As possibilidades de implementação da educação a distância (EAD) na educação de jovens e adultos (EJA) no município de Barra Mansa-RJ.
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância, Evasão
Resumo
Esta pesquisa aborda um dos temas mais discutidos na atualidade, a Educação a distância (EAD) com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos de EJA/ EAD vêm recebendo estudantes das mais variadas faixas etárNias, classes sociais e diversos profissionais. Sua finalidade é a conclusão da educação básica e muitos o procuram em busca de melhores condições de trabalho, almejando o ingresso no ensino superior ou técnico. Mas a evasão é um desafio a ser superado nessa modalidade. Dessa forma, buscamos, nesta pesquisa, a opinião de alunos sobre a realidade. Foram aplicados 112 questionários em três escolas municipais de Barra Mansa, a fim de visualizar, por meio dos resultados, as percepções dos estudantes em relação a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade a distância. Diante dos resultados apresentados, verificamos que, entre outras questões, essa modalidade de ensino a distância é desconhecida por grande parte dos participantes desta pesquisa.Referências
ANTUNES, Verônica Morales. Educação a distância: uma alternativa de formação continuada na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/veronica_m_antunes_ead_alternativa.pdf. Acesso em: 09 jul. 2014.
ALMEIDA, O. C. S. Evasão em cursos a distância: análise dos motivos de desistência. 2008. Disponível em:. Acesso 24 de Agosto de 2014.
BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas.2001. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm. Acesso em 13/08/14.
BRASIL, Cristiane Costa. HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: DE 1960 ATÉ OS DIAS DE HOJE, 2005. Disponível em
http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/12005/CristianeCostaBrasil.pdf Acesso em 25/07/14.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 05 de out. 1988. Disponível em. Acesso em: 17 out. 2011.
______Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece asDiretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:. Acesso em: 17 out. 2011.
______Lei nº 5.540, de 28 de outubro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em:. Acesso em: 17 out. 2011.
______. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino do 1º e 2º grau e dá outras providência Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leisl5692.htm>. Acesso em: 17 out. 2011.
______. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/dec584013jul06.pdf>. Acesso em: 17 de out. 2011.
______. Decertonº 6425 de 04 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil03/leisl5692.htm>. Acesso em: 17 out. 2011.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 931, de 21 de março de 2005. Institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Disponível em: http://www.sinepe-mg.org.br/legislacao normas_gerais.php. Acesso em: 30 dez. 2011.
______. Ministério da Educação.Resolução/CD/FNDE nº 25, de 24 de maio de 2011. Dispõe sobre a destinação de recursos financeiros nos moldes e sob a égide da Resolução nº 17, de 19 de abril de 2011, a escolas públicas da educação básica para a implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola). Disponível em http://www.fnde .gov.br/ index. php/ddne-legislacao. Acesso em 30 dez. 2011.
_____. Ministério da Educação. Ofício Circular nº 40 GAB/SETEC/MEC, de 08 de abril de 2009. Convite às instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para implantação do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, na formação inicial e continuada com o ensino fundamental (PROEJA FIC). Disponívelem: portal.mec.gov.br/index.php? option= comdocman&task =docdownload&gid= 1498&Itemid. Acesso em: 30 dez. 2011.
BRUNEL, Carmem. JOVENS NO ENSINO SUPLETIVO: DESNATURALIZANDO O FRACASSO E RECONSTITUINDO TRAJETÓRIAS. Disponível em http://25reuniao.anped.org.br/excedentes25/carmenbrunelt18.rtf. Acesso em 24/07/14.
COSTA, S. L. F. ; OLIVEIRA, V. L. L. ; OLIVEIRA, M. C. S.. EAD e EJA: um desafio possível através das TIC. 2010. Disponível em http://www.catedraunescoeja.org/GT12/POS/POS002.pdf. Acesso em 23 jun. 2014.
COURA, IsamaraGrazielle Martins. ARAÚJO, Wilson José de. A educação a distância como possibilidade de formação dos sujeitos da EJA. Disponível em:. Acesso em: 30 jul. 2014.
DE DEUS, A. M; CUNHA, D. E. S. L; MACIEL, E. M.. ESTUDO DE CASO NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: UMA METODOLOGIA Disponível em: http://www.lalt.fec.unicamp.br/scriba/files/como_produzir/portugues/ANPET%20-%20METODOLOGIA%20DE%20ESTUDO%20DE%20CASO%20-%20COM%20AUTORIA%20-%20VF%2023-10.pdf. Acesso em 06/10/2014.
DE LIMA, MARIA DALVANEIDE (2010) EVASÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, (2010) Disponível em
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_44274/artigo_sobre_evasao-de-educaao-de-jovens-e-adultos-no-programa-brasil-alfabetizado. Acesso em 25/07/14.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cad. CEDES,Campinas , v. 21, n. 55, Nov. 2001 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300005&lang=pt >. Acesso em09 jul. 2014.
DUARTE, Zalina Maria. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): ESTUDO DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NAGESTÃO DE CURSOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. 2011.Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Curso de Administração de Empresas da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2011 Disponível em http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/zalina_maria.pdf. Acesso em 23 jun. 2014.
ENS, Romilda Teodora; RIBAS MarcieleStiegler. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2012). Disponível em
http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1685/709. Acesso em 28/07/14
FARIA, Maria de OliveiraLílian; PINTO, Gisele de Magalhães. EVASÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO. Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 4, Nº 2 • 2014 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 02-09
FAVRETTO, Rosani Aparecida Dias; CORDOVA, Tania. A IMPLANTAÇÃO DA EAD NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O MODELO DO SESI EM SANTA CATARINA. Florianópolis – SC. 2012. Disponível em. Acesso em 01 mai. 2014
GAUDÊNCIO, Sale Gaudêncio. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais). Disponível em: http://mariogaudencio.wordpress.com/2013/01/02/maria-cecilia-de-souza-minayo/. Acessado em 03 de out. 2014.
MACHADO, Fernanda Quixabeira et al. O ensino médio a distância: uma experiência com os trabalhadores da indústria de Mato Grosso. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/146.pdf. Acesso em: 30 jul. 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MUNOZ, Manuel Alfonso Dias. PEREIRA, Denílson Diniz. LIMA, Sandra Gorete Calixto Alves Cia. Ensino a Distância: Uma proposta pedagógica emergente para a Educação de Jovens e Adultos na educação básica.Formação@docente, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em:
. Acesso em: 30 jul. 2014.
PACHECO, Hasla de Paula; MARINHO, Ramuth Pereira. Aproximação possível: Implicações da articulação da EJA e a EAD. Disponível em:. Acesso em 30 jul. 2014.
SALDANHA, Claudia Fernanda Assis. Atores, Tempos e Processos de Democratização nas Políticas Públicas de Educação no Município de São Gonçalo - RJ (2001-2004) – (2006). Disponível em <.www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/.../saldanhad2006.pdf. Acessado em 21/10/14..
SILVA, A. C. R. Educação a Distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. Abed, 2004. Disponível em: .Acesso em 24 de Agosto de 2014.
SILVA, Alessandra Maria Inácio Dantas da, Silva, Cleonice Duarte da. A autoestima como mediação: uma proposta para diminuir a interrupção do processo formativo escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Disponível em: http://hdl.handle.net/10483/7756. Acesso 30 de Julho de 2014.
SILVA, Aline Daniele Bueno da. A EJA na modalidade a distância: facilidades e implicações. 2009, 26 f. Trabalho de conclusão (Especialização) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves, 2009. Disponível em: http://bento.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201051103752984aline_daniele_bueno_da_silva.pdf. Acesso em: 09 jul. 2014.
SILVA, Josiel Pereira da. Educação de Jovens e Adultos: Desafios e possibilidades.Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4451 acesso: 30 de Julho de 2014.
SOARES, Suely Galli. Educação e comunicação: O ideal de inclusão pelas tecnologias de informação: Otimismo exacerbado e lucidez pedagógica. São Paulo: Editora Cortez, 2006
VILHENA, Edna Regina Andrade. A educação de jovens e adultos na modalidade a distância: o impacto da gestão no combate a evasão. 2012, 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1776. Acesso em: 09 jul. 2014.
ALMEIDA, O. C. S. Evasão em cursos a distância: análise dos motivos de desistência. 2008. Disponível em:
BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas.2001. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm. Acesso em 13/08/14.
BRASIL, Cristiane Costa. HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: DE 1960 ATÉ OS DIAS DE HOJE, 2005. Disponível em
http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/12005/CristianeCostaBrasil.pdf Acesso em 25/07/14.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 05 de out. 1988. Disponível em
______Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece asDiretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:
______Lei nº 5.540, de 28 de outubro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em:
______. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino do 1º e 2º grau e dá outras providência Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leisl5692.htm>. Acesso em: 17 out. 2011.
______. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/dec584013jul06.pdf>. Acesso em: 17 de out. 2011.
______. Decertonº 6425 de 04 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil03/leisl5692.htm>. Acesso em: 17 out. 2011.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 931, de 21 de março de 2005. Institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Disponível em: http://www.sinepe-mg.org.br/legislacao normas_gerais.php. Acesso em: 30 dez. 2011.
______. Ministério da Educação.Resolução/CD/FNDE nº 25, de 24 de maio de 2011. Dispõe sobre a destinação de recursos financeiros nos moldes e sob a égide da Resolução nº 17, de 19 de abril de 2011, a escolas públicas da educação básica para a implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola). Disponível em http://www.fnde .gov.br/ index. php/ddne-legislacao. Acesso em 30 dez. 2011.
_____. Ministério da Educação. Ofício Circular nº 40 GAB/SETEC/MEC, de 08 de abril de 2009. Convite às instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para implantação do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, na formação inicial e continuada com o ensino fundamental (PROEJA FIC). Disponívelem: portal.mec.gov.br/index.php? option= comdocman&task =docdownload&gid= 1498&Itemid. Acesso em: 30 dez. 2011.
BRUNEL, Carmem. JOVENS NO ENSINO SUPLETIVO: DESNATURALIZANDO O FRACASSO E RECONSTITUINDO TRAJETÓRIAS. Disponível em http://25reuniao.anped.org.br/excedentes25/carmenbrunelt18.rtf. Acesso em 24/07/14.
COSTA, S. L. F. ; OLIVEIRA, V. L. L. ; OLIVEIRA, M. C. S.. EAD e EJA: um desafio possível através das TIC. 2010. Disponível em http://www.catedraunescoeja.org/GT12/POS/POS002.pdf. Acesso em 23 jun. 2014.
COURA, IsamaraGrazielle Martins. ARAÚJO, Wilson José de. A educação a distância como possibilidade de formação dos sujeitos da EJA. Disponível em:
DE DEUS, A. M; CUNHA, D. E. S. L; MACIEL, E. M.. ESTUDO DE CASO NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: UMA METODOLOGIA Disponível em: http://www.lalt.fec.unicamp.br/scriba/files/como_produzir/portugues/ANPET%20-%20METODOLOGIA%20DE%20ESTUDO%20DE%20CASO%20-%20COM%20AUTORIA%20-%20VF%2023-10.pdf. Acesso em 06/10/2014.
DE LIMA, MARIA DALVANEIDE (2010) EVASÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, (2010) Disponível em
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_44274/artigo_sobre_evasao-de-educaao-de-jovens-e-adultos-no-programa-brasil-alfabetizado. Acesso em 25/07/14.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cad. CEDES,Campinas , v. 21, n. 55, Nov. 2001 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300005&lang=pt >. Acesso em09 jul. 2014.
DUARTE, Zalina Maria. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): ESTUDO DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NAGESTÃO DE CURSOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. 2011.Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Curso de Administração de Empresas da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2011 Disponível em http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/zalina_maria.pdf. Acesso em 23 jun. 2014.
ENS, Romilda Teodora; RIBAS MarcieleStiegler. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2012). Disponível em
http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1685/709. Acesso em 28/07/14
FARIA, Maria de OliveiraLílian; PINTO, Gisele de Magalhães. EVASÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO. Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 4, Nº 2 • 2014 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 02-09
FAVRETTO, Rosani Aparecida Dias; CORDOVA, Tania. A IMPLANTAÇÃO DA EAD NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O MODELO DO SESI EM SANTA CATARINA. Florianópolis – SC. 2012. Disponível em
GAUDÊNCIO, Sale Gaudêncio. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais). Disponível em: http://mariogaudencio.wordpress.com/2013/01/02/maria-cecilia-de-souza-minayo/. Acessado em 03 de out. 2014.
MACHADO, Fernanda Quixabeira et al. O ensino médio a distância: uma experiência com os trabalhadores da indústria de Mato Grosso. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/146.pdf. Acesso em: 30 jul. 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MUNOZ, Manuel Alfonso Dias. PEREIRA, Denílson Diniz. LIMA, Sandra Gorete Calixto Alves Cia. Ensino a Distância: Uma proposta pedagógica emergente para a Educação de Jovens e Adultos na educação básica.Formação@docente, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em:
PACHECO, Hasla de Paula; MARINHO, Ramuth Pereira. Aproximação possível: Implicações da articulação da EJA e a EAD. Disponível em:
SALDANHA, Claudia Fernanda Assis. Atores, Tempos e Processos de Democratização nas Políticas Públicas de Educação no Município de São Gonçalo - RJ (2001-2004) – (2006). Disponível em <.www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/.../saldanhad2006.pdf. Acessado em 21/10/14..
SILVA, A. C. R. Educação a Distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. Abed, 2004. Disponível em:
SILVA, Alessandra Maria Inácio Dantas da, Silva, Cleonice Duarte da. A autoestima como mediação: uma proposta para diminuir a interrupção do processo formativo escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Disponível em: http://hdl.handle.net/10483/7756. Acesso 30 de Julho de 2014.
SILVA, Aline Daniele Bueno da. A EJA na modalidade a distância: facilidades e implicações. 2009, 26 f. Trabalho de conclusão (Especialização) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves, 2009. Disponível em: http://bento.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201051103752984aline_daniele_bueno_da_silva.pdf. Acesso em: 09 jul. 2014.
SILVA, Josiel Pereira da. Educação de Jovens e Adultos: Desafios e possibilidades.Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4451 acesso: 30 de Julho de 2014.
SOARES, Suely Galli. Educação e comunicação: O ideal de inclusão pelas tecnologias de informação: Otimismo exacerbado e lucidez pedagógica. São Paulo: Editora Cortez, 2006
VILHENA, Edna Regina Andrade. A educação de jovens e adultos na modalidade a distância: o impacto da gestão no combate a evasão. 2012, 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1776. Acesso em: 09 jul. 2014.
Publicado
2021-03-21
Como Citar
DA SILVA, T. As possibilidades de implementação da educação a distância (EAD) na educação de jovens e adultos (EJA) no município de Barra Mansa-RJ. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 41, p. 124-159, 21 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos