Metodologias ativas: o uso do team based learning no curso de graduação em música

Keywords: Active methodologies, Team-Based Learning, Musical Education, Classroom teaching

Abstract

This text is configured as an experience report based on the use of active methodologies in a  course in higher education. For this, we used Team Based Learning (TBL) in six classes offered in person in the undergraduate music degree with a degree in Music Education. In this course, the content involves reading, discussion of texts and some practical activities developed by students in order to be applied in the future to music classes in elementary school. To address this content, TBL was used and we verified a more active participation of students in class, but with a poor understanding of the contents developed due to the lack of previous studies required by TBL.

Author Biographies

Patrícia Mertzig Gonçalves de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP.
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do curso de Música (presencial) e Pedagogia (modalidade a Distância) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em Presidente Prudente, SP. Presidente da Comissão Científica do Fórum Latino-americano de Educação Musical na seção Brasil (FLADEM Brasil). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ
Nubia Carla Ferreira Cabau, UAB-UfSCar, São Carlos, SP.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá sob a orientação da prof. Dra. Maria Luisa Furlan Costa. Graduada em música pela Universidade Estadual de Londrina (2013) e em Educação Artística pela Universidade Norte do Paraná (1999). Formada em piano com aperfeiçoamento pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1994). É especialista em Educação Especial e Educação Musical pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora do quadro próprio do magistério do Estado do Paraná e atua como Tutora Virtual na UAB-UfSCar . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação musical e educação a distância. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa GPEaDTEC.
Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR
Professora adjunta do Departamento de Fundamentos e Práticas da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara), Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

References

DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
FONTERRADA, M. T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2º ed. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
FUCCI-AMATO, R. Escola e Educação Musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KRUG, R. de R. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, vol.40, n.4, pp.602-610, 2016.
OLIVEIRA, P. M. G. de; COSTA, M. L. F. Mapeamento da pesquisa em Educação Musical a Distância no Brasil. Curitiba, PR: Editora CRV, 2018.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. de. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, n. 43, p. 30-56, 2019.
SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Critical Thinking and Engagement. In: SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Team-Based Learning in the Social Sciences and Humanities. Sterling, Virginia: Stylus, 2012.
Published
2021-03-21
How to Cite
DE OLIVEIRA, P.; CABAU, N. C.; COSTA, M. L. Metodologias ativas: o uso do team based learning no curso de graduação em música. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 41, p. 90-104, 21 mar. 2021.
Section
Artigos