Visualidades e subjetividades juvenis: sobre a criação poética no ensino de artes visuais na escola
Palavras-chave:
Artes visuais, Cultura visual, Ensino, Subjetividades
Resumo
O presente trabalho parte de reflexões acerca dos acontecimentos estéticos, poéticos e subjetivos das visualidades advindas do processo de criação de estudantes do Ensino Médio, no Colégio Pedro II, Campus Realengo II, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Buscou-se compreender em que medida tais criações visuais adquirem atributos de abrangência artística e poética, além disso, como podem contribuir para novas abordagens pedagógicas. Para o desenvolvimento da análise, este trabalho dialoga com as subjetividades juvenis e, para tanto, foram utilizadas a revisão de literaturas recorrentes ao campo do Ensino de Artes Visuais e estudos em Cultura Visual, numa abordagem qualitativa de interpretação polissêmica da produção artística dos/as estudantes. Consequentemente, soma-se aos estudos sobre processos de ensino/aprendizagem e experiências que transbordam o conteúdo formal e os limites institucionais.Referências
AVISO: É a Guerra (1966 : São Paulo, SP). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: . Acesso em: 09 de Mai. 2020
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Com Arte, 1998.
________________. (orgs.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar de 2014. Disponível em:. Acessado em 17 mai. 2020.
CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de Arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COLÉGIO PEDRO II (CPII). Projeto Político Pedagógico Institucional: Colégio Pedro II 2017/2020. Rio de Janeiro: CPII, 2018. Disponível em:. Acessado em: 17 mai. 2020.
DELEUZE, Gilles. Espinosa e a Filosofia Prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DIAS, Belidson. O I/mundo da Educação em Cultura Visual. Distrito Federal: Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1984.
GRUPO Rex. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em:. Acesso em: 09 de Mai. 2020.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (organizadores). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2010.
MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 745- 768, nov. 2016. ISSN 1676-2592. Disponibilidade em:. Acessado em: 16 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646472.
PONTUAL, Roberto. Arte brasileira contemporânea: Coleção Gilberto Chateaubriand. Apresentação Pereira Carneiro; tradução Florence Eleanor Irvin, John Knox. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1976.
PY, F.; PEDLOWSKI, M. A. Atuação de religiosos luteranos nos movimentos sociais rurais no Brasil (1975-1985). In: Tempo Vol. 24 n. 2 Maio/Ao. 2018. Disponível em:. Acessado em 15 mai. 2020.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VIANA, Claudis Gomes de Aragão. A Fábrica de cartuchos do Realengo (1898 - 1977). In: Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n.4, Jun. 2016. Disponível em:. Acessado em: 15 mai. 2020.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Com Arte, 1998.
________________. (orgs.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar de 2014. Disponível em:
CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de Arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COLÉGIO PEDRO II (CPII). Projeto Político Pedagógico Institucional: Colégio Pedro II 2017/2020. Rio de Janeiro: CPII, 2018. Disponível em:
DELEUZE, Gilles. Espinosa e a Filosofia Prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DIAS, Belidson. O I/mundo da Educação em Cultura Visual. Distrito Federal: Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1984.
GRUPO Rex. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em:
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (organizadores). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2010.
MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 745- 768, nov. 2016. ISSN 1676-2592. Disponibilidade em:
PONTUAL, Roberto. Arte brasileira contemporânea: Coleção Gilberto Chateaubriand. Apresentação Pereira Carneiro; tradução Florence Eleanor Irvin, John Knox. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1976.
PY, F.; PEDLOWSKI, M. A. Atuação de religiosos luteranos nos movimentos sociais rurais no Brasil (1975-1985). In: Tempo Vol. 24 n. 2 Maio/Ao. 2018. Disponível em:
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VIANA, Claudis Gomes de Aragão. A Fábrica de cartuchos do Realengo (1898 - 1977). In: Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n.4, Jun. 2016. Disponível em:
Publicado
2020-07-01
Como Citar
SILVA, L. Visualidades e subjetividades juvenis: sobre a criação poética no ensino de artes visuais na escola. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 43, p. 141-161, 1 jul. 2020.
Edição
Seção
Artigos