Metodologias ativas: o uso do team based learning no curso de graduação em música

Palavras-chave: Metodologias ativas, Team-Based Learning, Educação Musical, Ensino Presencial

Resumo

O presente texto se configura como um relato de experiência a partir do uso de metodologias ativas em um curso presencial no ensino superior. Para tanto, foi utilizado o Team-Based Learning (TBL) em seis aulas ofertadas presencialmente no curso de graduação em música com habilitação em licenciatura, em uma disciplina de Educação Musical. Nesta disciplina, o conteúdo envolve a leitura, discussão de textos e algumas atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes com intuito de serem aplicadas, futuramente, nas aulas de música no ensino básico. Para abordar esse conteúdo, foi utilizado o TBL e verificamos uma participação mais ativa dos estudantes nas aulas, porém com uma baixa compreensão dos conteúdos desenvolvidos em virtude da falta de estudos prévios exigidos pelo TBL.

Biografia do Autor

Patrícia Mertzig Gonçalves de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP.
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do curso de Música (presencial) e Pedagogia (modalidade a Distância) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em Presidente Prudente, SP. Presidente da Comissão Científica do Fórum Latino-americano de Educação Musical na seção Brasil (FLADEM Brasil). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ
Nubia Carla Ferreira Cabau, UAB-UfSCar, São Carlos, SP.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá sob a orientação da prof. Dra. Maria Luisa Furlan Costa. Graduada em música pela Universidade Estadual de Londrina (2013) e em Educação Artística pela Universidade Norte do Paraná (1999). Formada em piano com aperfeiçoamento pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1994). É especialista em Educação Especial e Educação Musical pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora do quadro próprio do magistério do Estado do Paraná e atua como Tutora Virtual na UAB-UfSCar . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação musical e educação a distância. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa GPEaDTEC.
Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR
Professora adjunta do Departamento de Fundamentos e Práticas da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara), Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

Referências

DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
FONTERRADA, M. T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2º ed. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
FUCCI-AMATO, R. Escola e Educação Musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KRUG, R. de R. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, vol.40, n.4, pp.602-610, 2016.
OLIVEIRA, P. M. G. de; COSTA, M. L. F. Mapeamento da pesquisa em Educação Musical a Distância no Brasil. Curitiba, PR: Editora CRV, 2018.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. de. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, n. 43, p. 30-56, 2019.
SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Critical Thinking and Engagement. In: SWEET, M.; MICHAELSEN, L.K. Team-Based Learning in the Social Sciences and Humanities. Sterling, Virginia: Stylus, 2012.
Publicado
2021-03-21
Como Citar
DE OLIVEIRA, P.; CABAU, N. C.; COSTA, M. L. Metodologias ativas: o uso do team based learning no curso de graduação em música. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 41, p. 90-104, 21 mar. 2021.
Seção
Artigos