espaços na promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral infantil. De modo formal, é um recorte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia e das atividades de Iniciação Científica – bolsa Capes/CNPq nos anos de 2018 a 2020 na Universidade Estadual de Londrina. A metodologia é uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e pesquisa de campo com estudo de caso com crianças de 5 anos da pré-escola de dois Centros de Educação Infantil públicos do Município de Londrina, Paraná, totalizando a participação de 10 (dez) crianças. Os dados da pesquisa foram os registros de imagem feitos pelas crianças, com uso da fotografia e gravação de suas falas, com uso de um roteiro semiestruturado. Os resultados direcionam para a participação da criança na organização dos espaços na educação infantil, de modo que estes se transformem em ambiente humanamente adequados para as descobertas e experiências do conhecimento pelas crianças. Nesse sentido, a criança, enquanto protagonista no espaço, tem possibilidades de interação com o ambiente, enriquecendo seu processo de construção do conhecimento e aprendizagem.

Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR
Pós doutorado em Educação Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Fernanda Dias Farias, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR
Graduanda de Pedagogia e bolsista Capes/CNPq de Iniciação

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Publicado
2021-03-20
Como Citar
DE OLIVEIRA, M. R.; FARIAS, F. Um olhar sensível das crianças sobre o espaço-ambiente e suas interlocuções com o protagonismo infantil. Revista Científica do UBM, v. 23, n. 44, p. 16-38, 20 mar. 2021.
Seção
Artigos