Metodologias ativas: o uso do team based learning no curso de graduação em música
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Team-Based Learning, Educação Musical, Ensino Presencial
Resumo
O presente texto se configura como um relato de experiência a partir do uso de metodologias ativas em um curso presencial no ensino superior. Para tanto, foi utilizado o Team-Based Learning (TBL) em seis aulas ofertadas presencialmente no curso de graduação em música com habilitação em licenciatura, em uma disciplina de Educação Musical. Nesta disciplina, o conteúdo envolve a leitura, discussão de textos e algumas atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes com intuito de serem aplicadas, futuramente, nas aulas de música no ensino básico. Para abordar esse conteúdo, foi utilizado o TBL e verificamos uma participação mais ativa dos estudantes nas aulas, porém com uma baixa compreensão dos conteúdos desenvolvidos em virtude da falta de estudos prévios exigidos pelo TBL.Referências
DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
FONTERRADA, M. T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2º ed. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
FUCCI-AMATO, R. Escola e Educação Musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KRUG, R. de R. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, vol.40, n.4, pp.602-610, 2016.
OLIVEIRA, P. M. G. de; COSTA, M. L. F. Mapeamento da pesquisa em Educação Musical a Distância no Brasil. Curitiba, PR: Editora CRV, 2018.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. de. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, n. 43, p. 30-56, 2019.
SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Critical Thinking and Engagement. In: SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Team-Based Learning in the Social Sciences and Humanities. Sterling, Virginia: Stylus, 2012.
FONTERRADA, M. T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2º ed. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
FUCCI-AMATO, R. Escola e Educação Musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KRUG, R. de R. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, vol.40, n.4, pp.602-610, 2016.
OLIVEIRA, P. M. G. de; COSTA, M. L. F. Mapeamento da pesquisa em Educação Musical a Distância no Brasil. Curitiba, PR: Editora CRV, 2018.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. de. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, n. 43, p. 30-56, 2019.
SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Critical Thinking and Engagement. In: SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Team-Based Learning in the Social Sciences and Humanities. Sterling, Virginia: Stylus, 2012.
Publicado
2021-03-21
Como Citar
DE OLIVEIRA, P.; CABAU, N. C.; COSTA, M. L. Metodologias ativas: o uso do team based learning no curso de graduação em música. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 41, p. 90-104, 21 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos