Práticas musicais em Formiga/MG: um olhar para o século XIX

Palavras-chave: Musicologia, Música mineira, Música do Século XIX, Música formiguense

Resumo

Este trabalho aborda as práticas musicais do passado em Formiga, centro-oeste do estado de Minas Gerais, buscando, por meio de fontes documentais localizadas em acervos da cidade, construir uma narrativa capaz de identificar a práticas que ocorriam em seus espaços no século XIX. São apresentadas e discutidas fontes que rementem à distintos contexto e nos permitem reconhecer a atuação de determinadas personalidades em meio à atividade musical formiguense.

Biografia do Autor

Vinícius Eufrásio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG
az doutoramento em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, tendo concluído o Mestrado (2017) nesta instituição com apoio integral através da bolsa de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Ensino de Nível Superior). Possui Especialização em Música Brasileira e Educação Musical (2013) pela UNINCOR - Universidade Vale do Rio Verde; e Especialização em Educação Musical com Ênfase em Música Popular (2015) pela UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Concluiu Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2012) também pela UNINCOR. É representante estadual (Minas Gerais) e presidente do Conselho Fiscal (2017-2019) da sessão nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil). Em relação à produção acadêmico/científica, está vinculado ao NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira e ao CEAMM - Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros.

Referências

COELHO, P. H. P. A formação do Arraial de São Vicente Férrer da Formiga: o povoamento do Oeste de Minas Gérais (séculos XVIII-XIX). In: AZEVEDO, F. L. M. DE et al. (Eds.). . História e Memória do Centro Oeste Mineiro: perspectivas. 1a ed. Belo Horizonte: O Lutador, 2016. p. 36–51.
COSTA, P. T. M. As Raízes da Congada : A renovação do presente pelos filhos do rosário. [s.l.] Universidade de Brasília, 2006.
EUFRÁSIO, V. Música na Princesa D ’ Oeste de Minas Gerais : possibilidades de pesquisas musicológicas em fundos arquivísticos localizados em Formiga. XXVIII Congresso da ANPPOM. Anais...Manaus/AM: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018
EUFRÁSIO, V.; ROCHA, E. O Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca: desafios e impactos do seu arquivo musical na construção da história da música formiguense. I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. Anais...Sâo João Del Rei: Universidade Federal de São João del Rei, 2017
EUFRÁSIO, V.; ROCHA, E. Fontes para o estudo da música formiguense: salvaguarda, identidades e instituições a partir dos documentos acomodados na secretaria municipal de cultura. I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. Anais...São João Del Rei: Universidade Federal de São João del Rei, 2019
FRANÇA, J. Festa do Martyr S. Sebastião no dia 14 de junho próximo. Correio da Formiga, p. 4, 31 maio 1903.
LUCAS, G. Os Sons do Rosário: O Congado Mineiro dos Arturos e Jatobá. 2a ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
O DIÁRIO. Formiga há 150 anos. O Diário, p. 7, 10 jun. 1962.
PARREIRA, J. A. “Meu passaporte é esse pau e essa faca”: Quilombolas e pretos em movimento no município de Formiga (1843-1888). [s.l.] Universidade Severino Sombra, 2003.
REIS, J. J.; SILVA, E. Negociação e Conflito: a resistência negra no Brasil escravista. 1a ed. São Paulo/SP: Companhia das Letras, 1989.
SANTOS, C. S. DOS. Banda de todas as bandas. Jornal Nova Imprensa, 2003.
SANTOS, C. S. DOS. Festa do Rosário. Nova Imprensa, ago. 2005.
SOBRINHO, J. F. DE P. A formação histórica das comunidades no Brasil: estudo da criação do Arraial São Vicente Férrer da Formiga. Sua história e sua gente. 1a ed. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2007.
Publicado
2021-03-21
Como Citar
EUFRÁSIO, V. Práticas musicais em Formiga/MG: um olhar para o século XIX. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 41, p. 105-123, 21 mar. 2021.
Seção
Artigos