Formação de professores: possibilidades de trabalho com gêneros discursivos na modalidade-parlendas no processo de alfabetização

Palavras-chave: Educação, Formação Docente, Gênero Discursivo, Parlendas

Resumo

O estudo que se apresenta objetiva demonstrar a possibilidade de desenvolver as capacidades de alfabetização com crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, utilizando a parlenda como  gênero discursivo. O trabalho com gêneros incentiva o desenvolvimento da consciência fonológica, no momento que a criança percebe o som de palavras rimadas podem representar signos. Na metodologia, foi apresentado sugestões de sequências didáticas na compreensão do gênero discursivo em sua totalidade, a organização da parlenda na construção composicional e jogos pedagógicos para a aquisição de grafemas. Desse modo, a análise deu-se por indicadores presentes nas sequências didáticas. Notou-se, nos resultados, que a escrita pré-instrumental infantil percorre um caminho da diferenciação dos símbolos. A princípio para a criança a escrita infantil é um processo autocontido da imitação do adulto, que não contém significado funcional. Neste período, as marcas são rabiscos não diferenciados, mais tarde as marcas diferenciam-se e o símbolo ganha um sentido funcional e refrata um conteúdo simbólico. Finalmente, nas considerações, destacou-se que os gêneros discursivos, como a parlenda, referem-se a instrumentos materiais e simbólicos, carregando sentidos para a criança ressignificar conteúdos culturais, ou seja, o desenvolvimento da linguagem acontece nas situações sociais, pelas quais os gêneros discursivos fazem parte dos enunciados dando sentido ao processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo, Secretaria da Educação de Bauru (SEB), Bauru – SP
Coordenadora de Área de Educação Infantil. Doutora em Educação, linha práticas pedagógicas- Unesp-Marília. Diretora de escola e Coordenadora de área atuando na Secretaria de Educação do Município de Bauru. Departamento de planejamento, projetos e pesquisas educacionais (DPPPE).

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Publicado
2021-03-21
Como Citar
GOBBO, G. Formação de professores: possibilidades de trabalho com gêneros discursivos na modalidade-parlendas no processo de alfabetização. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 41, p. 188-207, 21 mar. 2021.
Seção
Artigos